Matrix Escreveu:Ó SR Castanheira , se não vê vantagem em dar calcio no bico eu faço lhe um desenho só estou a aconselhar dar o calcio directamente no bico precisamente por a femea estar carente de calcio dai directamente no bico faz um efeito mais rapido evidentemente que se o casal tivesse sido tratado como deveria ser não precisava nada disso , mas pergunta as dimensões do ninho o que tem isso a ver com a criação ou acha que o ninho tem que ser justinho para eles os pequenitos unirem as perninhas ???depois dizem que há polemicas o Sr não deve vir dizer mal do que os outros tentam ajudar dê as suas opiniões mas não critique os outros a ver bem as vossa teorias , como se desenrrascariam por exemplo as rolitas que o ninho é apenas uns 3 ou 4 raminhos e são por norma duas rolitas essas encostam se aonde ??? não vou andar aqui a alimentar polemicas mas quando postarem devem saber o que dizem acho eu
bem parece que não fui isso que fez neste post anterior...
Matrix Escreveu:Olá Renato olha vou te dar a minha opinião, os passaritos não nascem com as patas tortas, apenas ficam porque teem carencia de calcio não precisas de por ovos de plastico e a posição do ninho tambem não tem a ver, tanto que eles encubaram e nasceram os filhotes faz o que te digo tira o ninho fora duas semanas e dá calcio directo no bico da femea durante uma semana á razão de 3 gotas por dia( Tabernil) e verás que os filhotes ja não vão nascer assim de certeza o ser irmão pode ser um problema mas nem sempre é e não podem culpar tudo com a consanguinidade espero ter te ajudado mas isto serve para todas a s aves pois os forpus são apenas pequenos psitacidios como os mais vulgares piriquitos
para sua informação a deformação das patas não tem nada a ver com carência de cálcio da fêmea, pois, se tivesse ela nem conseguiria gerar os ovos, mas sim com a "cama" já referida pelo Sr. Castanheira, e pelo tipo/estrutura do ninho, referido pelo mesmo e também por mim, isto porque quando as aves nascem a sua estrutura óssea não se encontra totalmente formada, e se não tiverem na posição mais indicada, e não tiverem uma boa base onde se segurarem, (aqui dei o exemplo dos ovos, mas uma boa camada de aparas tambem serve) podem ter de abrir um pouco mais as patinhas, o que vai levar a que quando os ossos se formarem totalmente (ganharem forma) o pássaro esteve a tentar equilibrar-se e não se desenvolveu convenientemente, dai esta deformação.
espero ter ajudado.
atenção que não estou a dizer que não é preciso cálcio. Deve estar sempre à disposição, mas este problema não é por causa da falta dele...