luis_canarios
Registado: terça, 24/jan/2012, 02:31

Problemas na criação de Canários (ajuda)

quarta, 14/mar/2012, 01:12

Boa noite a todos .

Crio canarios desde pequeno e este ano sem duvida é o pior deles todos ..

Têm acontecido coisas inesperadas e terriveis pelo que peço a ajuda dos mais experientes .

Ora tenho casais de arlequins cujo os quais na primeira postura tiveram os ovos todos vazios , na segunda postura vi o macho a galar as femeas e quando é o meu espanto , ovos vazios na mesma .
Comprei mais dois machos e a uma das canarias retirei o ninho ha 3 dias e juntei-lh um desses machos , mas eles pegam-se como se nao houvesse amanha . experimentei o outro e o mesmo aconteceu .

Devo deixar o macho junto e avançar para uma nova postura ?? estou a dar vitamina E ao macho !

Nos glosters tenho um casal e mais uma fêmea que lhes fiz o mesmo procedimento que os outros na preparaçao para a criaçao e elas nao enchem nem fazem o minho tao pouco e ja vamos quase a meio de março !

deverá ser destas fêmeas terem sido , provavelmente das ultimas crias no ano passado ??

Entretanto em outro casal de glosters , nasceram 4 crias saudaveis e bem alimentadas , ao fim de 10 dias , vejo que uma fica muito fraca e hoje tava morta e ja outra da mesma ninhada estava muito magra tambem pelo que morreu uma ou duas horas depois .. nao têm o ponto negro mas o que reparei é que nas sobreviventes ,as mesmas tinhas a cloaca obstruida com fezes e a mae com as penas acima do abdomen sujas , e vi o macho a alimentar a femea e as crias deixou de as alimentar .. separei o macho imediatamente e a femea ja alimento a mais forte quando a mais fraca dei seringa..

Alguem me pode ajudar ??
na alimentaçao , dou alpista , germinado com rusk e papa amarela diariamente .....as restantes crias dos outros casais estao saudaveis pelo que penso que nao seja da alimentaçao ..

obrigado desde ja pela vossa ajuda .
Já me deu vontade de abrir as gaiolas todas , ta a correr muito mal este ano .

grande abraço

Armando Moreira
Site Admin
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Re: problemas na criaçao . ajuda pf

quarta, 14/mar/2012, 21:03

:D Ola a Todos!

Problemas de fertilidade e morte dentro do ovo, são problemas de aves doentes.
Muitas vezes temos aves aparentemente saudáveis, mas que na realidade não estão.

Antes das criações devem se fazer um rastreio as fezes de todas as aves do nosso plantel.
É para isso que existem os veterinários de exóticos (os outros só percebem de cães e gatos).

A razão é que a infertilidade e as mortes dentro do ovo tem várias causas ou ser provocadas por diversos tipos de micróbios. Só as analises as fezes é que podem identificar qual o tipo de micróbio e assim escolher o medicamento adequado.

Geralmente quando não se recorre ao veterinário fazem-se curas com antibióticos de largo espectro o que nem sempre é eficaz e tem danos colaterais. Outras vezes resulta em parte, mas é sempre uma questão de sorte em acertar.

Cordiais cumprimentos a todos :)

Voltar para “Canários (geral)”