Página 1 de 2

Extremamente desiludido com criadores e forma como se cria

Enviado: segunda, 26/nov/2012, 12:31
por quirino
ola a todos
este fim de semana houve uma exposiçao aqui na madeira em que houve muitas aves com muita qualidade adorei ver os exoticos, mas tambem foi a 1ª exposiçao ornitologica que eu fui. :D
mas na parte que mais interessava_me que foi os agapornis foi uma desilusao autentica. os passaros eram muito novos nao tinham as mascaras feitas eram crias muito novas depois a identificaçao inda foi pior nao houve nenhuma certa lutino face laranja e claramente era um lutino face laranja. o pior foi um opalino aqua e tava escrito opalino palido fikou decepcionado.
a pior parte foi ao falar com alguns criadores sobre as aves e tal, tavam a comentar que fishers e personatus sao a mesma coisa e que devem criar juntos em viveiro :shock:
fiquei em estado choque. acho preocupante estas situaçoes de juntar estas duas belas aves e criar hibridos acho que esta gente sao mesmo ignorantes criar a toa estas aves :?

Re: extremamente desiludido com criadores

Enviado: segunda, 26/nov/2012, 13:58
por Luis Grencho
Boas.
Esse é um problema que afecta não só a Madeira, como continente, como em muitos outros Países, a maior parte das pessoas não sabe o que cria, nem o que deve ou não juntar, não estão minimamente interessados em aprender e evoluir, vão andando........ e cultivando depois nos mais novos essas mesma maneira de estar e de criar aves.
Cabe a mim, a si, a todos nós que tentamos e gostamos de fazer as coisas da forma correcta, passar essa mensagem as pessoas que não o fazem, só assim com a melhoria e evolução de todos as coisas no geral podem mudar.
Mas tambem lhe digo, ja tendo uns anitos disto, continuo a ver muita coisa mesmo má, muitas pessoas que continuam e teimam em fazer as coisas mal, mesmo depois de avisados e informados, é preciso muita paçiência e vontade para manter alguma vontade para manter a "luta" contra quem não se preocupa com as aves e com a sua qualidade quer enquanto ave quer mesmo em muitos casos enquanto seres vivos.
Isto mais em termos gerais, em termos das Exposições propriamente ditas o panorama pelo menos aqui no Continente melhorou muito nesse aspecto, mas continua a haver muita coisa mal em termos de aves em estado péssimo nas Exposições, mal inscritas, mal apresentadas, feridas, doentes......... há que ir tentanto sensibilizar as pessoas para o que é uma Exposição, que é um concurso de aves e não uma mostra ou feira de aves.

Re: extremamente desiludido com criadores

Enviado: segunda, 26/nov/2012, 14:28
por Carlos A.
Boas , partilho convosco a 100 por cento a mesma opinião. Sinceramente acho deplorável que nos dias de hoje certos criadores, que por vezes até são conceituados, não tenham os devidos cuidados, afinal são criadores. As pessoas querem comprar roseicollis, personata e fisher puros, não híbridos, só queria mesmo dizer que é lamentável.

Re: extremamente desiludido com criadores

Enviado: segunda, 26/nov/2012, 17:38
por quirino
as aves nem sentiam_se bem nas gaiolas que so quer dizer que foram metidas nas gaiolas de expo e siga que ja vai tarde acho muito mal. mas criei um novo patamar no meu sonho de criar roseicollis mostrar aos madeirenses como devemos criar estes belos animais.
todos os dias tento saber sempre mais indo a blogs como o do sr luis grencho entre muitos outros para aprender sempre mais sobre estas aves lindas.
com muito trabalho exforço dedicaçao e paciencia proxima exposiçao tenho de deixar claro como devemos fazer as coisas certas

