Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fêmeas e ovos

:D olá a Todos!

Muitas vezes oiço comentar o seguinte:

-Comprei uma canaria e ela nunca pos um ovo!

As razões podem ser várias, mas uma que eu gostaria de ter a certeza era se uma ave fêmea quando nasce já tras defenido um número finito de ovos.

Ou seja quando uma ave femea nasce durante a sua vida toda irá pôr por exemplo 80 ovos.

Se um criador permitir 2 posturas anuais de 4 ovos ela ira atinguir o esgotamento em 5 anos.

Se um criador permitir 3 posturas anuais de 4 ovos ela irá atinguir o esgotamento em pouco mais de 2 anos.

Será que é verdadeira a hipotese de uma fêmea nascer com um numero de produção de ovos predefenido?

Agradeço os vossos comentários para esta questão, :)
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Fêmeas e ovos

8) Olá amigo Armando,

realmente eu também não sei se as fêmeas já trazem progamado á nascença o nº de ovos na sua vida, mas desculpe-me o reparo,

2 posturas por ano a 4 ovos cada dá 8 ovos por ano logo é preciso 10 anos para chegar aos 80 ovos, se forem 3 posturas a 4 ovos dá 12 ovos/ano logo é preciso 6 anos mais 2 posturas no 7º ano, se não me falha a matemática :lol: :lol:

Penso, não tenho a certeza, que não devem ter essa "programação"

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fêmeas e ovos

:D Olá Paulo Fernandes!

Pois, pois... é isso ... :oops: :oops:

...era só para ver se estavam atentos :lol: :lol:

Bom era termos a certeza... sabermos de outras opiniões, porque nem sempre o que parece é...
António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Re: Fêmeas e ovos

Armando Moreira Escreveu::D olá a Todos!

Muitas vezes oiço comentar o seguinte:

-Comprei uma canaria e ela nunca pos um ovo!

As razões podem ser várias, mas uma que eu gostaria de ter a certeza era se uma ave fêmea quando nasce já tras defenido um número finito de ovos.

Ou seja quando uma ave femea nasce durante a sua vida toda irá pôr por exemplo 80 ovos.

Se um criador permitir 2 posturas anuais de 4 ovos ela ira atinguir o esgotamento em 5 anos.

Se um criador permitir 3 posturas anuais de 4 ovos ela irá atinguir o esgotamento em pouco mais de 2 anos.

Será que é verdadeira a hipotese de uma fêmea nascer com um numero de produção de ovos predefenido?

Agradeço os vossos comentários para esta questão, :)

Caro amigo Armando,

Eu não acredito na hipotese de uma fêmea ter a sua produção de ovos programada , mas que eu já tive duas fêmeas, que não poseram ovos é verdade . E o mais engraçado é que eram descendentes de casais que criaram e alimentaram bastante bem , neste caso, nada previa que essas fêmeas não podessem por ovos .
Mas essas fêmeas , chegaram a fazer ninho e chocavam sem por ovos .Mais tarde, cheguei-lhes a por ovos de outras fêmeas, os quais elas chocaram e as crias nasceram e elas alimentaram essas mesmas crias até à sua separação .

Saudações ornitófilas

Tóni Duarte
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Fêmeas e ovos.

Olá a todos,

Não tenho a certeza do que vou escrever, até porque as aulas de biologia já foram há muitos anos :wink: , mas, se a memória não me falha, uma mulher quando nasce já tem o número de óvulos de que vai dispor ao longo da sua vida, isto apesar de não estarem "disponiveis" antes da puberdade.Pelo contrario os homens só começam a produzir espermatozóides a partir da puberdade...

Assim, parece-me que faz algum sentido que nas aves se passe o mesmo mas é só uma opinião muito titubeante...

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas,

Pegando na comparação que o Miguel Isidoro utilizou, porque não pensar na hipótese de que uma ave também poderá ser infértil, tal como acontece em nós, seres humanos? Tal facto, poderá conduzir a que uma fêmea nunca ponha um único ovo... :? :?

Cumprimentos
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

“As razões podem ser várias, mas uma que eu gostaria de ter a certeza era se uma ave fêmea quando nasce já tras defenido um número finito de ovos.”

Penso que as aves tal como os mamíferos trazem um nº definido de células que irão dar origem a ovos, no entanto esse numero nunca é esgotável, é simplesmente demasiado grande o que normalmente acontece é que por norma as fêmeas tem um pico de produção e depois começam a por menos ovos por época até deixarem de por, mas tal como nos seres humanos existem uma série de problemas fisiológicos que podem impedir uma fêmea de por.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fêmeas e ovos

Olá

Como já foi referido, a fêmeas têm um número de ovos limitado, mas este é demasiado elevado para se "esgotar".
As razões para o esgotamento são mais relacionadas com problemas nutricionais/fisiológicos.
Existem fêmeas inférteis por exemplo por incapacidade de formação correcta das membranas e cascas do ovo.
Á partida, uma fêmea que ovula (amadurece foliculos), produz um ovo.

A fertilidade do ovo depende de macho e fêmea (envolve fertilização), uma fêmea será infértil se, basicamente, não produzir ovos, ou se estes não forem bem formados. Sobretudo nas nossas aves que são geralmente sazonais, a ideia de que se esgotam os foliculos disponíveis no ovário não me parece muito credivel.

O ciclo de produção é importante, está relacionado com o tempo de vida tal como na maioria dos animais. Uma fêmea é mais produtiva durante um periodo da sua vida, decrescendo depois a produção.
No caso das aves sazonais esta comparação não é tão directa, mas está directamente relacionada com a idade/maturidade das fêmeas.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Canários (geral)”