quarta, 18/set/2013, 15:46
Olá,
A questão de arrancarem penas com "stress" não se resume apenas a comportamento e mais ou menos tempo de atenção. Em muitos casos são situações que podem ir desde doenças (a maioria virais) a desequilíbrios nutricionais. Nessa parte é que te deves informar muito bem antes e quando comprares a ave já que alguns desses quadros só se manifestam mais tarde ou mesmo passado bastante tempo.
No que toca a tempo e atenção é perfeitamente possível que esteja bem de saúde sem qualquer problema mesmo que não tenha companhia todo o dia. Isso obriga claro a uma maior atenção quando estás em casa. Aliás, o excesso de atenção em alguns casos pode ser igualmente prejudicial sobretudo em desvios comportamentais de aves sozinhas criadas à mão.
Em relação a alimentação o "quanto" vais gastar não deve na minha opinião ser condição na escolha do animal. Pelo contrário deverá ser (como me parece o teu caso) uma preocupação de quem pensa em ter animais. Gastares 10 ou 100 euros por mês depende do que vais fazer. O normal e mais indicado para aves de estimação será uma alimentação com uma base de granulados. Uma dieta apenas de sementes é total e completamente desajustada. Pessoalmente não concordo nem te recomendo a opção por uma dieta unicamente de granulado. Podes e deves fornecer regularmente fruta, vegetais, sementes, nozes. Uma ave sozinha todo o dia que não tenha ocupação e com uma dieta de "bolinhas" todas iguais não é a melhor opção. Em termos de custo tens para vários gostos mas o custo da alimentação em si, para uma ave, não é nada por ai além.
Brinquedos é uma questão de opiniões mas há alguns úteis e estimulantes outros totalmente inúteis e até perigosos, que mais não fazem que encher a gaiola e retirar todo o espaço de movimento.
O vôo livre exige treino e trabalho. Mas não é necessário aparar as penas primárias para uma ave que não tenha acesso a vôo livre. Mas, também, exige treino e trabalho assim como preparação do tempo e local em que vás manusear a ave fora da gaiola. Além da ave em si, o maior investimento será numa gaiola decente em que a ave possa estar sossegada e tranquila mas com espaço e possibilidades de se "mexer" quando não está fora da gaiola.
Cumps.