copy
Registado: sábado, 01/set/2012, 09:06

Canários, várias dúvidas: sexo, papa, reprodução

segunda, 01/out/2012, 21:57

Boa noite pessoal tenho mais umas duvidas sobre os meus canários peço desculpa por tar a ser tao chato :mrgreen:
Eu comprei hoje 1 casal,amanha eu posto as fotos para verem...aqui ficam as minhas várias duvidas:

1º - Qual a raça deles,e se conseguem me dizer se realmente é mesmo 1 macho e 1 femea (amanha posto fotos para puderem ver)
2º - Onde os comprei tambem comprei papa vermelha esta papa é para lhes dar tipo todos os dias ou so na altura da reproduçao?e a papa é so colocar num comedouro ha parte ou é junto com as semenres?
3º - Eu andei a ler e vi que a época de reprodução dos canários começa la para março eu tenho o casal juntos na mesma gaiola em algumas informaçoes que vi dizia que tinhamos que separar o macho da femea ate quase ha altura de reproduzirem depois aí sim juntalos,a minha duvida é de agora ate março acham que posso deixar juntos ou devo separalos? (o meu viveiro tem uma grade que da para separálos ao meio)

Aqui estão as fotos prometidas dos meus canários,penso que agora ja me poderao dizer a raça e se as fotos permitirem tambem se realmente é macho e femea.

http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3301.jpg
http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3304.jpg

http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3305.jpg
http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3302.jpg

E ja agora deixo a dos meus mandarins:
http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3294.jpg

Eu sou iniciado em aves daí ter tantas duvidas e nao perceber muito disto obrigado por todas as ajudas.
Cumpr.
Bruno
Última edição por copy em terça, 02/out/2012, 11:15, editado 2 vezes no total.

Tentuga
Registado: quinta, 17/dez/2009, 00:01

Re: Canários ajuda (Varias duvidas) (fotos)

segunda, 01/out/2012, 22:15

Podem esta juntos, penso que não há problema.
A papa é para dar num comedouro a parte...
Acho que não devia era dar papa vermelha, porque isso é papa com corante e não é para dar agora. Quem é que o aconselhou a comprar papa vermelha?

Leopoldo
Registado: domingo, 07/dez/2008, 22:43

segunda, 01/out/2012, 22:19

Boa noite,quanto á raça dos bichos,meta la uma foto para ver se conseguimos ajudar!!
Papa vermelha'???diga me para que quer dar....
Agora a questao de separar ou não o casal.é ao gosto do Freguês ,á quem separe á quem deixe junto.No meu caso eu deixo eles separados,femeas de um lado machos noutro,sem se verem claro e lá para Fevereiro meto a grade separatoria para irem namorando,até os juntar.

copy

segunda, 01/out/2012, 23:05

Tentuga Escreveu:Podem esta juntos, penso que não há problema.
A papa é para dar num comedouro a parte...
Acho que não devia era dar papa vermelha, porque isso é papa com corante e não é para dar agora. Quem é que o aconselhou a comprar papa vermelha?
Onde os comprei é que aconselharam a comprar mas depois nem esclareci o resto das duvidas...eu amanha posto as fotos porque ainda nao tive tempo de as tirar...eles são tipo vermelhos um laranja forte.
deixo as fotos da papa:
http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3306.jpg
http://i1087.photobucket.com/albums/j46 ... CF3307.jpg

Na sua opiniao quando chegar a altura de dar a papa acha que nao deveria dar esta e comprar outra?
Se sim qual me aconselharia?
Obrigado
Última edição por copy em terça, 02/out/2012, 11:28, editado 1 vez no total.

copy

segunda, 01/out/2012, 23:09

Leopoldo Escreveu:Boa noite,quanto á raça dos bichos,meta la uma foto para ver se conseguimos ajudar!!
Papa vermelha'???diga me para que quer dar....
Agora a questao de separar ou não o casal.é ao gosto do Freguês ,á quem separe á quem deixe junto.No meu caso eu deixo eles separados,femeas de um lado machos noutro,sem se verem claro e lá para Fevereiro meto a grade separatoria para irem namorando,até os juntar.
A papa é para dar so na epoca de reproduçao??se calhar nao a devia ter comprado visto que ainda falta muito para março...
Eu por acaso hoje tive a observalos um pouco e vi que um deles nao reparei se era macho ou femea tava a dar de comer um ao outro...se calhar vou deixalos juntos porque tambem nao tenho outra gaiola.

