Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Catarina (B. lineola) criada à mão

Olá,

Este não é o 1º caso de um filhote criado por mim à mão desde a 1ª hora.. mas é mais um.. ou melhor uma Catarina (Bolborhynchus lineola), o progenitor desta menina tem o péssimo hábito de destruir os ovos, consegui salvar um ovo que foi colocado no ninho de uma periquita, contudo esta não reconheceu o filhote como seu (é sensivelmente diferente dos periquitos recém nascidos) e desse modo tive que intervir.. alimento, calor e higiene, as 3 vertentes fundamentais neste caso.. passei a alimentá-la de 2 em 2 horas (noite incluida) com Nutribird A21, nesta fase o periodo entre tomas está um pouco mais dilatado.. passou a "acompanhar-me" para todo o lado desde o trabalho até eventos sociais :lol: .. aquecida (exclusivamente) com um saco-de-água-quente, tem que se ter muita atenção para a temperatura ser o mais homogénea e equilibrada possivel e depois é preciso saber que vamos "viver" praticamente 2 meses em função da menina ;) .. mas que vale a pena, lá isso vale!!

Apresento a menina, é uma CREMINA:

Com 1 dia

Imagem

Com 3 dias

Imagem

Com o papinho bem cheio depois de comer a papa


Imagem

Com 5 dias

Imagem

Imagem

Nas fotos seguintes está a comer a papinha, como é completamente impossivel alimentar com seringa e/ou sonda na fase inicial, "descobri" que colocando a papa na mão e efectuando ligeiros movimentos com a mesma, como se a progenitora se tratasse, ela começa a "beber" a papinha facilmente, para mim é o melhor método e o que dá melhores resultados, uma vez habituada continua a alimentar-se desse modo até ao fim do processo (faz hoje precisamente 1 mês), e tem ainda a vantagem de mais facilmente se conseguir controlar a temperatura da papa e resolve-se ainda o problema da lavagem/desinfecção (nem sempre fácil) do material envolvido (seringa):

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As últimas fotos não são as mais actualizadas mas são as que de momento tenho disponiveis..

Abraços

Carlos Viegas
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Catarina (B. lineola) criada á mão

Boa tarde Carlos,

Antes de mais, os meus parabéns!

É de facto uma demanda fantástica estar a criar uma ave desde o seu nascimento.

Vá colocando fotos do desenvolvimento da pequena.
adidas
Mensagens: 42
Registado: domingo, 20/mai/2012, 15:07

Re: Catarina (B. lineola) criada á mão

parabens e boa continuação para alimentar esse bebe , espero fotos novas
Avatar do Utilizador
vitor valadas
***
Mensagens: 56
Registado: terça, 01/mai/2012, 20:39
Localização: serpa
Contacto: Sítio web

Re: Catarina (B. lineola) criada á mão

parabéns não e pa to dos criar desda primeira hora va pomdo fotos força nisso :P :P :P :P
Avatar do Utilizador
José Mário Ribeiro
***
Mensagens: 91
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41
Localização: Pedras Rubras,Porto

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

Parabens,é preciso gostar realmente muito e ela tá toda bonita.
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

Muito boa noite. Aproveito este topico ja aberto para ver se me conseguem ajudar. Tenho um casal de catarinas que estao no choco e pelo menos uma cria ja nasceu, a minha duvida era se me sabem dizer que mutaçoes poderao nasçer? A femea e verde e o macho e malva. Obrigado e ja agora parabens por essa bebe que esta bem grande e bonita... Cumprimentos
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

Olá,

Não dizes que "verde" é a fêmea.. se é Selvagem (Claro), Escuro ou Oliva ou se eventualmente será Edged (nesse caso será SF)..

.. partindo do principio que é Normal (Verde-claro) e se não for portadora de Azul.. e se o macho não portar Ino e se não for Edged, então:

Os filhotes serão Verde-escuros portadores de Azul (Turquesa), ou seja Verde D/Azul, tanto os machos como as fêmeas.

Abraços

Carlos Viegas
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

Olá,

Novas fotos da menina.. já está quase autónoma ;) .. já começa a comer sementes germinadas e cenoura e já "brinca" bastante com as sementes normais.. mais uma semana e acredito que deixa de ser alimentada á mão..

Imagem


Imagem
renatorebelo
Mensagens: 22
Registado: quinta, 03/mar/2011, 16:57

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

Boa tarde,
Fantástico, aprecio muito esta espécie de aves...por acaso até tenho dois casais, mas ainda não tive sorte com a postura, visto que um dos meus casais deixou morrer as crias à fome.
Bom trabalho
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Catarina (B. lineola) criada à mão

bom dia,
parabens pela dedicacao que teve para com essa bela ave eu adoro este genero de aves tenho forpus mas em breve tenho planeado arranjar tb umas catarinas :P

Voltar para “Psitacídeos Americanos”