Roseicollis - serão mesmo um casal?

PSITTACULA: krameri, eupatria, cyanocephala, derbiana, alexandri, longicauda e columboides

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Re: Roseicollis - serão mesmo um casal?

Mensagempor ashwinder » domingo, 03/mai/2015, 11:00

Eu tenho um casal de lonchuras mollucas que estao na 3a postura a criar directo, onde as duas primeiras foram falhadas. Em todas as posturas meteram o 2o e 3o ovo no mesmo dia. So nao sei o intervalo de tempo, mas num dia tinham 1 e no dia seguinte à mesma hora tinham 3. Tambem pensei que fossem duas femeas mas nao. Sao uma casal
ashwinder

Registado: domingo, 23/nov/2014, 15:30

Mensagempor birdlover » terça, 05/mai/2015, 19:23

Boa tarde, acho que já não há dúvidas, são mesmo duas fêmeas, pois aparecem mais dois ovos dia sim dia não e à pouco tempo fui ver se estavam galados e vê-se claramente que não estão, fiquei um pouco desiludida, principalmente porque está me a custar ter de lhes tirar o ninho uma vez que a " suposta única fêmea " os está a chocar com tanto afinco ( coitada)... Já agora, devo esperar que elas coloquem os ovos todos e só depois tirar o ninho certo?
Em baixo deixo uma foto de como estavam todos os ovos.
Anexos
image.jpg
birdlover

Registado: sábado, 18/abr/2015, 16:07

Mensagempor borllock » terça, 05/mai/2015, 19:40

Humm, o mais provável é mesmo serem 2 fêmeas, mas a ovoscopia só tem lógica ser feita quando passam 5/7 dias depois de assentarem o choco, ora se começaram a por no dia 29 e ainda andam a por podem não ter assentado o choco, mesmo estando dentro do ninho. Eu esperava mais uns dias, não vá ser uma fêmea que coloque muitos ovos e consecutivos, são casos raros, mas já li por aí que acontece, também não perde nada em esperar. Vão com quantos ovos?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin

Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Mensagempor birdlover » terça, 05/mai/2015, 20:37

então é o seguinte:
dia 29/04- 1. ovo
dia 30/04- não puseram
dia 01/05- puseram mais 2 ovos
dia 02/05- não puseram
dia 03/05- puseram mais 2 ovos
dia 04/05- não puseram
e hoje ainda não puseram, ou seja, há 5 ovos no total...
Quanto a ser cedo para ver se estão galados, também concordo mas o que me deixou mais desconfiada foi o facto de me parecer que a cloaca de ambas está meia inchada e então decidi ver para verificar se realmente não estão galados...
birdlover

Registado: sábado, 18/abr/2015, 16:07

Mensagempor borllock » terça, 05/mai/2015, 20:59

Se forem mesmo 2 fêmeas andam sincronizadas :lol:
Por falar na cloaca pode apalpar a cloaca de cada uma, se sentir ovo é fêmea como é óbvio, assim fica já a saber. Eu por acaso quando junto um "suposto" casal e aparecem ovos faço isso.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin

Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Mensagempor Virgílio » terça, 05/mai/2015, 21:26

borllock Escreveu:Se forem mesmo 2 fêmeas andam sincronizadas :lol:
Por falar na cloaca pode apalpar a cloaca de cada uma, se sentir ovo é fêmea como é óbvio, assim fica já a saber. Eu por acaso quando junto um "suposto" casal e aparecem ovos faço isso.

Eu fazia isso as minhas pombas, era uma maneira fácil de saber se elas tinham ou estavam para por ovos, claro que nas pombas e fácil saber se é macho ou fêmea.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Virgílio

Registado: domingo, 15/mar/2015, 19:30

Anterior

Voltar para Psitacídeos Africanos e Asiáticos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante