Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Dúvidas na criação à mão de Agapornis

domingo, 05/fev/2012, 22:52

Boa noite

Depois de ter ajudado a criar um agapornis com 38 dias a mão, estou a pensar em criar um mais novo com cerca de 10/12 dias. Já estive a ler algumas coisas pois com uma cria tão pequena tenho medo de fazer asneira, Pelo o que li a melhor papa para criar a mão é a nubribird A21, já sei que esta papa deve ser misturada com agua, a agua se for da torneira deve ser fervida para eliminar qualquer tipo de bactérias, também li que a papa nos primeiro dias deve ser mais diluída.

As minhas duvidas são, a que temperatura devemos de dar a papa? No meu caso como não tenho incubadora posso utilizar uma caixinha com uns cobertores e uma lâmpada? os dias tem estado frios.
Encontrei esta tabela neste sitio http://www.naturezactiva.com/aves.php (os meus parabéns ao autor pelo site)


Posso me guiar por esta tabela? http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=agc sei que cada ave é uma ave mas é só para eu me poder orientar nos primeiros dias


Cumprimentos
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Avatar do Utilizador
Janeca
****
Mensagens: 327
Registado: segunda, 04/abr/2011, 23:17
Localização: Alcácer do Sal

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 10:23

Deves dar a papa morna, pode e deves aquecer e segue a tabela que vais te safar.
Janeca
(João Matos)
Criador de Agapornis Roseicollis
STAM DI99
http://janecabirds.webnode.pt/
https://www.facebook.com/JanecaBirds

Avatar do Utilizador
veiga
***
Mensagens: 203
Registado: segunda, 23/ago/2010, 19:19

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 13:06

Bom eu tb me oriento por essa tabela embora para mais perto do desmame a altere um pouco deves (aconselho)ferver a agua e fazer a mistura normal 2:1 2 de papa 1 de agua e com temp 38-39°c

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 14:36

Olha este site http://www.forpus.com.pt/index_ficheiro ... iarmao.pdf (é mais um documento) é melhor!

Eu guiei-me por aqui e criei 4 roseicollis a mão mas com +/- 3 semanas e para semana vou criar mais 2 com 13 dias de vida : )

Podem ver algumas fotos no meu blog ainda em construção http://agacollis.webnode.pt/

Os 4 criei foram aves compradas ao Victor Simões na zona de Leira, tu conheces Nélio, julgo eu pois acho que está uma foto tua na secção de amigos no blog do Victor.

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 15:08

Como te disse eu oriento-me pelo site que referi no ultimo comentário. A tabela de horas faço a eu diariamente, pois como tenho aulas na faculdade etc... Não posso dar sempre a mesma hora mas uso o horário de intervalo que está no site, ou seja quando é de 2 em 2horas tento dar nessa hora, as vezes posso me atrasar 30min mas também não é por ai que acontece alguma coisa. Só ate aos 20 dias de vida é que é preciso ter mais cuidado pôs este tempo de vida probabilidade de morrerem é pouca isto referido-me alguns atrasos na hora de dar a papa.

Eu não tenho incubadora lol, tipo vivo num prédio, o meu quarto é o aviário lool... Mas basicamente uso só uma caixa de cartão, serradura (para eles depois começarem a pica-la e depois dar comida solida, facilita um pouco o desmame) papel absorvente (tipo rolo de cozinha) e mudo +/- dia sim dia não, depende como tiver a sujidade na caixa. Mas a higiene é importante, também limpo o bico com algodão, molho o algodão em agua morna 38º/40º (digo 40º porque agua arrefece rapidamente e eles não gostam de sentir o frio no bico), sinceramente óbvio que não faço isto sempre, só quando tenho + tempo (ou seja esteja por casa) ou caso eles fiquem visivelmente sujos.

