Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Forpus: criação

Boas, agradecia que me ajudassem porque sou novo nisto e adequiri 3 casais de forpus e 2 deles ja estao em idade de criação, e gostaria de saber se devido a terem sido mudados de sitio para a minha casa se terei ainda hipóteses de fazer criação este ano e o que devo fazer para ter sucesso nas minhas criações.
já agora os casais são um verde cm uma azul os dois portadores de fallow, e o outro e uma azul portador de fallow cm um verde fallow. e o terceiro casal ainda são mt novos tem 2 meses o macho e cizento e azul cm os olhos vermelhos e a fêmea azul
obrigado
Avatar do Utilizador
Quetzalcoatl
Mensagens: 3
Registado: sábado, 09/out/2010, 22:03

Re: Forpus criacao

Olá Bruno,
não sou um grande "expert" em forpus, mas há aí pessoal que sabe bem mais que eu e possa aconselhar (por exemplo o Sr Antonio Castanheira). Tambem encontrará no seu sítio online informação adequada para tal. forpus.webnode

Contudo a minha opinião é de que estas aves levam algum tempo a ambientar-se, regra geral. Mas isso varia de ave para ave, pois cada forpus e cada relação de casal é diferente.
Como se dão os seu casais? Já se davam bem antes de irem para sua casa (faziam a "dança da regurgitação"/trocavam comida pelo bico, coçavam-se mutuamente) ?

A melhor receita para o sucesso é sem dúvida dar-lhes as melhores condições que puder... uma gaiola com um bom tamanho, num sítio "protegido" onde as aves se sintam confortáveis, um ninho em L adequado aos forpus, sementes adequadas, papa de ovo, osso de choco/cálcio,fruta e vegetais 2 a 3 vezes por semana, milho painço e mudar-lhes a água todos os dias. Isto será o suficiente para que as suas aves se sintam bem eàvontade para prosseguirem para o próximo passo.

Esta é a minha opinião e vale apenas isso. :mrgreen:

Pela descrição que faz, atrevo-me a dizer que o seu macho de 2 meses é de mutação Fallow.

Os melhores cumprimentos e desejos de sucesso para si e para as suas aves. :)
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus criacao

abrigado amigo, as aves estao em gaiolas amplas dentro dum viveiro que tenho os casais dao.se bem mas ainda n os vi a darem.se de comer so a catarem.se mutuamente, mas axo as mt assustadicas quando vou tratar deles
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus criacao

Boas agradecia a criadores esperientes que me ajudassem.
ja agora tenho outra duvida, como consigo identificar numa ave que e portadora de ino?
gostaria de adquirir um casal azul portador de ino porque gostava muito de tirar crias albinas
c_faves
***
Mensagens: 108
Registado: sábado, 05/mar/2011, 18:00

Re: Forpus: criação

so podes saber se e portadora de ino se vires os progenitores caso contrario e impossivel
joão Oliveira
stam 893l
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Forpus: criação

Olá Bruno,
brunopereira Escreveu:Boas, agradecia que me ajudassem porque sou novo nisto e adequiri 3 casais de forpus e 2 deles ja estao em idade de criação, e gostaria de saber se devido a terem sido mudados de sitio para a minha casa se terei ainda hipóteses de fazer criação este ano e o que devo fazer para ter sucesso nas minhas criações.
Para teres sucesso nas tuas criações, é nada mais nada menos que lhes dares as melhores condições possíveis. Se lhes deres uma boa alimentação e gaiolas com boas dimensões, vais ter sucesso de certeza. Não esperes que comeces a tirar logo Forpus à carrada, porque isso não acontece com frequência.

brunopereira Escreveu:já agora os casais são um verde cm uma azul os dois portadores de fallow, e o outro e uma azul portador de fallow cm um verde fallow. e o terceiro casal ainda são mt novos tem 2 meses o macho e cizento e azul cm os olhos vermelhos e a fêmea azul
obrigado
Como já tinha antes, esse macho cinzento e azul com os olhos vermelhos é um Azul Fallow.

Aproveito para dizer que nunca deves juntar Forpus com olhos vermelhos. Vai dar em nada, as crias vão nascer fracas e possivelmente acabam por morrer. Tens sempre de juntar um Olho Vermelho (Fallow, Lutino ou Albino) com um portador,
Última edição por antocastanheira em segunda, 31/out/2011, 22:36, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus: criação

Boas, obrigado pela ajuda. aqui fica o viveiro que mandei vir para criacao com C>123cm L>32cm A>38cm
Continuo sem perceber como olhando para uma ave consigo saber se e portador de ino?
Anexos
VIVEIRO_HT_120_4d1fbbc857ad6.jpg
VIVEIRO_HT_120_4d1fbbc857ad6.jpg (9.97 KiB) Visto 7434 vezes
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Forpus: criação

brunopereira Escreveu:Continuo sem perceber como olhando para uma ave consigo saber se e portador de ino?
Não sabes. Só poderás saber se é portador de alguma mutação é sabendo as mutações dos pais dessa ave.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus: criação

ok muito obrigado ja agora se alguem tiver forpus azuis portadores de ino diga que estou interessado em comprar.
ja agora houve uma pessoa que me disse que os albinos acabam por ficarem todos cegos, e verdade?
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Forpus: criação

brunopereira Escreveu:ja agora houve uma pessoa que me disse que os albinos acabam por ficarem todos cegos, e verdade?
Isso não é verdade. É verdade que aves com os olhos vermelhos necessitam de uma maior quantidade de vitamina A, para que os problemas de visão sejam minorados.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus: criação

Obrigado por toda ajuda aki dada, e ja agora mais uma vez se alguem tiver forpus azuis portadores de ino para venda eu estou interessado e posso comprar ou dar varios roseicollis em troca obg

Voltar para “Psitacídeos Americanos”