vitormadu
Mensagens: 28
Registado: quarta, 06/fev/2008, 15:43

Tempo fora do ninho - retirar os ovos?

Hoje "recebi" o meu primeiro ovo :) de um dos meus casais. Só que acho que tenho um problema. A fêmea quando acordei estava no ninho, enquanto fui buscar agua pa mudar ela ja tava ca fora e foi entao que vi o ninho e tinha o 1º ovo. passado algum tempo espreitei o viveiro e ela continuava ca fora, é normal tar algum tempo fora do ninho ou é um problema?!? Outra coisa que nunca ouvi ninguem a informar nem li em livros é, como faço para ir tirar os ovos seguintes se a femea estiver no ninho?!? tiro a femea de la ou tenho que esperar que ela saia? desculpem estar sempre a chatear mas como é a minha primeira criação tenho medo de n fazer as coisas certinhas!!!

Muito obrigado pela ajuda e pela paciencia.

Cumprimentos
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas,

Nos canários, só ao 3º ovo é que as canárias "agarram" o choco, pelo que é perfeitamente normal que até à postura do 3º avo, a fêmea não esteja permanentemente no ninho.

Quanto ao tirar o ovo, pode fazê-lo sem qualque problema, mas aconcelha-se que se retire apenas o 1º e 2º ovo, e que estes sejam novamente colocados no ninho quando a fêmea puser o 3º ovo, de modo a que os três possam ser chocados ao mesmo tempo, e que as crias possam nascer no mesmo dia.

Os ovos devem ser guadados em local não húmido e a uma temperatura razoável. Em seu lugar, deve ser colocado no ninho, ovos de plástico.


Espero ter ajudado...

Cumprimentos
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
vitormadu
Mensagens: 28
Registado: quarta, 06/fev/2008, 15:43

claro que ajudou e muito. já estava a ficar desiludido pk depois do que expliquei ja a voltei a ver no ninho e agr estava fora dele, sendo axim ja fico mais descansado. Em relação ao substituir os ovos a minha questao era se eu podia tirar a femea do ninho para substituir o ovo ou se tinha que esperar que ela saixe. ja agr, ja li e ouvi dizer que se deve substituir os ovos de plastico para voltar a colocar os verdadeiros só no ultimo, quer dizer entao que aconcelha que seja ao 3º ovo? Por acaso á pouco estive a ver o seu site.

Mais uma vez obrigado pela ajuda
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas,

Em princípio se não fizer movimentos bruscos, pode com toda a calma tirar o ninho com os ovos, mesmo que a fêmea lá esteja, pois decerto que ela sairá, senão pode tirá-la, mas com cuidado para não enjeitar os ovos.

Eu retiro até ao 3º ovo, pois nem todas as fêmeas põem o mesmo número de ovos, umas 4 outras 5 e por vezes até 6, assim 3 é praticamente certo, e não há quaisquer problemas. Até porque estando os ovos muito tempo fora do ninho, podem estragar-se, tendo que o criador ter outros cuidados para que tal não aconteça, e portanto, a meu ver, até ao 3º ovo é o ideal.
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt

Voltar para “Canários (geral)”