Página 1 de 1

Criar Roseicollis

Enviado: quarta, 17/fev/2010, 01:06
por ivansimao
Boa noite, tenho um casal de roseicollis desde Outubro 2009, um macho que já tinha à três anos, e uma fêmea adquirida numa feira, em Outubro de 2009, coloquei o ninho nesse mês, ao que eles entravam para dormir, ou então entravam quando estavam assustados com entrada de pessoas na varanda, coloquei caruma verde no fundo da gaiola (de proporções normais para a reprodução da especie) e a fêmea "roia" a caruma e levava o bico às penas do rabo, no entanto nao conseguia transportar nada para o ninho. Tiveram assim estes meses até agora fevereiro, onde mudei a caruma por folha de palmeira verde, verifiquei que ela fazia a mesma coisa "roia" a folha, mas nao a vi com o bico nas penas, no entanto o ninho continua vazio. e mais parece a casa de banho do casal.

O que posso fazer para tentar resolver isto ? sera falta de vitaminas ? verifiquei e de facto é um casal, atraves dos ossos, com o teste caseiro, verifiquei que o macho tem os ossos mais fechados e pontiagudos e a femea mais abertos.


Cumprimentos.

Re: Criar Roseicollis

Enviado: quarta, 17/fev/2010, 01:44
por wyspa
A probabilidade de acertar no sexo com esse teste é de 50%, faça uma sexagem por ADN.. Se isso já acontece há uns meses é porque tem 2 machos ! Os machos também roem as folhas mas não as conseguem transportar por isso acabam ser por deixar cair as folhas que tentam levar

Re: Criar Roseicollis

Enviado: quarta, 17/fev/2010, 10:13
por Luis Grencho
Boas.
Concordo plenamente com o Wyspa, devem ser dois machos de certeza, pela descrição que faz do comportamento deles e pelo tempo juntos!!

Re: Criar Roseicollis

Enviado: quinta, 04/mar/2010, 23:05
por ivansimao
Nao queria desenterrar o tópico mas queria adicionar mais um comportamento:

Hoje apanhei os dois no poleiro do ninho a picarem-se um ao outro. Ja tenho à 1 semana, 3 folhas de palmeira grandes, dentro da gaiola, e nada, desde verdes a secas.


Acho que deu para tirar a conclusao que sao 2 machos.

Ainda assim aguardo algum comentario.


Cumprimentos

Re: Criar Roseicollis

Enviado: sexta, 05/mar/2010, 00:23
por wyspa
Até poderia ser um casal incompatível mas como disseste que a fêmea não consegue transportar as folhas devem mesmo ser 2 machos .. Arranja 2 fêmeas sexadas ou troca um deles por uma se quiseres mesmo ter criação
Boa sorte

Re: Criar Roseicollis

Enviado: sexta, 05/mar/2010, 18:12
por Benny
Concordo com o que disse o wyspa!
Podem ser imcompativeis ou entao serem mesmo dois machos!
Cumps