Página 1 de 1

Problemas em juntar Agapornis - o que recomendam que faça?

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 01:19
por rfilipexx
Boa noite pessoal,

Tenho um casal de Agas (aves sexadas) que pretendia "desmanchar", quero trocar o macho. Motivo: 3 posturas, 0 ovos galados.

Para o efeito indicado, adquiri um novo macho que ficou em gaiola à parte, de quarentena. Há alguma smn que as gaiolas estão lado a lado e hoje resolvi colocar as 3 aves juntas. Passei o casal para a gaiola do novo macho.

A fêmea resolveu começar logo a atacar a nova ave, mesmo estando em território alheio. Separei no instante, primeiro coloquei a fêmea na sua antiga gaiola sozinha e mais tarde juntei-lhe novamente o macho inicial.

Pela vossa experiência o que é que recomendam que faça? Obrigado!

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 08:48
por José Passos
Bom dia.

Se com "Agas" te referes a Agapornis, desfazer o casal já formado não é viável. Não é por acaso que se chamam "inseparáveis". Uma vez formado o casal, dificilmente trocam de parceiro.

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 10:02
por borllock
Eles trocam de parceiro, mas apenas quando um deles morre ou desaparece.
Por isso colocares as 3 aves juntas não serve de nada, só piora.
O que aconselho é colocares as 3 aves separadas (o casal nem se pode ver/ouvir) e passado umas semanas junta a fêmea ao novo macho. Convém a fêmea estar sozinha uma semanas para aceitar depois o novo macho.

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 10:45
por Janeca
Na minha casa isso não acontece, eu faço os casais como quero e mudo de ano para ano alguns e não tenho problemas

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 12:24
por José Passos
Bom dia.

Não há dúvida que o "hábito é que faz o monge". Quem tem experiência é quem realmente sabe... Lamento, e peço desculpa por isso :oops: , por ter postado informação menos correta, relativamente, à separação/formação de casais de Agapornis. Mas, pelo que tenho lido, fiquei com a sensação que depois de desfeito um casal, o que restasse não se juntaria a outro...

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 20:32
por rfilipexx
Agradeço todas as respostas!

José Passos não precisa pedir desculpa, já tinha lido algures aqui pelo fórum que os Agapornis não são assim tão inseparáveis como os pintam e ficado com a sensação que o pessoal refazia casais consoante as mutações que pretendia tirar!

Vou seguir as indicações do borllock, vou separar todas as aves e orquestrar o "desaparecimento" temporário de um membro do casal atual.

Mais uma vez, obrigado a todos pelos vossos comentários!

Re: Problemas em juntar Agas

Enviado: sexta, 21/ago/2015, 20:52
por borllock
:wink:

Re: Problemas em juntar Agapornis - o que recomendam que faç

Enviado: segunda, 24/ago/2015, 11:54
por diabllu
Eu comigo até hoje nunca tive muitos problemas desde que separe as aves fisicamente estará tudo bem , e ter cuidado se um dia colocar de novo num viveiro todos juntos.
O único caso que tive foi uma GUERRA dentro de um ninho com ovos e o velho macho ficou como pai das crianças mas por acaso tudo correu dentro do caso bem.