Re: extremamente desiludido com criadores

Enviado: segunda, 26/nov/2012, 21:07
por zynT
quirino Escreveu:as aves nem sentiam_se bem nas gaiolas que so quer dizer que foram metidas nas gaiolas de expo e siga que ja vai tarde acho muito mal. mas criei um novo patamar no meu sonho de criar roseicollis mostrar aos madeirenses como devemos criar estes belos animais.
todos os dias tento saber sempre mais indo a blogs como o do sr luis grencho entre muitos outros para aprender sempre mais sobre estas aves lindas.
com muito trabalho exforço dedicaçao e paciencia proxima exposiçao tenho de deixar claro como devemos fazer as coisas certas
É esse mesmo o espírito!! Força nisso :D

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 12:15
por losteden
estou de acordo com o post, muitos nem sabem o que craiam e nem sabem se vendem machos ou femeas. Eu já comprei 2 femeas acreditando no criador. Agora só compro em lojas

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 12:48
por Luis Grencho
Boas.
losteden Escreveu:estou de acordo com o post, muitos nem sabem o que craiam e nem sabem se vendem machos ou femeas. Eu já comprei 2 femeas acreditando no criador. Agora só compro em lojas
e em lojas não é engando......
olhe que eu acho que ainda é pior, agora o que se pode falar é em criadores e ou reprodutores/vendedores de aves que são coisas muito diferentes, depois mesmo dentro dos criadores como em tudo na sociedade, por exemplo há Médicos melhores que outros!!!, há mecânicos melhores que outros!!! ........ não se pode meter tudo no mesmo saco e depois tambem há os maus clientes........... que querem comprar barato e quase dado e depois querem bom....... comprem aves sexadas..... por exemplo, mas isso fica mais caro e as pessoas vão comprar o barato, depois choram..... como vê temos milhares de variantes para a mesma pergunta/resposta, cada caso é um caso. Uma coisa que vejo por aqui muitas vezes escrita e acho graça que é as pessoas dizerem para irem comprar a criadôres que é mais barato!!!????, duvido..... se calhar queriam dizer reprodutores de aves em serie e sem o minimo de conhecimento, depois vêem-se queixar desses "criadores", há um ditado que diz " o burro albarda-se a vontade do dono", experimente a fazer o seguinte, na maioria das lojas (ressalva na maioria, não em todas, porque tambem há algumas (poucas) boas lojas de aves), entre e diga que precisa de 3 fêmeas de Fischeri por exemplo, iram-lhe dizer logo que as que tem ali são todas fêmeas, (provavelmente alguns nem são fischeris mas Personatus ou ate na maioria já hibridos) depois peça a um amigo logo de seguida para não ser voçê na mesma a entrar lá porque ja o viram antes e dizer que precisa de 3 machos Fischeris, vai ver que na maior parte das vezes as aves que lá estão passam logo a machos e ate poderão mudar de espécie num instante, porque se na loja não tem certificados de sexagem como podem afirmar que são machos ou fêmeas, pelos osso da cloaca..... pois é pareçido com o Totobola, que ainda tem 3 hipoteses vitoria, empate e derrota, aqui é mais facil, so tem 2 ou é macho ou é fêmea tem 50€ de probabilidades de acertar, depois estas pessoas que compram em lojas, Feiras, maus criadores, pessoas sem conhecimentos, serão os ditos futuros "criadores" com o mesmo tipo de conhecimento e interesse "0", que depois chegam ao assunto do topico que é má apresentação e qualidade das aves, aves hibridas, mutações todas misturadas sem nexo..... e por ai a fora. Todos erramos, todos temos de aprender, agora não podemos só é criticar e não fazer nada primeiro nós mesmos para melhorar e depois ajudar os outros para que tambem possam evoluir e preçeber o que se deve fazer, mesmo assim vai sempre haver quem não o fassa porque não quer, porque se esta borrifando, etc, etc, mas por cada um que se consiga trazer para o lado certo da "coisa" será uma vitoria.

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 13:58
por quirino
excelente sr. luis
existem N lojas que eu vou que nem fazem ideia do que estao vendendo. este fim de semana foi a uma loja de animais comprar comedouros para meter grit que estava a faltar_me e reparei que tinha uns 6 tristes roseicollis numa gaiola do tamanho para um casal de piriquitos. tinha um aqua 2 verdes d 1 canela dd e um pallid.
estava identificado como 3 verdes a 35 euros e dois lutinos a 60 euros é de salientar que os lutinos nao existiam era apenas o pallid e o canela dd.
agora a minha questao sera que para trabalhar nestas lojas eles nao tem de saber minimamente o que vendem?

