jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Muito boa noite. Tenho um casal de cacatuas galah em idade adulta e a uns dias que tenho reparado que a zona da cloaca estava a ficar inchado, hoje fui verificar o ninho e reparei que tinham metido um ovo, mas o problema e que o ovo estava partido e nas fitas de madeira nao se notava restos da gema nem de liquido do ovo. Sera que a femea ou o macho me estao a comer os ovos? Alguem me sabe dizer se e normal as cacatuas comerem ovos? Agora vou esperar para ver se poem mais ovos e se aconteçe o mesmo ou se foi apenas um descuido do casal. Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: cacatuas

Se for a 1ª vez que reproduzem pode ser inexperiência do casal e partiram por descuido. Se tiverem osso de choco penso que será essa hipótese a ter em conta. Caso tenham carências de cálcio podem ter comido o ovo.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: cacatuas

Segundo o que o senhor que me vendeu o casal as aves no ano passado puseram 5 ovos cheios, mas que quando estava para acabar o tempo de incubaçao que foi mexer no ninho e que o casal partiu os ovos todos. Quanto a osso de choco o casal tem a sua disposiçao!!! O que eu penso que tambem pode ter sido e por eu ter andado ontem a fazer limpeza nos viveiros, mas eles ainda nao tinham ovo nenhum
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

oi,

qualquer ave pode quebrar ovos nas primeiras posturas.

mais um motivo para intervir pouco durante elas.

na dúvida, forneça grit para aves grandes, ou um grande bloco de cálcio, osso de choco não serve para cacatuas.

abraço
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Muito boa noite!!! Muito obrigado a ambos... Vou aguardar e evitar mexer no ninho... Cumprimentos e obrigado
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Existem casais de grandes psitacideos que sistematicamente partem/comem os ovos, nalguns casos a única maneira de resolver o problema é retirando o ovo, se se der o caso de os ovos continuarem a ser partidos terão que ser tomadas providencias.
Pedro Ramalho
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Boas amigos... Afinal o pior dos cenarios infelizmente veio-se a verificar!!! A femea esta a partir os ovos e a come-los pois fui a pouco ao ninho e tinha la outro ovo comido. Liguei para quem mas vendeu e o Sr disse para eu deixar pois ela podia estar a precisar de alguma vitamina e que depois iriam fazer uma nova postura. Eu sinceramente nao acredito muito nessa versao. Pedro tambem pensei em comprar uma chocadeira e retirar-lhes os ovos, mas o problema e que as aves estao em casa de um familiar meu e ai nao tenho como controlar o momento em que ela ira colocar o ovo. Se alguem me puder ajudar agradeço. Cumprimentos E muito obrigado a todos
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

jovem criador Escreveu:Boas amigos... Afinal o pior dos cenarios infelizmente veio-se a verificar!!! A femea esta a partir os ovos e a come-los pois fui a pouco ao ninho e tinha la outro ovo comido. Liguei para quem mas vendeu e o Sr disse para eu deixar pois ela podia estar a precisar de alguma vitamina e que depois iriam fazer uma nova postura. Eu sinceramente nao acredito muito nessa versao. Pedro tambem pensei em comprar uma chocadeira e retirar-lhes os ovos, mas o problema e que as aves estao em casa de um familiar meu e ai nao tenho como controlar o momento em que ela ira colocar o ovo. Se alguem me puder ajudar agradeço. Cumprimentos E muito obrigado a todos
Bem, não deixa de ser curioso que já no anterior proprietário o casal tenha feito o mesmo. Para jé eu tentava usar ovos falsos, os de pombo devem ter mais ou menos o tamanho certo para ver se elas pegam, podes compra-los em qualquer loja que venda produtos para pombos-correios, coloca já dois e depois 1 para cada ovo que partir.

Já agora, o sitio onde o casal está é "seguro", o ninho é adequado? Qual é a dieta?

Se a femea (ou o macho) comer o ovo logo que o puser a unica solução passa por usares um modelo de ninho especial, em que o ovo fica logo fora do alcançe dos pais.