Uma coisa curiosa é que os meus 4 roseicollis criados a mão faziam sempre sempre na mesma zona as fezes lol e por isto estragaram-me algumas caixas lol bastante asseados : )

Mas continuado, uso uma lâmpada de infravermelhos talvez seja melhor uma térmica, porque de noite fica escuro e eles dormem melhor enquanto que com a infravermelhos está sempre a dar luz mas é o dobro do preço! Mas no site saidacasca encontra-se estas lâmpadas para variar na zona de Leiria e eu sou da zona de Lisboa...

Mas a de infravermelhos serve perfeitamente. Ponho um termómetro dentro da caixa e vejo que temperatura atinge, consoante a temperatura que esteja vejo se está bom ou se é necessário afastar mais da luz ou aproximar. Uso também um termómetro normal (o que as pessoas usam) para medir a temperatura da agua para dar a papa, pois fervo agua. E isto é importante pois muito quente podes queimar o papo da ave e profura-lo e com isto ave poder morrer... Muito fria eles rejeitam.

Com a experiência e eles já com 5 ou 6 semanas bastava por a papa na pele e percebia se estava muito quente ou não, caso não é porque está morna. Isto não é nada de mais mas inicialmente tinha medo que qualquer coisa que fizesse os mata-se lol..

Para eles não estarem sempre a levar com a luz em cima, costumo baixar uma das "asas" da caixa de forma a fazer alguma sombra, depois eles decidem onde querem estar mais...

Prepara-te que só devem deixar dormir +/- 6h nas primeiras semanas... Por isso a noite podes fazer a papa um pouco mais grossa mas só um pouco, pois assim aguentam mais sem pedir comida.
Caso te peçam comida antes do tempo que deveria de ser quer dizer que estás a fazer a papa muito diluída, ou seja tem que ser um pouco mais grossa.
Pelo menos é assim que eu percebo se estou a fazer bem ou não. Eles também facilitam a vida um pouco, só faltava falarem ; )


Em relação aos sites, também retiro alguma informação do site que mencionaste mas maioritariamente é do site que referi. Aliás já estive a contar os dias no calendário e escrevo tudo numa nota no telemóvel e sei exactamente o dia em que devo passar a dar menos papa nana... Já está tudo agendado : ) Alias vou tentar ao máximo que eles já estejam desmamados na ultima semana de Março, por razões pessoais, em principio vou conseguir é mesmo ajusta a nível de tempo mas vai dar se tudo correr bem : )

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 15:25

lool ficou mesmo grande o meu comentário lool desculpa...

Senão te apetecer ler tudo percebo, qualquer duvida diz que eu tento esclarecer uma a uma e em comentários pequenos lol.

Mas atenção não sou nenhum especialista em aves, nem criar a mão etc... Simplesmente criei uma vez, não achei nada complicado mas sim ter muito tempo, alguma paciência e alguns cuidados e cria-se bem, pelo menos os agapornis roseicollis. Pois muita gente disse que ia ser complicado eles aceitarem a papa por já terem os olhos abertos etc... Mas para mim foi muito fácil, óbvio que no 1º dia não foi, dado também a minha inexperiência pois nunca tinha criado e porque eles não sabiam o que era aquilo.
No 2 dia o único problema continuava a ser eu, devido a falta de experiência, pois eles ate se atropelavam para comerem lol... Foram eles que explicaram tudo : ) obvio que também tenho o meu lado "esperto" por exemplo inicialmente dos 4 havia 2 que comiam muito bem e outros 2 +/- ou seja havia 2 que assim que viam a seringa era logo atacar e outros dois tinha que andar um pouco atrás deles, solução para isto?
Simples dava de comer 2 a 2, com um que comia bem e com um que comia +/-, assim que o comia +/- via o outro a comer e a fazer os movimentos, sons etc... de ser alimentado vinha logo a correr.
Isto facilitou-me a vida também mas isto inicialmente depois todos só queriam comer, impossível dar a todos ao mesmo tempo porque atropelavam-se mesmo e depois era papa pela cabeça era uma confusão lool...


