Milas
Registado: sexta, 09/mar/2007, 23:53

Conure sol

sábado, 07/abr/2007, 01:24

No ano passado comprei um casal de conures sol adultos que criaram passados dois meses de estarem em minha casa, tiveram quatro ovos e três estavam cheios, os dois primeiros passaros que nasceram encontrei-os mortos no ninho com as patas roidas e com o bico roido; tirei os dois ovos que restavam e coloquei-os numa incubadora, o que nasceu coloquei-o no ninho de roseicolis que tinha 3 passaros de tamanho semelhante e foi criado assim até as 12 dias em que o tirei para acabar de criar à mão.
Pelo que tinha encontrado na net quando os passaros de um dia ou dois morrem com as patas roidas e o bico roido pelos pais é porque os passaros são fracos e os pais ao tentarem alimenta-los acabam por os matar causado estas lesões caracteristicas. Mas os roseicolis conseguiram criar o conure sol desde o primeiro dia.

Este ano com outro casal de conures sol (a femea nasceu cá e o macho comprei com cerca de um ano) o problema repetece. É a primeira postura do casal que tem 3 anos, poe 5 ovos cheios. O primeiro passaro aparece morto com as patas roidas e o bico, ainda deixei nascer o segundo na esperança de ser inespriencia dos pais mas o 2º passaro também morre com as mesmas patas e bico roido. Tirei os 3 ovos que faltava nascer e coloquei num outro ninho de roseicolis que tinha 4 ovos (os 4 ovos dos roseicolis tirei-os para outro ninho). O primeio conure a nascer no ninho dos roseicolis morreu hoje sem nenhuma lesão, ainda o tinha alimentado com uma seringa ontem, dia em que nasceu, para ver se ganhava um pouco de força para pedir alimento. O 2º conure nasceu hoje, tem aspecto normal, levanta a cabeça e pia. Todos estes passaros nascem de forma normal picam o ovo num dia e no outro já se libertaram da casca, parecem fortes. Mas que alguma coisa está mal isso está.
Tenho um passaro no ninho e falta nascer outro que deve nascer dia 8 de abril.
Confuso?... Bom se alguém quiser comentar agradeço desde já.

Cumprimentos

O passaro que estava no ninho também acabou por morrer,sem nada no papo e sem lesões. O outro ovo estava cheio mas não nasceu.

Tenho mais dois casais de conure sol em condições de alojamento e alimentação muito semelhante e tudo tem corrido bem com esses casais, um já criou 4 crias e o outro tem agora duas no ninho.
Alguém já teve ou conhece uma situação semelhante com estes passaros ou outros?

Cumprimentos

Milas

domingo, 24/jun/2007, 00:27

Boas

nada de novo, não sei o que possa fazer em relação a estes casais que roem os filhos no primeiro dia que nascem :cry:

Voltaram a por, quando faltava dois dias para a data prevista para o nascimento tirei os 4 ovos para uma incubadora, e os 2 que estavam cheios nasceram, dei-lhes as primeiras refeições e coloquei-os num casal de roseicolis que tinha acabado de nascer uma cria nesse dia.

Foram alimentados durante 13 dias pelos roseicolis e agora estão a ser alimentados á mão. tem 20 dias.

Uma foto deles no ninho dos roseicolis, são os de pele mais clara e olhos pretos

Imagem

o outro casal de conures do sol tem agora 4 ovos...

Cumprimentos

_Tiago_Oliveira__
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

domingo, 24/jun/2007, 19:58

poderá ser devido a ser ou serem criados á mão!

Milas

segunda, 25/jun/2007, 00:38

_Tiago_Oliveira__ Escreveu:poderá ser devido a ser ou serem criados á mão!
Tiago,
Julgo que estás a falar do facto dos pais terem sido criados á mão. De facto eles foram criados á mão e poderá ter a ver com isso, mas todos os meus reprodutores de conure do sol foram criados á mão.

Cumprimentos

_Tiago_Oliveira__
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

segunda, 25/jun/2007, 00:46

pois... foram todos criados á mão desde o 1º dia de vida? Ou alguns estiveram a ser alimentados pelos pais/amas algum tempo?

Milas

terça, 26/jun/2007, 17:36

uma das femeas foi criada por mim desde os 15 dias de idade, até lá foi criada pelos pais.
Os outros 3 foram criados á mão mas não sei desde que idade

Voltar para “Psitacídeos Americanos”