Preocupação com o meu Agapornis, doente, com 17/18 anos

ROSEICOLLIS, PERSONATUS, FISCHERI, LILIANAE, NIGRIGENIS, TARANTA, CANA, PULLARIA

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Preocupação com o meu Agapornis, doente, com 17/18 anos

Mensagempor Rita P. » sábado, 12/dez/2015, 15:03

Olá,
Chamo-me Rita e este é o meu pássaro (em anexo, que eu não sei se aparece automaticamente ou não... Sou nova aqui e nunca usei um forum). Ele tem 17/18 anos recebi-o quando era muito novinha portanto ele é muito, muito importante para mim. Logo peço que tenham atenção ao meu problema porque eu não sei o que faria sem o Chicco (nome dele).

Tenho andado preocupada com ele pois ele já não sai da gaiola, não sei se ainda voa ou não, porque às vezes cai no chão na gaiola e isso deixa-o muito aflito. Eu tenho medo que seja algo mental e que ele esteja a sofrer. Ele começou também a deitar a cabeça para trás. Eu não sei muito bem como explicar o que ele faz mas é algo como se estivesse virado de frente como está na foto e enrolasse a cabeça para trás de forma que fica com o bico para cima. Não sei se é normal se não é mas não o costumava fazer. Quando bebe água também eleva a cabeça enquanto engole mas já vi outros pássaros que fazem o mesmo portanto não me preocupei muito com isso. Outra das coisas que aconteceu foi, depois de ter caido no chão da gaiola e ter voltado para o pouso, o Chicco não conseguiu pousar a pata, julgo que foi a direita, no pouso.

Não sei se o devo pegar para pô-lo fora da gaiola e verificar se voa ou não.. Porém o Chicco não foi criado à mão e tenho medo que o coração dele não aguente... Há uns tempos atrás (menos de um ano) eu levei-o ao veternário devido a uma pelada que ele tinha na zona do bico. Ele não se importou com a viagem. Aliás acho que até gostou mas o ambiente do veternário e o veternário pegar-lhe e pesá-lo deixou-o muito nervoso. E quando lhe tive de aplicar o tratamento e para o fazer tive de pegá-lo reparei no quando o coração dele ficava acelerado, portanto tenho mesmo medo que outra visita ao veternário o faça ficar pior.

Vim falar convosco porque não conheço nenhum criador de agapornis e arranjar um veternário da minha zona que cuide deste tipo de animais e me possa ajudar é um pesadelo. Estou mesmo muito preocupada... Por favor ajudem-me.
Anexos
DSC04770.JPG
Rita P.
 
Mensagens: 2
Registado: sábado, 05/dez/2015, 17:46

Re: Preocupação com o meu Agapornis

Mensagempor borllock » domingo, 13/dez/2015, 16:22

O meu conselho é levar a um VET, nem precisa pegar nele, leva-o na gaiola, ou caso não consiga se ele está assim tão mal e não voa mete-o fácil numa caixa sem pegar nele. Isto porque não me parece que você tenha conhecimentos e experiência para perceber o que ele realmente tem, por exemplo pegar nele a ver se está magro, analisar as penas, etc. Um VET também faz análises, e descobre o que realmente se passa, não se preocupe com o coração dele, eu tenho muitos agapornis e pego neles e nunca nenhum me morreu na mão, isso pode acontecer é certo, mas é raro e acontece mais nas aves mais pequenas.
O que não pode deixar é como está porque ele deve estar a sofrer.
Mas se quer a minha opinião prepare-se para o pior porque a esperança média de vida dos agapornis é de 10-15 anos, o seu já ultrapassou essa barreira, mesmo que os problemas que ele tem não sejam da idade, mais tarde ou mais cedo vai parecer.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin
 
Mensagens: 3208
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Preocupação com o meu Agapornis, doente, com 17/18 anos

Mensagempor Rita P. » segunda, 21/dez/2015, 11:59

Muito obrigado pelo seu conselho. Segui-o e fui com o meu Chicco ao Vet.
Estou-lhe a dar antibiótico, vitaminas e mais um xarope em que tenho de diluir um capsula e depois administrar.

Estou outra vez preocupada com ele porque o Vet disse-me para lhe retirar as sementes de girassol por causa do figado e indo substituindo a alpista por granulado. Uma das minhas dificuldades esta a ser encontrar o granulado, já fui a duas lojas de animais e nada feito, tenho de ver se encontro outra... A segunda dificuldade está a ser fazê-lo comer a alpista... Noto que come menos e não quero que ele emagreça.
Há algum alimento "humano" que lhe possa dar? Ele gosta bastante de tudo e mais alguma coisa. Mas não sei o que lhe faz mal ou o que lhe faz bem. Alguma sugestão?
Rita P.
 
Mensagens: 2
Registado: sábado, 05/dez/2015, 17:46

Re: Preocupação com o meu Agapornis, doente, com 17/18 anos

Mensagempor borllock » segunda, 21/dez/2015, 22:21

Mas o VET disse o que ele tinha?
Sim, o girassol em grandes quantidades faz bastante mal, é só gordura. Se lhe dava muito girassol e ele agora não pega noutra coisa, não o retire por completo senão então é que ele vai abaixo, retire aos poucos.
Se fosse eu a si colocava um comedouro com sementes(semente própria para agapornis) http://www.pet4you.net/aves/alimentacao ... 20-kg.html e granulado http://www.pet4you.net/aves/alimentacao ... ginal.html ou http://www.pet4you.net/aves/alimentacao ... d-b14.html ou http://www.pet4you.net/aves/alimentacao ... d-b18.html. Sinceramente não sei qual o mais indicado, mas eu iria mais para o G14.
Pode dar fruta e vegetais, mas em pequenas quantidades.
Para além disto e o que o VET receitou não dê mais nada.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin
 
Mensagens: 3208
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23


Voltar para Exclusivo: Agapornis

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 2 visitantes