Por esta "simples solução" e pelo facto de as crias se aquecerem umas as outras, pois estavam sempre juntas, acho melhor não criar 2 ou + crias do que uma só.
Mas se queres só criar uma não tem mal até pode ficar mais "humanizada" (sinceramente das 2 que tenho duvido, podes sim é conseguir que fale etc, coisa que não consegui porque os que criei falavam com os da varanda um casal não criado a mão e + tarde entre eles).
Com a idade que vais criar pelo que dizem não problemas em dar a papa porque ainda tem os olhos fechados, não sei se é verdade, mas experimentar vou tira-los dos pais com 12/13 dias de vida (próximo fim de semana : D )


(lol mais um comentário grande, gosto de falar disto lol adorei criar a mão : ) )

Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 22:37

Boa noite
Sim conheço o victor :mrgreen:
Vou apontar tudo o que disseste, espero que corra tudo bem, tenho algum receio de fazer asneira com uma cria tão nova, esperemos que não. Vou ver se também elaboro um documento para colocar no meu blog e ajudar quem esteja agora (assim como eu) a dar os primeiros passos na criação de aves a mão.
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 23:10

Okok fazes bem. Eu quando tiver tempo copio o que esta nesse documento e digo que é da autoria do Manuel Falcão (que desconheço totalmente mas sem duvida que era ou é alguém com muito conhecimentos! Pois o site dele tem outros artigos bons) se não der para copiar escrevo num documento igual ao que está : ) isto só porque era chato por alguma razão o site deixar de funcionar e perder-se toda a informação boa que ele contem.

Alguma duvida diz por aqui ou pelo meu mail que está no blog. (não costumo estar sempre por aqui o mail vejo +/- todos os dias)

No site há uma referencia de como criar a mão, de como por a seringa (suponde que vais criar com a seringa normal) e isto é importante, tens de por de lado tipo do lado esquerdo para o direito ou vice-versa. Ou seja por "boca" da seringa de lado pois assim a "boca" entra toda dentro do bico e ave não se mexe muito.

E depois é ires vendo o papo e se ele pede mais comida, com a idade que vais criar e eu também com pouca comida fica com o papo cheio por isso tem atenção isso não convém a ave arrebentar de comida ; )

É engraçado quanto tem poucas penas porque vê-se a comida no papo quando cheio ou +/- cheio : )

Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

segunda, 06/fev/2012, 23:15

A papa que devo utilizar é que mencionei no inicio do tópico?
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 08:02

Sim! Pelo menos eu usei essa e eles aceitaram muito bem. E ate gosto do cheiro da papa cheira tipo a baunilha. E vou voltar a usar com os que for criar para o próximo fim de semana : )

Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 12:17

Devo dar as crias agua? ou a agua que vem na papa é suficiente?
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Avatar do Utilizador
Janeca
****
Mensagens: 327
Registado: segunda, 04/abr/2011, 23:17
Localização: Alcácer do Sal

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 13:44

Agua so quando começarem a comer sementes
Janeca
(João Matos)
Criador de Agapornis Roseicollis
STAM DI99
http://janecabirds.webnode.pt/
https://www.facebook.com/JanecaBirds

Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 13:56

Ok ,obrigado. Pensei que podia dar quando dava a papa
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Gonçalo_Louro
***
Mensagens: 89
Registado: segunda, 28/fev/2011, 21:41

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 21:36

Não, não vale a pena, ate porque ainda se pode afogar com algum azar...(hoje perdi a minha cria nova, eram 3 e a 3º nasceu com 5 e 3 dias de diferença das outras 2)


Esta semana vou comprar o que vou precisar para começar a criar a passarada no fim de semana. Os pais deles é que já não vão criar nada, eram para criar a cria mais nova mas infelizmente não será possível.... : (

Mas os outros 2 estão bons, hoje pôs anilha pela 1º vez, não é muito fácil, mexem-se bue lool

Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Dúvidas na criação de agapornis à mão

terça, 07/fev/2012, 22:04

Na tabela da naturezactiva na parte da quantidade fala em 4-6 cc, estes cc corresponde a que medida? ml?
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/

Voltar para “Exclusivo: Agapornis”