minid1000
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56

forpus

quarta, 09/set/2009, 15:51

boas...

Imagem

comprei estes dois forpus na feira da lourinha, no passado sabado...

sera que alguem me pode dar umas dicas sobre criaçao dos mesmos... ja li outros topicos mas se alguem tiver algo mais a acrescentar...

sera que me poderiam indicar a mutaçao deles e qual deles e o macho...

uma coisa que nao encontrei foi o material com que fazem o ninho, e como ou roussicoler ou tem outros materiais preferidos?

cump... diogo ferreira
Cumprimentos
Diogo Ferreira

jovem criador
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: forpus

quarta, 09/set/2009, 21:28

Boa noite Amigo. Eu nao sou a pessoa mais indicada para lhe responder a sua pergunta, pois nunca criei forpus mas vou tentar responder-lhe as suas duvidas seguindo coisas que ja li. O material a utilizar nos ninhos deve utilizar aparas de madeira e quanto ao macho e a ave que tem azul na façe junto do olho. isto e segundo o que tenho lido, mas alguem com mais experiençia o ira ajudar :)

filipe lopes
Registado: domingo, 27/mai/2007, 18:35

quinta, 10/set/2009, 07:09

Bom dia

É um casal de forpus verde normal e o macho é o da esquerda, porque tem o caracteristico azul nas asas e cabeça.
Eu crio os meus com um ninho em L, também usados nos diamante gould gigantes e meto aparas de madeira dentro
Espero ajudado

Um abraço
Filipe Lopes

antocastanheira
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Contacto: Sítio web

quinta, 10/set/2009, 08:16

Bom dia,

Nos Forpus Coelestis, é a espécie do casal que tens na foto, é bastante fácil perceber o sexo. Os Machos têm Azul nas Costas, por cima dos olhos e nas guias das asas. No caso das fêmeas há uma quase ausência do azul. Noutras mutações por vezes é complicado perceber o sexo visualmente: Albinos ,alguns Pasteis (Linha Azul) e alguns Lutinos.

Tal como foi dito, tens um casal ancestral.
Alimentação: mistura de Neophemas, frutas e vegetais (2 a 3 vezes por semana)
Ninho e Criação: em L utilizando as aparas de madeira como cama. Começam a criar por volta dos 12 meses de idade, em alguns casos antes dessa idade. Podes começar a preparação para criação em meados de Outubro. Por experiência e falando com alguns criadores, estão a começar a criar mais tarde, por volta de Janeiro/Fevereiro.

minid1000

quinta, 10/set/2009, 20:25

boas...

ainda nao conhecia o seu blogue e esta muito porreiro, dei pra ficar a saber mais algumas coisas e quanto mais melhor :lol:

tenho mais uma duvida... tenho o meu casal nuna gaiola de 60*60*60 (mais ou menos), tenho dedicado algum tempo a observa-los, atravez de uma janela para nao incomodar, e tenho parcebido que nao sao muito dedicados ao voo, ja tinha uma ideia de que eram calmos mas nao esperava que fossem assim tanto...

ui... comparados com um casal de conures de peito cinzento que tive... :twisted:
agora estou no paraiso...

estava a pensar comprar uma gaiola maior, pelo menos mais profunda tipo 100*50*50, o que me aconselha?
Cumprimentos
Diogo Ferreira

antocastanheira

sexta, 11/set/2009, 09:29

minid1000 Escreveu:boas...

ainda nao conhecia o seu blogue e esta muito porreiro, dei pra ficar a saber mais algumas coisas e quanto mais melhor :lol:
Ainda está longe do que eu pretendo, por essa razão ainda não fiz a "apresentação oficial".
tenho mais uma duvida... tenho o meu casal nuna gaiola de 60*60*60 (mais ou menos), tenho dedicado algum tempo a observa-los, atravez de uma janela para nao incomodar, e tenho parcebido que nao sao muito dedicados ao voo, ja tinha uma ideia de que eram calmos mas nao esperava que fossem assim tanto...

estava a pensar comprar uma gaiola maior, pelo menos mais profunda tipo 100*50*50, o que me aconselha?
Em relação à dimensão da gaiola, quanto maior melhor. Sem tem possibilidades de lhes aumentar o espaço melhor. Eu pessoalmente prefiro as medidas mencionadas acima (60x60x60), com o ninho na parte exterior da gaiola.
ui... comparados com um casal de conures de peito cinzento que tive... :twisted:
agora estou no paraiso...
Os conures de peito cinzento são aves fantásticas, quando criadas à mão. O grande problema, e de quase todos os conures, é o barulho infernal que eles fazem. O meu pai tem um e ele adora a ave, anda sempre com ele.

minid1000

sábado, 12/set/2009, 10:07

boas...

Percebo perfeitamante... o objectivo e sempre melhorar, e quanto mais melhor...
Mas para quem esta a dar os primeiros passos ja e uma grande ajuda...

De momento eles encontram-se na rua pelo que nao me da jeito colocar o ninho da parte exterior...
Nao tenho espaço suficiente no aviario onde tenho os meus exoticos, estou a temtar arranjar orçamento para umas pequenas obras, maos nao esta facil!

Tambem acho os conures expetaculares, mas a grande questao e o barulho, as vezes uma simples mosca era motivo para um enorme festival!
Espero um dia poder voltar a ter, mas vao ter que ter outras condiçoes...
Cumprimentos
Diogo Ferreira

minid1000

terça, 15/set/2009, 20:24

estive a fazer umas pesquisas exaustivas e varios criadores usam gaiolas de 75*40*40...
e estava a pensar em fazer gaiolas de 80*40*40, so para ficar com medidas certas...

o que me dizem?
Cumprimentos
Diogo Ferreira

antocastanheira

quarta, 16/set/2009, 10:05

minid1000 Escreveu:estive a fazer umas pesquisas exaustivas e varios criadores usam gaiolas de 75*40*40...
e estava a pensar em fazer gaiolas de 80*40*40, so para ficar com medidas certas...

o que me dizem?
Os criadores que usam essas medidas têm os ninhos no interior da gaiola. Por isso eu referi a utilização de gaiolas de 60 cm de comprimento com o ninho na parte exterior da gaiola, vai praticamente dar ao mesmo. Agora se tem a possibilidade de ter gaiolas de 80x40x40 tanto melhor.

jfaustino
Registado: sábado, 18/nov/2006, 19:36

quinta, 17/set/2009, 21:33

Boas
O tamanho das gaiolas vai depender do espaço que tem disponível e a quantidade de casais que quer fazer, no meu caso como tenho neste momento 19 casais de forpus e o espaço é limitado tive que optar por gaiolas mais pequenas.
As minhas gaiolas de criação tem +/- essas medidas (75x30x35) e tenho os ninhos por dentro o que limita o tamanho do ninho ao tamanho das portas da gaiola (20x11x11) e tenho tido bons resultados.
O António castanheira conhece bem o meu espaço de criação porque é um amigo que me visita com frequência e temos esta paixão pelos forpus em comum e aconselho aos amantes destas maravilhosas aves que visitem o site que ele está a construir que em breve terá algumas novidades.
Um abraço
J. Faustino

Voltar para “Psitacídeos Americanos”