Já agora...ha algum tipo spray ou coisa parecida para limpar os comedouros e os bebedouros?se houver poderiam me dizer qual?
Em termos dos canários agora que esta época é mais fria estao mais vulneráveis talvez,eu so lhes dou a comida que é tipo sementes e pus um bloco de mineral de calçio para "bicarem" acham que isto é suficiente ou deveria tambem dar lhes vitaminas etc.Eu quero telos em boa forma e que durem o maximo de tempo possivel.
Cumpr
Bruno

augusto1977
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: Canários, várias dúvidas: sexo, papa, reprodução

terça, 02/out/2012, 17:16

ola amigo

quanto aos canarios tem ai um lipocromo vermelho intenso e um lipocromo vermelho nevado e o casal certo ,e aconselhavel ser intenso/nevado,quanto a papa esta certo dar os canarios precisam de complementação de proteina algo que por si so as misturas de sementes não conseguem dar e a papa como outros complementos ajudam a equilibrar as proteinas ,na reprodução precisam de maior quantidade de papa mas nesta altura muda precisam igualmente apos a muda concluida alguns criadores suspendem um pouco mas o aconselhavel e reduzir apenas não suspender o uso....
quanto a papa vermelha alguns criadores optam por adicionar corante ,porque por si so esta papa vermelha não e suficiente para "pintar" devidamente os canarios ,a altura ideal para fornecer corante e ate a conclusão da muda pois apos a conclusão o corante ja não vai influenciar na cor do canario....
bem amigo pode estar a vontade com as duvidas são naturais todos as temos e a canaricultura e um mundo viciante e certamente não se ira ficar apenas por um casal tenho a certeza disso...
a proprosito do casal o idel mesmo e separar e de preferencia não se verem,isto garante que na altura que juntar o casal o macho tera maior interesse na procriação,e todos sabemos que as vezes e complicado e muitos recorrem a estimulantes e etc...
amigo boa sorte ,e pode sempre fazer uma pesquisa sobre alimentação,suplementos vitaminicos etc aqui pelo forum...

abraço

copy

terça, 02/out/2012, 20:37

augusto1977 Escreveu:ola amigo

quanto aos canarios tem ai um lipocromo vermelho intenso e um lipocromo vermelho nevado e o casal certo ,e aconselhavel ser intenso/nevado,quanto a papa esta certo dar os canarios precisam de complementação de proteina algo que por si so as misturas de sementes não conseguem dar e a papa como outros complementos ajudam a equilibrar as proteinas ,na reprodução precisam de maior quantidade de papa mas nesta altura muda precisam igualmente apos a muda concluida alguns criadores suspendem um pouco mas o aconselhavel e reduzir apenas não suspender o uso....
quanto a papa vermelha alguns criadores optam por adicionar corante ,porque por si so esta papa vermelha não e suficiente para "pintar" devidamente os canarios ,a altura ideal para fornecer corante e ate a conclusão da muda pois apos a conclusão o corante ja não vai influenciar na cor do canario....
bem amigo pode estar a vontade com as duvidas são naturais todos as temos e a canaricultura e um mundo viciante e certamente não se ira ficar apenas por um casal tenho a certeza disso...
a proprosito do casal o idel mesmo e separar e de preferencia não se verem,isto garante que na altura que juntar o casal o macho tera maior interesse na procriação,e todos sabemos que as vezes e complicado e muitos recorrem a estimulantes e etc...
amigo boa sorte ,e pode sempre fazer uma pesquisa sobre alimentação,suplementos vitaminicos etc aqui pelo forum...

abraço
Muito obrigado amigo vou seguir os seus conselhos,realmente explicou muito bem as coisas,a altura da muda da pena ja terá terminado certo?eles ainda andam largar umas penas mas nao é muito.Bem eu tenho os 2 num viveiro tem as medidas sao 58 de comprimento 40 de altura e 30 de largura ele ate trazia uma grade para pôr ao meio sendo assim vou separálos e junto la para fevereiro tenho que ver se arranjo qualquer coisa para pôr na grade para eles nao se verem.
Obrigado amigo
Cumpr.
Bruno