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 16:35
por vitor santos
Boas tardes:
Sou criador de psitacideos, não dessa especie mas de outras . Essas noticias e de por uma pessoa em estado choque, mas tambem penso que quem faz esse genero de crusamentos ou leva passaros muito novos e sem qualidade para as exposições não se podem ititular criadores ou expositores ,e não andam ca a fazer nada

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 17:19
por Luis Grencho
Boas.
O problema não é nem de criadores, reprodutores, nem de vendedores, nem compradores, é de todos e depende de cada um em particular procurar informar-se ao maximo o que vai adquirir e comprar, porque isto é uma bola de neve, quando se vai comprar um casal de agapornis, muitas pessoas nem sabem que existem varias especies, que algumas delas se reproduzem entre si e dão hibridos ferteis, ora quem vai comprar se não souber o que quer, se for comprar a quem tambem não sabe o que cria ou vende, essa pessoa irá tambem ela criar mais aves mediocres e sem qualidade, por conseguinte depois de tirar 2 ou 3 ninhadas poderá ter 10/15 aves para dispensar a outra pessoa, e que depois tambem ela irá perpectuar esse erro, por isso ao fim e ao cabo o cliente final, o comprador é que faz a selecção do que é bom ou mau, do que se vai vender ou não, como em qualquer outro bem, se for comprar fruta a um sitio e a mesma for sempre ruim, bichosa, podre, etc, vamos deixar de la ir, e todos iram fazer o mesmo, esse sitio não venderá mais fruta e depois vai fechar a porta, agora se la formos continuar a comprar, a fruta continuará a ser vendida em mas condições.
Nas aves é igual, se as pessoas se fartam de ouvir falar deste problemas e depois continuam a comprar de igual forma..... aqui mesmo no Forum, centenas de vezes vem pessoal colocar duvidas e pedir ajuda e informação, as pessoas esclareçem e dizem para ver isto e aquilo e ir com calma não se precipitar a comprar, no dia seguinte ja aqui estão com fotos das aves a perguntar a mutação e a especies, depois muitas vezes ouvem dizer que são hibridos, que são de especies diferentes, muito fracos, etc, etc, afinal nem com a informação as pessoas se preparam melhor pelos vistos, por isso e infelizmente me pareçe uma luta ingloria e será sempre assim, talvez menos porque a informação e maior, mas irá continuar, depois as pessoas que na verdade se interessam e ouvem, essas vão aos poucos pelo caminho correcto e procurando sempre fazer as coisas da forma mais correcta, agora não podemos é querer meter sempre o preço a frente da qualidade, quando se diz que uma ave custa 50, muitas pessoas dizem logo que eu aqui e ali compro a 20, pois mas compra o quê, um Ferrari ou um Mini, é que ambos andam, mas a velocidade e o preço são bem diferentes...

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 17:41
por quirino
tem razao sr luis mas há que ver limites, aves muito fracas e mais cara do que aves com muita qualidade.
é verdade o que o sr luis disse em relaçao a que vendemos o que nao queremos porque sao fracas ou nao estao bem marcadas mas isso é o comportamento mais logico que podemos fazer porque nao vamos ter aves fracas.
ha uns anos meu irmao comprou um hibrido (fisher com roseicolli) na altura nem tinhamos informaçao nenhuma destas aves mas como era bonita ele comprou quando eu li alguns artigos sobre hibridos reparei que tinhamos um, mas eu nao ia vender a outra pessoa porque seria contra a minha ideia. deixei_o de parte numa voadeira ate que os seus dias acabe.

