cjdmc
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Canário com 3 semanas salta sempre do ninho...ajuda !!!

sexta, 03/ago/2007, 09:47

Bons dias a todos.

Tenho um casal de canários que teve um filhote, agora tem três semanas está bem, já está coberto de penas, o casal funciona bem...tudo bem, até:

A femea tem ovos no ninho, talves na terça nasçam os novos filhotes, ela não sai do ninho e empurra o filhote (com 3 semanas) para o chão da gaiola, a minha duvida é a seguinte, ele ainda não anda nos poleiros, e não consegue como é obvio, ir para o ninho, tentei colocá-lo à mão dentro do ninho e ele saltou logo para o chão da gaiola. Ele anda sempre lá, penso que com três semanas ainda não consiga comer/beber sozinho, o que devo fazer ???

Tenho ideia que o pai o alimenta, será que o devo colocar numa gaiola à parte com o pai ?? Dado que a mãe está a chocar os ovos. (afastando o maccho da femea, senão tenho fichos até Novembro, ele anda sempre "em cima dela"...)

Ou deixo-o no chão da gaiola, sozinho ?? devo arranjar qualquer coisa para por comida - papa - e água ao nivel dele para ele comer/beber ??

Desde já refiro que é o primeiro passaro que tenho nascido em minha casa .

Um abraço a todos e digam-me alguma coisa, sff.

Obrigado.

Carlos Costa

xef
Site Admin
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

sexta, 03/ago/2007, 11:06

Boas,

Não tenho experiência com criação de canários, mas parece-me que não será muito diferente por exemplo dos mandarins.

As crias de mandarins costumam sair do ninho assim que ficam completamente cobertas de penas. No primeiro dia normalmente ainda não conseguem voar por isso ficam no chão. E ainda durante uns tempos não se conseguem alimentar sozinhos, mas os pais alimentam-nos fora do ninho.

Esse comportamento parece-me o mesmo que o dos mandarins, por isso deve estar tudo bem. Especialmente se o macho o alimenta.

Cumprimentos,
Bruno

Gaspar_mrb
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Contacto: Sítio web

sexta, 03/ago/2007, 12:25

Bons dias,

Pode tentar colocar um outro ninho na gaiola, transferindo essa cria já empenada para esse ninho novo, ficando a fêmea no ninho inicial, a chocar os ovos.

Outra solução, seria dividir a gaiola com uma grade ou rede, de modo a que a cria, que já saiu do ninho ficasse separada dos progenitores, embora estes a continuassem a alimentar, através da rede, até a cria aprender a comer normalmente.

Espero ter ajudado...

Os melhores cumprimentos.
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt

cjdmc

sexta, 03/ago/2007, 12:41

Bons dias.

Claro que ajuda, eu não tenho nenhuma experiência e estou um bocado à nora.

Já pensei em colocar outro ninho, mas ao colocar o folhote dentro do ninho - com os ovos - ele saltou logo para o chão. Penso mesmo que seja ele que queira salta para o chão. Agora no chão será que ele é alimentado pelos pais ?? Não estou em casa para ver ....

E se ele ficar à noite no chão, haverá problema ???

um abraço a todos.

Carlos Costa

PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

canário com tres semanas

sexta, 03/ago/2007, 19:29

8) Olá a todos,

Carlos,

3 semanas é o "timing" certo para os passarinhos saírem do ninho...

e não tem problema nenhum a femea estar no choco, porque eles iram ser alimentados...

Eu costumo controlar assim:
1 semana- por anilhas
3 semanas-passarinhos para fora do ninho(quer eles queiram ou não)
entre a 4 e 5 semana começam a comer sózinhos
5 semanas separar dos pais

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

cjdmc

quarta, 08/ago/2007, 14:44

Boas tardes, Sr. Paulo, foi isso mesmo que aconteceu.

O filhote está bem, a mãe continua no choco, os outros filhotes devem estar a rebentar....caso os ovos estejam galados !!!!

Outra duvida, em relação ao filhote, como já referi ele tem cerca de 3 a 4 semanas, e numa pata, direita, o polegar dele não agarra as coisas, poleitos, grades,...o polegar - não se é assim que se chama, mas é para se perceber melhor - mexe, mas fica ao lado dos outros dedos, não fazendo o jeito para agarrar as coisas, não sei se deu para passar a ideia !!!

