wyspa
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07

CRIAÇAO

sexta, 28/ago/2009, 15:33

Tenho um casal de canarios que ja teve pelo menos 3 criaçoes, da 1ª vez nao chocou qqr ovo, da 2ª teve 3 filhotes mas eles morreram ao fim de 2 semanas, e esta ultima vez pos 4 ovos, nasceu um filhote que morreu no 2º dia e comeu 2 ovos .. Actualmente so tem um ovo e nao me parece que o vá chocar. Mas os ovos que ela comeu estavam galados e eu tenho medo que ela continue sempre a comer os ovos, eu nunca fiz criaçao de canarios ( so de periquitos ) e tenho medo de estar a fazer alguma coisa mal .. Eles teem agua,sementes e papa de criaçao, teem um ninho com pelo especifico para ninhos e nao percebo pqe e qe ela ainda nao teve nem um filhote.. Agradecia que me ajudassem, obrigado !

damata
Registado: domingo, 09/ago/2009, 03:36

Re: CRIAÇAO

sexta, 28/ago/2009, 17:23

boas,ha variadas razões para isso acontecer,pode ser inexpriencia da canaria,falta de protainas e,ou calcio(ex:ovo cozido,grit),ou pode ser do foro psicologico... já me aconteceu os machos comerem os ovos,resolve se facilmente trocando os ovos diariamente por ovos de plastico e depois do ultimo voltar a mete-los e retirar o macho...
este ano tambem já acabaram as criacões, se para o ano acontecer a mesma coisa,e se a canaria "valer a pena" (qualidades fisicas,mutacões),podes sempre pôr os ovos debaixo de outra canaria...

ps:faz uma apresentação tua no subforum das apresentacões!! :wink:

wyspa

sexta, 28/ago/2009, 18:11

Eu costumo apenas deixar sementes e a papa dos bebes no tempo de criaçao, ja me falaram do ovo cozido mas tambem ja me disseram que nao seria por isso que nao iam criar ( Quem me disse faz criaçao e ate vende canarios e nao da o ovo ) mas vou passar a dar, depois em relaçao ao macho tbm ja me disseram que o devia tirar se fosse mau mas ele nao é, muito pelo contrario .. Ele nunca fez a canaria, nem aos ovos e filhos e ate ajudava a canaria a chocar .. Ou lhe ia dar comida quando ela estava a chocar ou se ela ia comer ele ficava a chocar por isso nao acho que seja disso.
Tendo ja acabado a epoca de criaçao devo tirar o ninho ou deixo ficar na mesma ?

ps: ja fiz a apresentaçao =)

xambas
Registado: terça, 25/ago/2009, 16:58

sexta, 28/ago/2009, 18:22

Deves tirar o ninho!
Também tenho canários e neste momento estão na muda da pena, se ficarem com o ninho podem iniciar nova postura e choco, talvez com ovos claros( sem serem galados) o que puxa muito pelos animais.
Pelas dúvidas que apresentas não deves ser criador há muito tempo, mas por isso mesmo e porque não deves (penso) ter interesses financeiros na coisa, deves deixar repousar as aves.
Eu como me dedico com muito afinco mas apenas numa vertente de hobbie só deixo fazerem 2 posturas.
Se correr mal, avaliamos, eliminamos erros e no próximo ano sai melhor :)
Cumprimentos, e boas criações futuras.

wyspa

sexta, 28/ago/2009, 18:40

Entao tiro o ninho e a papa, e os canarios devo separar tambem ? Ja agora depois quando começa a epoca de criaçao novamente ?

horacio braz
Registado: terça, 06/mai/2008, 12:23

sexta, 28/ago/2009, 21:44

Só lá para Fevereiro ou Março mas depende do sitio onde estão instalados se tem muita ou pouca claridade.

xambas
Registado: terça, 25/ago/2009, 16:58

sábado, 29/ago/2009, 10:10

tiras o ninho.
Podes continuar a dar papa mas com menos frequência, eu fora do tempo de criação só dou 1 vez por semana.
E há outras papas com menos proteína de ovo o que é melhor.
Procura numa loja de animais.
Importante é uma boa mistura, cálcio e grit sempre disponível, aguinha fresca mudada todos os dias, banhoca e verduras 1 vez por semana.
Se já fizeste desparasitação e deste suplemento de complexo B, acho que é só aguardar até Março para novas criações. :wink:
Cumprimentos

wyspa

terça, 15/set/2009, 13:55

Eu tirei o ninho e separei os canarios ate a epoca de criaçao por uma grade mas vi que o canario continua sem cantar, e possivel que eles acasalem mesmo sem o ninho ou devo deixa.los mesmo separados ?

aljorge
Registado: sexta, 31/out/2008, 18:09

terça, 15/set/2009, 18:46

deixa os separados e n te preocupes porque nesta altura os canários n cantam muito devido a muda da pena .

Voltar para “Canários (geral)”