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 17:49
por augusto1977
ola amigos

de facto concordo que deva existir uma triagem do tipo de aves que devem ser apresentadas em concurso,mas tambem tenho de referir que grande parte de criadores iniciantes não tem qualquer auxilio ate por parte dos clubes onde estão inscritos do que devera fazer do que devera estar atento para levar as aves a exposição,hoje em dia nem nos podemos queixar muito ja que o nivel de qualidade falando em algumas especies não envergonham ninguem alias regra geral esta num nivel muito alto....
ãgora creio que deveria ser feita uma sensibilização a nivel da federeção e dos clubes para tentar cativar mais pessoal a participar em exposições ,conheço bastantes que na duvida nunca vão,alguns ainda teem a sorte de conhecerem criadores mais experientes amigos que vão la a casa dar uma opinião,mas regra geral não tem essa sorte,tenho a certeza que se fosse feito um acompanhamento por parte dos clubes a ornitologia em geral ganhava com isso,e seria uma coisa que nem seria assim tão dificil de concretizar....

agora quanto a realidade aqui debatida ai não posso opiniar ja que desconheço osparametros das raças...


abraços a todos

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 18:38
por Luis Grencho
Boas.
quirino Escreveu:tem razao sr luis mas há que ver limites, aves muito fracas e mais cara do que aves com muita qualidade.
é verdade o que o sr luis disse em relaçao a que vendemos o que nao queremos porque sao fracas ou nao estao bem marcadas mas isso é o comportamento mais logico que podemos fazer porque nao vamos ter aves fracas.
Estamos a falar de coisas diferentes, quando se fala em vender o mais fraco, posso falar no meu caso porque cada um sabe de si, não estamos a falar de vender aves Hibridas, fora do padrão da especie, doentes, etc, etc, á claro que eu crio por exemplo 80 aves, quando estão adultas faço uma escolha segundo os meus gostos (que até podem nem ser os mais correctos) e guardo essas aves para mim, quer seja pela aparência, pela sua genetica, por ser filho deste e daquele, por ter uma carcteristica que quero aproveitar, o resto vendo porque não tenho espaço para mais e porque não estão dentro daquilo que eu acho (por vezes ate vendo aves que são melhores que algumas que fico em casa), as que tem menos plumagem, menos intensidade da côr, etc, etc, mas não vendo "lixo", tomara eu quando começei que me vendessem certo "lixo" que eu vendo agora, e claro vendo apreços que por vezes diferem em muito, tenho em conta a qualidade das aves, agora a questão que expôe de venderem aves más mais caras do que aves boas, é simples de resolver, não compra e espera pela altura certa para comparar aves melhores a preços mais justos, isto claro estamos a falar de suposições não estamos a avaliar aves em concreto, porque como deve calcular uma ave tem um preço subjectivo, eu posso pedir por uma ave de aspecto visual igual a outra o dobro do preço, eu é que sei o que devo ou não pedir, agora voçê tambem é livre de comprar ou não e de conseguir saber ou ver se a ave terá ou não esse potencial que eu lhe estou a atribuir, vendem-se milhares de canarios a 20/30€ mas tambem se vendem muitos a 200€, porque será......

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 18:47
por Luis Grencho
Boas.
augusto1977 Escreveu:de facto concordo que deva existir uma triagem do tipo de aves que devem ser apresentadas em concurso,mas tambem tenho de referir que grande parte de criadores iniciantes não tem qualquer auxilio ate por parte dos clubes onde estão inscritos do que devera fazer do que devera estar atento para levar as aves a exposição,hoje em dia nem nos podemos queixar muito ja que o nivel de qualidade falando em algumas especies não envergonham ninguem alias regra geral esta num nivel muito alto....
agora creio que deveria ser feita uma sensibilização a nivel da federeção e dos clubes para tentar cativar mais pessoal a participar em exposições ,conheço bastantes que na duvida nunca vão,alguns ainda teem a sorte de conhecerem criadores mais experientes amigos que vão la a casa dar uma opinião,mas regra geral não tem essa sorte,tenho a certeza que se fosse feito um acompanhamento por parte dos clubes a ornitologia em geral ganhava com isso,e seria uma coisa que nem seria assim tão dificil de concretizar....
, Augusto, não há uma triagem propriamente dita numa Expo, apenas é permitido a Organização declinar a aceitação de aves doentes claramente ou com problemas graves visiveis, de resto quem esta a reçeber as aves pode até nem perçeber nada da Especie, agora acho que uma pessoa sabe que uma ave tem duas asas com guias, ja vi aves com as asas com as guias tão partidas que pareçia não ter asas, aves demasiado sujas com lama mesmo de andarem na rua no chão molhado, poderia apontar muitas outras coisas, não estamos a falar de aves com uma guia a menos que aconteçe porque a ave entra em muda, com uma ferida ou uma pena arrancada a ultima da hora quando se vai a apanhar para a expo, isto no geral, agora por exemplo um hibrido claro ou falhas demasiado graves a pessoa que pensa ir a uma Expo deve ter isso ja mais ou menos no seu conhecimento.
Em relação a parte de Clubes, ajuda, etc, eu estou de acordo, da minha parte faço isso sempre que posso, que vejo ou me é solicitada ajuda, depois tambem há os que se vai ajudar e respondem torto com ar superior.....sobre os outros não sei nem posso falar, la esta como ja tinha dito, se todos dermos um pouco pode ser melhor.

