Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Canário arrancou penas das asas, devo preocupar-me? [ajuda]

Boa noite,

Recentemente o meu canário (macho) arrancou algumas penas das asas, de ambos os lados e exactamente no mesmo sítio. Ficou com uma espécie de manchas rosadas (será sangue "pisado"?) nessa zona das asas, junto à raíz da pena, mas felizmente já está a passar. Este comportamento é normal ou devo preocupar-me?

O canário aparentemente está saudável, movimenta-se bem, brinca, canta, pia, come bem.

Dou-lhe mistura de sementes e uma vez por semana uma espécie de papa amarela (vitaminas?). Todos os dias dou-lhe ou um bocado de maça, alfaça ou cenoura. Há mais alimentos que lhe possa dar? Estou a alimentá-lo adequadamente?

Na gaiola tenho os poleios, dois comedouros e um bebedouro, para além da banheira. Devo comprar mais alguma coisa?

Aguardo respostas,

Obrigado.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre canário

Sim, isso pode ser por falta de cálcio ou assim, todas as aves convém terem sempre à disposição GRIT e osso de choco.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Plagui
Mensagens: 18
Registado: terça, 27/jul/2010, 16:06

Re: Dúvida sobre canário

Boa tarde

A meu ver pode também ser falta de cálcio, você tem osso de choco e grit à disposição? Quanto à papa, sim tem algumas vitaminas mas também depende da papa. Se lhe quer dar algumas vitaminas sem ser as da papa, forneça complexo b (na loja de animais ou clube que for sócio) ou animastrath, este último comprado em qualquer fármacia pois é mais barato que na loja de animais a meu ver.
Nesta época, não devia de dar muitas leguminosas. E alface, é algo que nem devia dar sequer. Não tem qualquer valor nutritivo, aquilo é práticamente água, antes dê-lhe um pouco de couve, ou pepino a nível nutricional é muito melhor. A cenoura eu deixaria de lado, por vezes azeda. E nesta altura 1 vez por semana couve e noutro dia fruta é mais que suficiente pois estão num periodo de repouso, nem criam, nem estão a mudar a pena. A papa, a mesma coisa, 2 vezes por semana e é muito já. E então lá para Fevereiro, pode começar a dar todos os dias a papa. As frutas e legumes, 2 vezes por semana cada uma e não misture fruta e legume tudo no mesmo dia.

A banheira deve tirar após o canário tomar o banho. E convém ter cuidado com correntes de ar. Tente pôr a banheira num dia em que não esteja muito frio e de preferência de manhã por volta das 9h e retirar logo em seguida ao banho.
Acho que já lhe dei uma pequena introdução. Agora, é fazer à maneira que achar melhor e ler muito.

Cumprimentos

Nádia
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Dúvida sobre canário

Na minha opinião não deve preocupar-se, esse comportamento é normal em certos canários. A restante informação que lhe disponibilizaram é valiosa, diariamente aprendemos uns com os outros. Posto isto, nada tenho a acrescentar.
Abraço.
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: Canário arrancou penas das asas, devo preocupar-me? [aju

Obrigado a todos pelas respostas.

Já lhe pus um osso de choco.

Em relação à mistura de sementes gordas, quantas vezes por semana devo dar? Comprei uma dessas misturas específicas para canários e dizia na caixa para dar todos os dias uma colher de sobremesa. No entanto já li que só se deve dar mistura de sementes gordas uma vez por semana porque se não eles ficam obesos. Qual é a melhor maneira? Colher de chá, sobremesa, sopa?

Portanto, pelo que percebi, em relação à papa de ovo, devo dar duas vezes por semana? Uma colher de sobremesa em comedouro separado é suficiente?

Quando é que começa a época de muda e como é que devo adaptar a alimentação do meu canário?

Agradeço.

Cumprimentos.

Voltar para “Canários (geral)”