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

quarta, 03/out/2012, 09:30

Olá Bruno,

O Augusto já te explicou as coisas.
Só 2 questões. Em relação à papa e corantes, penso que não tens por objectivo andar a fazer exposições e competição. Portanto dares essa papa vermelha serve. Não vão ficar tão vermelhos (ficam mais alaranjados) mas estares a meter corantes exige alguns cuidados. Nesta fase controla a quantidade de papa, se vez que comem 1gr dás 0,5g. Quando chegares a janeiro logo vais aumentando.

Sobre separares os dois, esse é o processo mais comum nos criadores mas não é essencial que o faças. Tendo apenas um casal não há problema nenhum em estarem juntos e deixares a natureza correr normalmente.

Tens muita informação no fórum sobre canários para ir lendo. Há muitas e muitas teorias e formas de faze as coisas. Se quiseres dedica umas horas a isso e vai lendo. Mas não compliques, a melhor forma de aprender é com calma.
Preocupa-te com o essencial: mistura de qualidade, papa de qualidade (evita aquelas vendidas avulso), água limpa e boas condições.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

copy

quarta, 03/out/2012, 12:23

AvilandiaPT Escreveu:Olá Bruno,

O Augusto já te explicou as coisas.
Só 2 questões. Em relação à papa e corantes, penso que não tens por objectivo andar a fazer exposições e competição. Portanto dares essa papa vermelha serve. Não vão ficar tão vermelhos (ficam mais alaranjados) mas estares a meter corantes exige alguns cuidados. Nesta fase controla a quantidade de papa, se vez que comem 1gr dás 0,5g. Quando chegares a janeiro logo vais aumentando.

Sobre separares os dois, esse é o processo mais comum nos criadores mas não é essencial que o faças. Tendo apenas um casal não há problema nenhum em estarem juntos e deixares a natureza correr normalmente.

Tens muita informação no fórum sobre canários para ir lendo. Há muitas e muitas teorias e formas de faze as coisas. Se quiseres dedica umas horas a isso e vai lendo. Mas não compliques, a melhor forma de aprender é com calma.
Preocupa-te com o essencial: mistura de qualidade, papa de qualidade (evita aquelas vendidas avulso), água limpa e boas condições.

Cumps.
Boa tarde Sr. Ricardo
Sim eu nao tenho como objetivo exposiçoes é so mesmo um hobie e claro gostaria de tentar fazer criação.
Quanto ha papa experimento 1grama?nao será pouco?
Sendo assim vou mantelos juntos tambem nao tao numa gaiola muito grande.

Já agora Sr. Ricardo sei que não tem a ver com este topico mas aproveito a minha duvida,eu tenho tambem 1 casal de mandarins comprei tambem papa para eles e qual a quantidade que deveria dar?eles ja têm o ninho feito mas ate agora ainda nada de ovos.
Tire me as duvidas da papa se possivel das 2 tanto para canarios como para os mandarins fiquei confuso disse 1 grama mas penso que isso nao da quase nada certo?

Hoje tive a observar os canarios e vi que o macho nao canta muito...sera normal?quanto ha relaçao com a femea parace que nao se dao mal nao tao muitas vezes os 2 no mesmo poleiro e ja reparei que uma ou outra vez o macho e ás vezes tambem a femea dao tipo uma bicada mas de leve no rabo isto quererá dizer alguma coisa?

Outra duvida tambem...sendo assim acha que nunca os deverei separar?nem mesmo umas semanas antes da altura de acasalamento?
Peço desculpa por tanta duvida mas quero fazer as coisas como deve ser.
Muito obrigado

Cumpr.
Bruno

roger0014
Registado: terça, 13/nov/2012, 11:51

segunda, 24/dez/2012, 17:31

ola...
algum me pode ajudar numa duvida sobre os canários...a que tive crias em Agosto de 2012 e gostaria de saber quando a que essas crias podem criar...?gostaria que algum me ajudas obrigado

Voltar para “Canários (geral)”