Página 1 de 1

Agapornis com 1 mês sem penas nas costas [dúvidas]

Enviado: sexta, 17/mai/2013, 07:34
por jorge miguel
Boas,

Tenho um ninho com três bebes de roseicollis ele têm mais ou menos 1 mês e eles ainda não têm penas nas "costas" só nas asas e são só alguma e ainda por cima o ninho está cheio de penas pequeninas todas espalhadas, o que me leva a concluir que os pais lhes arrancam as penas, certo?
O que posso fazer para isso não acontecer mais?

Cumprimentos e boas criações,
Jorge Miguel

Re: Agapornis sem penas

Enviado: sexta, 17/mai/2013, 09:17
por perames
Boas para não acontecer mais é muito dificil... Ave que é bicada no ninho normalmente bica os filhotes... Há quem meta um produto nas costas dos filhotes mas eu nunca usei. Eu por norma quando isso acontece, limpo o ninho todo, coloco aparas de madeira no fundo do ninho e coloco palmeira com força na gaiola para os pais estarem entretidos. Por norma funciona mas, ainda ontem tive de tirar 3 filhotes (2 fallows e um portador) com quase 30 dias a um casal pois já estava um morto (fallow) e os outros 3 completamente depenados, coloquei na incubadora e estou a acabar de criar à mão.

P.S. este casal está na 3ª postura esta época, fez 3 posturas o ano passado e nunca me tinha bicado os filhotes... Andei a ver se tinham piolho ou ácaros pois por vezes os pais fazem isso ao ver os parasitas mas os filhotes estão limpinhos... Não sei a razão mas a solução está encontrada.... Acabar de criar á mão :)

Re: Agapornis sem penas

Enviado: sexta, 17/mai/2013, 18:44
por jorge miguel
Obrigado vou acabar de criar à mão

Re: Agapornis com 1 mês sem penas nas costas [dúvidas]

Enviado: sábado, 18/mai/2013, 01:01
por Alexbotafogo
Tenho 1 casal em que a fêmea também faz isso, ela já teve 3 ninhadas e tanto na segunda como na terceira ela arrancou todas as penas das costas dos filhotes, tentei dar folhas de palmeira para ela refazer o ninho e reforcei a alimentação, pois falam que pode ser falta de vitaminas, e nada deu resultado, porém no meu caso esse comportamento não me trouxe nenhuma consequência negativa, além da aparência mais feia das aves enquanto estavam sob cuidados dos pais, pois elas saíram do ninho na época esperada e depois recuperaram todas as penas ficando com a plumagem perfeita e todas estão super saudáveis.

Re: Agapornis com 1 mês sem penas nas costas [dúvidas]

Enviado: domingo, 19/mai/2013, 12:19
por diabllu
boas, o meu casal tb o fez e aos 60 dias já estava tudo a crescer de novo, o que posso referir é que os pequenos estavam sempre num canto do ninho e de costas.....logo as picadas estão concentradas nas costas.

de referir que pais e filhos adoram~se que até dá pena separar
comprimentos