Re: Extremamente desiludido com criadores e forma como se cr

Enviado: terça, 27/nov/2012, 19:50
por augusto1977
Luis Grencho Escreveu:Boas.
augusto1977 Escreveu:de facto concordo que deva existir uma triagem do tipo de aves que devem ser apresentadas em concurso,mas tambem tenho de referir que grande parte de criadores iniciantes não tem qualquer auxilio ate por parte dos clubes onde estão inscritos do que devera fazer do que devera estar atento para levar as aves a exposição,hoje em dia nem nos podemos queixar muito ja que o nivel de qualidade falando em algumas especies não envergonham ninguem alias regra geral esta num nivel muito alto....
agora creio que deveria ser feita uma sensibilização a nivel da federeção e dos clubes para tentar cativar mais pessoal a participar em exposições ,conheço bastantes que na duvida nunca vão,alguns ainda teem a sorte de conhecerem criadores mais experientes amigos que vão la a casa dar uma opinião,mas regra geral não tem essa sorte,tenho a certeza que se fosse feito um acompanhamento por parte dos clubes a ornitologia em geral ganhava com isso,e seria uma coisa que nem seria assim tão dificil de concretizar....
, Augusto, não há uma triagem propriamente dita numa Expo, apenas é permitido a Organização declinar a aceitação de aves doentes claramente ou com problemas graves visiveis, de resto quem esta a reçeber as aves pode até nem perçeber nada da Especie, agora acho que uma pessoa sabe que uma ave tem duas asas com guias, ja vi aves com as asas com as guias tão partidas que pareçia não ter asas, aves demasiado sujas com lama mesmo de andarem na rua no chão molhado, poderia apontar muitas outras coisas, não estamos a falar de aves com uma guia a menos que aconteçe porque a ave entra em muda, com uma ferida ou uma pena arrancada a ultima da hora quando se vai a apanhar para a expo, isto no geral, agora por exemplo um hibrido claro ou falhas demasiado graves a pessoa que pensa ir a uma Expo deve ter isso ja mais ou menos no seu conhecimento.
Em relação a parte de Clubes, ajuda, etc, eu estou de acordo, da minha parte faço isso sempre que posso, que vejo ou me é solicitada ajuda, depois tambem há os que se vai ajudar e respondem torto com ar superior.....sobre os outros não sei nem posso falar, la esta como ja tinha dito, se todos dermos um pouco pode ser melhor.
não poderia estar mais de acordo

a triagem que me refiro e dos proprios criadores,obviamente quando criamos uma determinada raça ou especie temos de ter uma noção minima do seu standart,quando a limpeza amigo luis sem comentarios isso e elementar,amigo luis e verdade que as vezes tem pessoas que pedem uma opinião e não gostam da resposta,bem ai quando pedimos uma opinião de alguem experiente isso por si so ja e uma ajuda ja nos facilita o trabalho ,evitamos insistir no erro,mas enfim amigo luis so espero que com isso não desencoraje em poder ajudar os restantes....


abraço