Passer
Mensagens: 1
Registado: quarta, 04/abr/2007, 13:35

Com ou sem o pai

Olá!

Eu sou um criador amador, e embora desde pequeno tente umas coisas só o ano passado me dediquei mais. Mesmo assim, tenho apenas um casal de canarios para "brincar". A femea tem 3 anos e criou o ano passado. O macho tem dois anos e tambem criou o ano passado, já com esta femea. A primeira ninhada morreram com um dia ou dois (atribui a culpa à falta de experiencia da femea). Na segunda ninhada, safaram-se tres quase ate ao fim, e no fim só um sobreviveu.
No ano passado nao deixei o casal junto durante o choco e a cria, mas este ano tenho duvidas. Nos ultimos 15 dias o macho tem ajudado a construir o ninho. Ja o vi tambem a dar de comer à femea. Ela pos agora o primeiro ovo, que eu substitui, e nao sei o que faça mais para o fim da semana. Qual é a vossa experiencia?
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Separar casal?

:D Olá Passer!

PF procure neste forum a rubrica Sondagens e veja o resultado da pergunta:

"Nos canarios após a postura separar o casal?"

Eu por sistema não separo o canário macho da fêmea durante a criação. Durante o período de choco não dou papa de ovo ao casal. Quando nascem os filhotes se algum ovo não abre deixo-o estar durante os primeiros tempos para a fêmea não esmagar muito as crias.

Se o macho ajuda a fêmea e não a incomoda penso que não tem motivos para os separar.

Boa sorte a todos e boas criações, :)
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Com ou sem o pai

Olá,


Na minha opinião a presença do macho junto da fêmea durante todo o periodo de choco e desenvolvimento das crias tem vantagens e desvantagens.

Vantagens
1- pode alimentar a fêmea
2- pode alimentar as crias
3- machos alimentados pelo pai teram tendencia a também alimentar os seus filhos (não é uma regra, só uma tendência!)

Desvantagens
1- pode alimentar a fêmea
2- pode perturbar a fêmea, por se querer acasalar, ou por outro motivo qualquer.

Alimentar a fêmea no ninho dode ser bom ou mau consoante a fêmea: umas alimentam as crias sem problema e com menor desgaste; mas outras podem não alimentar as crias (creio que, por não sentirem fome, não se "lembram" de alimentar as crias).
Se o macho perturbar a fêmea então deve ser separado.
Sendo ambos os progenitores bons, a presença do macho será benéfica quer para a saúde da fêmea (que sofrerá um menor desgaste), quer para o desenvolvimento das crias.
Outro factor a ter em atenção é que por vezes as fêmeas começam uma nova postura quando as crias ainda necessitam de ser alimentadas, se o macho estiver presente e alimentar as crias essa situação será superada sem problemas, se não estiver, das duas uma: ou as crias vão "passar um mau bocado" ou a dedicação à nova postura não será a adequada.
No fundo creio que não há regras e cada casal é um caso específico.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro

Voltar para “Canários (geral)”