Existem muitas e boas razões para se vender um casal adulto, tambem existem algumas más razões. :roll:
Pedro Ramalho
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Boas mais uma vez Pedro... O Sr que mas vendeu tambem me aconçelhou a usar ovos falsos, ovos de pombos... a alimentaçao que lhes estou a dar e granulado p19 que era o que elas vinham a comer de casa de senhor e dou-lhes tambem mistura para cacatuas e dou-lhes frutas embora elas nao pegam muito na fruta. Elas estao num local seguro, ao principio quando as mudei para la ouve logo uma invasao de ratos, mas ja tratei deles vedando todos os locais que eles podiam entrar, e depois tenho la outro casal de cacatuas ducorps que tambem começaram a por no domingo e aparentemente esta tudo bem nesse casal. Quanto ao ninho que elas teem e um ninho de amazonas aparentemente esse ninho e um pouco mais largo. Tambem ja estiveram com um ninho daqueles proprios para grandes cacatuas com uma e uma saida mas nao ligavam muito a esse ninho. Sim eu sei que existe muita gente a vender casais adultos e que pode ser por variadas razoes e uma das razoes ate podia ser esta que esta a acontecer, mas sinceramente de quem mas vendeu nao acredito que tenha sido esse a causa, pois foi a esse Sr que comprei 3 casais de cinzentos adultos nao tive nada mas mesmo nada a apontar ao Sr a nivel de qualidade dos casais e quando fui comprar as cacatuas ele tinha na altura dois casais adultos de galah e disse-me para eu escolher, apenas pareçe que nao tive muita sorte na escolha. :D :D Bem Pedro vou experimentar entao os ovos falsos, a ver se consigo arranja-los amanha, depois se nao resultar podes dizer-me que tipo de ninho devo arranjar para que as os progenitores nao tenham como chegar aos ovos? Cumprimentos e muito obrigado mesmo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

jovem criador Escreveu: Bem Pedro vou experimentar entao os ovos falsos, a ver se consigo arranja-los amanha, depois se nao resultar podes dizer-me que tipo de ninho devo arranjar para que as os progenitores nao tenham como chegar aos ovos? Cumprimentos e muito obrigado mesmo
Não vais conseguir comprar um, vais ter que fazer uma adaptação ou mandar fazer, basicamente é como se fosse um ninho normal mas com fundo côncavo, como o dos para POA's , só com um buraco na parte mais funda da concavidade para que assim que a fêmea poem o ovo role na concavidade até ao fundo e caia no buraco, tens depois que arranjar uma "caixa" para colocar no fundo do ninho com um material para servir de amortecedor para a queda do ovo, assim a fêmea põem o ovo e este fica logo a seguir fora do alcance da fêmea, tens é que estudar varias coisas, nomeadamente o tamanho do buraco, e o espaço que fica entre o buraco e o material do colchão que vai determinar a altura da queda, alem disso, como são cacatuas elas vão conseguir alargar o buraco, felizmente são de uma espécie que é menos problemática, se fossem Albas...
Pedro Ramalho
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Boas tardes. Ja arranjei os ovos de plastico, logo ao final da tarde, vou tirar os que foram comidos e troca-los pelos de plastico. Pedro mas o ninho faço-o com as medidas do que la esta na mesma, certo? Ja agora, as albas sao assim tao problematicas? E que por acaso andava interessado em adquirir um casal ou albas ou de incas, mas sendo assim e melhor tentar ganhar o maximo de experiençia com estas e so depois me aventurar nessas espeçies. Muito obrigado pelas dicas e pela sua preçisosa ajuda. Cumprimentos
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Muito boa noite Amigos!!! Hoje ao fim da tarde encontrei outro ovo no ninho das cacatuas, Devia ter sido posto a pouco tempo pois estava apenas partido, e este ainda tinha a clara e a gema la dentro, tirei-o e coloquei outro ovo falso... Estive a pensar e sera que se eu puser algo tipo vinagre, ou mostarda ou algo com um sabor esquesito sera que elas poderam deixar de fazer o que fazem ao ovo??? Se eu experimentar sera que o vinagre ou mostarda ira fazer mal as aves? Outra coisa como este final de semana sera mais cumprido se elas meterem mais ovos e se eu conseguir apanha-lo intacto sera que posso pegar nele e coloca-lo no ninho das cacatuas ducorps? E que o casal de ducorps começou a postura preçisamente no dia que as galahs e estao com dois ovos ate agora, sera que as ducorps poderao abandonar o ninho ou poderao aceitar o ovo das galah? Cumprimentos e obrigado a todos...
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

forneça ovo cozido com casca esmagado ao casal, 1 ovo por ave/dia, e 1 espiga de milho verde por casal/dia.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Ok amigo... Por acaso ja tinha tambem pensado em lhes dar ovos cozidos... Muito obrigado :wink: :wink:
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Cacatuas Galah - ovo partido [dúvidas]

Muito boa noite... Entao e assim ainda tenho na minha posse este casal de cacatuas galah e o problema da femea comer-me os ovos ainda persiste, já fiz tudo e mais alguma coisa mas elas continua a comer os ovos, mas consegui apanhar-lhes dois ovos e meti a chocadeira. Mas estou aqui com uma pequena duvida que e a seguinte. Os ovos estão na chocadeira a 4 dias, e hoje decidi ver através da lanterna se noto alguma coisa nos ovos e vi que os ovos estão com umas bolhinhas dentro... Isso e normal? Cumprimentos

Voltar para “Psitacídeos Africanos e Asiáticos”