Será que pode ser normal ele ainda andar a ver a melhor forma de agarrar as coisas, a outra pata está bem. Ou então é algum defeito dele. Ou então, dado que é a perna da anilha, que a pus com muita calma....foi eu que fiz isso !!!

Contudo ele anda bem, dum lado para outro, já vai comendo sozinho... está bem, mas reparei aquilo da pata !!!

Um abraço e se quiserem digam algo .

Obrigado.

Carlos Costa

PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

canários

quarta, 08/ago/2007, 18:28

8) Olá a todos,

amigo Carlos,

ainda bem que tudo correu bem... :wink:

Quanto ao passarinho ter um dedo defeituoso, pode ser genético, pode ter sido ao colocar a anilha ou também dentro do ninho como as mães se colocam em cima deles, ter dado algum jeito ao dedo o que acontece mais quando os ninhos estão muito cheios...

Exprimente puxar o dedo para tras para o lugar dele e fixá-lo com um bocado de fita adesiva e ficar assim durante umas semanas, ás vezes o dedo volta ao lugar fica é um bocado rigido, que em termos de exposição (caso o juíz detete) é um motivo de não julgabilidade...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quinta, 09/ago/2007, 01:41

Boas,

Sobre o problema do dedo.
Uma das minhas caturras teve esse problema o ano passado. Suponho que tenham sido os pais que causaram o problema pois não o tinha ao nascer.

Tive de andar com ele para o veterinário durante uns tempos, para ir refazendo o penso.
Não convêm de todo que o penso seja feito com uma fita que não deixe respirar o dedo senão, segundo me lembro do que me foi dito na altura, este arrisca-se a apodrecer e aí podem surgir problemas ainda piores.
A veterinária que tratou dele usava um adesivo bastante arejado (com muitos buraquinhos), que é usado pelos veterinários justamente para estes ou outros casos em que convêm que o ar possa circular na zona afectada. Outra coisa a ter em conta é que o penso não pode de modo algum ser demasiado apertado para não interromper a circulação do sangue.

No caso desta caturra o dedo acabou por voltar quase à posição normal, e digo quase porque nunca ficou tão virado para trás como o mesmo dedo da outra pata, mas comparado com o que estava quando dei conta do problema (corresponde ao que descreve o Carlos Costa a propósito do canário, o dedo da minha caturra também virava todo para a frente, o oposto da posição normal) está quase perfeito.

Deixo 4 fotos, na 1ª vê-se nítidamente o dedo fora do lugar, na 2ª e na 3ª já com o penso durante a fase de recuperação, e na 4ª pode-se ver como o dedo acabou por voltar a uma posição (quase 100%) correcta, mesmo numa superfície lisa como o mármore de cozinha.
Ás vezes, muito raramente, ainda lhe acontece deixar fugir o tal dedo 1 pouco para a frente, mas é algo passageiro e logo volta ao "normal".

Uma coisa que ainda não sei é se isto terá influência no acasalamento. Como é 1 macho não sei se isto o impedirá de se conseguir segurar em cima duma fêmea. Aparentemente não porque justamente estes últimos dias ele e a namorada têm andado a "praticar", mesmo sem ninho na gaiola porque como ainda não tem 1 ano não quero crias antes disso.
Mas quando o acasalamento fôr "a sério" estou curioso por saber no que vai dar.

Cumprimentos,

Dolfo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

cjdmc

sexta, 10/ago/2007, 15:21

Boas tardes.

Em relação à pata do meu primerio canarinho, reparei que no sitio da união das 4 patas, está um pouco inchado, e vermelho, tem uma bola vermelha, não é muito grande, mas em comparação com a outra, nota-se bem.

Parece que está inflamada, hoje à hora de com um cotonete, pôs-lhe um pouco de betadine, que acham ???

obrigado pelas, posiveis, repostas.

PS. bem sei que se calhar este tópico deveria estar noutro sitio - doenças/medicamentos- mas já estava iniciado aqui...... :roll:

um abraço a todos.

Carlos Costa

Voltar para “Canários (geral)”