Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

A. Personatus abandonam ovos

terça, 24/nov/2009, 17:09

Olá a TODOS,

Gostaria de colocar uma questão e saber se é ou não usual acontecer.. e já agora contar a estória deles.. :D

Passo a explicar, tenho um casal de Agapornis personatus violeta do ano passado, na 1ª postura deste ano a fêmea colocou 9 ovos (o que penso ser demasiado, e não sei se normal..), mas o problema é que no final da incubação a fêmea abandonou pura e simplesmente os ovos (não foi sujeita a nenhuma situação de stress, aliás ela é bastante dócil e nada arisca), transferi para uma periquita 4 dos ovos (que estavam férteis) destes, 1 filhote morreu dentro do ovo sem eclodir e nasceram 3 filhotes. Dos nascidos, 1 morreu no dia seguinte e os restantes sobreviveram..

O 1º a nascer era no inicio parcialmente alimentado pela periquita e eu complementava com 2 tomas diárias de papa, quando nasceu o último dos filhotes, a periquita perdeu o interesse e "abandonou" os filhotes.. desse modo vi-me com um filhote de 5 dias e um filhote acabado de nascer para alimentar de 2 em 2 horas (noites incluídas), passaram a acompanhar-me para todo o lado (inclusivé para o trabalho) e o problema maior era não ter nenhuma criadeira onde podesse controlar a temperatura (problema resolvido à base do saco-de-água-quente :D :D ) .. não digo que tenha sido fácil, mas com persistência e muita dedicação consegui fazer com que estes meninos ainda estejam por cá.. estão nesta altura a começar a brincar com as sementes, já as vão partindo, mas ainda necessitam de ser alimentados à mão..

Mas o drama continua.. :evil:

Logo de imediato a fêmea Agapornis iniciou uma nova postura, desta vez 8 ovos.. e hoje aconteceu o mesmo :( , ou seja abandonou os ovos quando estava com 19 ou 20 dias de incubação.. fui encontrar os ovos completamente gelados, transferi de novo 5 deles para uma periquita, veremos se os embriões não estariam já mortos pelo frio..

A questão é a seguinte, é normal isto acontecer? poderá ser por inexperiência da fêmea ou outra razão qualquer?

Agradeço desde já a quem me possa ajudar a perceber e possivelmente resolver este problema..


Abraços

Carlos Viegas

João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: A. Personatus abandonam ovos

terça, 24/nov/2009, 23:14

desde já dou-lhe os parabéns pela fêmea, não é qualquer uma que põe em duas posturas 17 ovos...eheh
quanto às razões de isso acontecer podem ser muitas: stress, luz a mais/menos, se estiverem com outros pássaros dentro da mesma gaiola pode ter rejeitado por causa dos outros... não sei.
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)

Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: A. Personatus abandonam ovos

quarta, 25/nov/2009, 11:50

Bem desde já tiro-lhe o chapéu. Não é de todo fácil criar aves manualmente desde tão novas, principalmente para quem não faz disso vida.

Quanto à sua fêmea, do meu ponto de vista, podem existir duas razões: a primeira é a fêmea não prestar. Tal como as pessoas nem todas as aves são boas para criar. A segunda razão é a fêmea estar a ser perturbada por algum factor externo, barulho, animal, etc, que a faça levantar o choco.

Boa continuação,
Imagem

Voltar para “Exclusivo: Agapornis”