Ravox
Mensagens: 2
Registado: quarta, 31/out/2007, 12:46

Papagaio, cortar a asa ou arrancar penas?

meu papagaio fugiu de casa porem um rapaz cnseguiu resgata-lo


Agora uma duvida, um cara que ajudou a gente a pegar o papagaio, falou que para nao voar tem que cortar as asas, até ai ok ja sabia disso, mas ele fez algo que eu nuca vi, tipo arrancou umas 4 penas da asa direita, tipo arrancou mesmo, com aquele canudinho e tudo, ou papagaio até chiou de dor na hora.

Ele disse que isso pode fazer sem problemas, pois cresce de novo, tipo demora mais pra crescer ai invés de só cortar com a tesoura.


Isso procede?


Abraços do brasil para voces!
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Bom dia,

Ravox, antes de mais bem vindo ao Forum.
Não se iniba de passar pela rubrica Apresentação, para uma breve apresentação aos restantes membros do Forum, isso ajuda sempre a conhecer melhor os novos membros e tem tendência a facilitar o contacto no futuro.

Quanto à pergunta que coloca.

Aparar as asas duma ave já é algo polémico, existe quem o defenda e quem seja contra, mas ambas as opiniões têm os seus prós e os seus contras. Será portanto uma questão pessoal decidir se é absolutamente necessário fazê-lo ou não.

Agora, arrancar as penas duma ave!!!
Devia ter perguntado a esse indivíduo que arrancou as penas ao seu papagaio, se gostava que lhe arrancassem o cabelo um a um, e o que acha que ele (ou qualquer pessoa) sentiria ao ser sujeita a tal crueldade!...
Francamente não creio que isso seja uma opção aceitável.

Cumprimentos,

Dolfo
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa tarde antes de mais bem vindo ao forum,quanto a arrancar as penas do papagaio acho que e desumano,visto tambem possuir um papagaio e acho que qualquer pessoa que rialmente goste de aves ja de forma alguma arranja maneira de aleijar as aves ,não sei ha quanto tempo tem o papagaio mas desde que a ave seja "domesticada" raramente fojefalo por mim que apesar de jater adquirido um papagaio ja com alguma idade sempre que posso abro a porta da gaiola e deixo andar ha vontade ate agora ainda não fugiu :P caso nao queira ter o seu papagaio fora da gaiola "caso esteja preso" pode arranjar umas correntinhas que ha proprias para os papagaios,quanto a cortar as penas ha quem corte com uma tesoura(nunca arrancar)algumas das penas das asas para evitar que a ave voe para longe quanto a mim demaneira nenhuma corto qualquer tipo de penas a qualquer ave,prefiro telas presas desde que as gaiolas tenham condições para elas estar ha vontade agora e desumano o que esse individo fez ha ave :x
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
Blintina
***
Mensagens: 74
Registado: quarta, 24/jan/2007, 20:45
Localização: Leiria

Ola!

Eu não acho essa opção de arrancar as penas nada viável!! Mal por mal será melhor corta-las...Apesar de não apreciar nenhum dos meios, acho que em caso de escolha,deve optar por cortar,pois se arrancar as penas provoca dor à ave e as penas voltam a nascer em relativamente pouco tempo, se as cortar não magoa a ave e as penas só voltarão a crescer na próxima muda...

Cumps
Tiago Ramos
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Não.

Se as penas forem arrancadas voltam a crescer de imediato, se forem cortadas apos a muda, só passado um ano é que voltam a ser preciso cortar, isto para papagaios grandes claro
Pedro Ramalho
Ravox
Mensagens: 2
Registado: quarta, 31/out/2007, 12:46

Humm entao quer dizer que cortando elas demoram mais do que arrancar as penas? estranho isso.



Esse papagaio deu um baita trabalho para pega-lo de volta.... no primeiro dia que ele aprendeu a voarja fugiu
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Ravox Escreveu:Humm entao quer dizer que cortando elas demoram mais do que arrancar as penas? estranho isso.
Pelo contrario faz todo o sentido, as aves precisam das penas para voar, se as arrancares elas voltam imediatamente a crescer para substituir as que faltam, já que sem elas a ave não consegue voar, mas se as cortares embora a ave não possa voar ela não tem mecanismo de substituição automático, porque as penas uma vez formadas já não crescem, tem que ser mudadas por inteiro, ou seja tem que cair e voltar a crescer, a isso chama-se muda, ao arrancares estás a despoletar uma muda não natural e a ave automaticamente cresce novas pena, mas se as cortares ela tem que esperar pela muda anual para as poder mudar
Pedro Ramalho
tangará
Mensagens: 14
Registado: quarta, 22/nov/2006, 20:07
Localização: Brasil (City) Curitiba

Eu manteria a ave em uma gaiola (70x70x70cm e não me preocuparia mais.
É melhor para ela, tem bastante movimento e v. pode retira-la quando em um local seguro
Arrancar as penas alem de muito doloroso corre-se o risco de quebrar a asa, coisa comum pois as penas são duras para tirar.
Cortar a asa, se for assim, lembre que se ele cair de um lugar alto poderá morrer ou ficar paralítico das pernas por fratura na dorsal, já vi isso acontecer e aí pode sacrificar a ave.
Como já disseram o melhor para v. e o papagaio é a gaiola.
Abração
Qualquer animal, comercialmente viável, jamais será extinto.
Milas
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 09/mar/2007, 23:53
Localização: Tomar

Boas,
na opção de se cortar as penas das asas é menos stressante para a ave se forem cortadas iguais nas duas asas
cumprimentos
sergio costa
Mensagens: 16
Registado: domingo, 25/nov/2007, 14:03

pk nao o fazer num vet especializado o kual dao anestesia para cortarem algumas penas das asas para nao voar e k para kem nao sabe faze-lo sem anestesia tanto cortar como arrancar e uma dor insuportavel para os papagaios e tb convem ter uma gaiola espacosa e k possa abrir para o papagaio se exercitar as correntes de prender nao se aconselha pk mtas das vezes causa danos nas patas do animal em kualker vet nao o recomendam.espero ter ajudado

Voltar para “Outros Psitacídeos”