Ogi
Mensagens: 29
Registado: quarta, 24/ago/2011, 15:40

Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

domingo, 10/fev/2013, 15:51

Alguém me pode explicar por carga de água é que tem sido tão difícil adquirir uma fêmea de agapornis fischer?!
Estou há meses a tentar contactar criadores aqui da zona (Santa Maria da Feira), lojas de animais e sabe-se mais lá o quê, e ninguém parece ter nenhuma destas aves, tanto fêmeas como machos! :roll:
Inclusivamente, a dona de uma loja, deu-me o contacto de 3 criadores diferentes e nenhum deles tem! Há alguma crise com estes animais que eu desconheça? XD

Avatar do Utilizador
cdio
Mensagens: 37
Registado: terça, 27/set/2011, 18:24

Re: Dúvida Agapornis fischer

domingo, 10/fev/2013, 16:31

Boas
Ultimamente tem havido falta dessas aves pois 'nuestros hermanos' vieram ca e limparam tudo lol
agora quem quer, compra la a preços absurdos e que ainda por cima são aves nacionais :?
quando vieram ca era oferecer meia dúzia de tostões agora pra vender são caros porque não há. simples! :? :?

Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida Agapornis fischer

domingo, 10/fev/2013, 16:39

Boas.
E de quem é a culpa?, de quem vendeu ao desbarato..., mas tambem muitas dessas aves em termos de qualidade.....
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/

Avatar do Utilizador
cdio
Mensagens: 37
Registado: terça, 27/set/2011, 18:24

Re: Dúvida Agapornis fischer

domingo, 10/fev/2013, 16:45

Nem mais.. concordo a 100%
criadores venderem agapornis a 5€ ou 6€ as quantidades como é claro.
isso nao paga as sementes papas trabalho!!!!!
mas é o que temos ca! poucos criadores e muitos produtores :?

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

segunda, 11/fev/2013, 11:20

boas

em primeiro lugar eu culpa o nosso fantastico governo, pois querem pagar a divida a custa de quem cria aves.
amigo eu sou de santa maria da feira... e posso dizer-lhe que das poucas lojas que conheço a maioria nao mete aves que precisem de cites e se la tiverem alguma é por desconhecerem que precisa de cites. depois posso tambem dizer-lhe que possivelmente o maior criador de fischers de santa maria da feira... disse-me a dias que ia deixar de criar fischers, personatas e nigrigenis e ficar so com roseicollis... por medo.

e isto tudo deriva de onde ? dos cites é claro. antes sequer de eu pensar ter agapornis, ou se ouvir falar em cites.... ainda me lembro na loja aqui da zona.... muito forte em agapornis e o forte eram os fischers.... deixou tudo.

em seguida culpo os criadores... mas tambem muitos acredito que vendam ao desbarato por certas situaçoes.

eu admito que ja tive um casalito de nigrigenis a criar... a ideia era criar personatas ou nigrigenis... quando ouvi falar do cites, nem pensar e tudo devido ao nosso governo querer pagar a divida com dinheiro do pessoal das aves. entao decidi dedicar-me aos roseicollis.... ate aqui tudo bem, mas prontos veio a vontade de criar para expor... para isso preciso de anilhas oficiais, bora registar-me num clube.
dei a morada que me disseram que era apenas para uso a nivel interno do clube... depois noutra conversa dias depois fiquei com a impressao que a morada segue tambem para a federaçao, nao percebo o porque, mas segue..... ora os gajos do icnf andam aqui na zona.... ha pelo menos 4 casos ja conhecidos.... se andam na zona ou alguem deu acusa ou eles tem acesso as moradas dos criadores, possivelmente atraves da federaçao ou assim.... logo pah um gajo ao registar-se num clube esta quase que digamos a pedir para virem la a casa ver o que temos..... eu admito com receio tive de vender as aves.... ou melhor praticamente da-las.... posso dizer que quem as comprou deu-me a 13 euros nem mais um centimo.... e pelo que me disse era para enviar para o dubai.... como nao faço ideia.

pelo menos digamos descansado estou porque prontos se la vieram bater so tenho roseicollis.... claro que para quem nao esta registado num clube penso que so vao la a casa se alguem der acusa.

agora tambem conheço um caso de um sujeito que cria roselas, agapornis, e outras aves a precisar de cites... mas tipo... tem as ''instalaçoes'' afastadas de casa... se alguem la for, nem ve, nem sabe de quem é aquilo.... e alem disso nao esta registado em lado nenhum.... so se alguem der acusa dele.

admito posso ter contribuido para o mau funcionamento da coisa... posso admito... mas infelizmente isto é tudo criado pelo nosso governo.

mais criadores vao vender ao desbarato.... por medo.... mais criadores vao deixar de criar.... isto vai estragar a ornitologia um pouco a nivel geral.... porque muito pessoal deixou os agapornis e nao so e virou-se para os canariose exoticos.... daqui a uns tempos os canarios e exoticos andam ai a ser dados.... os criadores de aves cites que estao legais... cada vez mais vao ter dificuldade em vender aves ca dentro mesmo estando tudo legal.... e depois so vendendo para fora.

acreditem.... isto é tipo uma bola de neve.... e claro que nao é para o ano que se vai ver isso logico... é com o tempo.

este criador de que falo aqui em santa maria da feira, posso dizer que devia ser o maior e possivelmente melhor criador do concelho.... 190 casais... entre fischers, personatas, nigrigenis e roseicollis.... tinha mutaçoes que algumas nem na net as vejo.... tinha aves que nem eu que percebo muito via-se logo que tinham uma boa qualidade ... e por causa dos cites diz que vai deixar tudo e ficar so com roseicollis.... em conversa com ele diz que se fizer entre 2000 a 3000 euros com o que tem de vender é muito, mas diz que gastou o triplo ou mais e demorou anos para conseguir o plantel.

mas compreendo-o... eu com algumas ja tive medo de levar com uma multa e estragar a minha vida... quanto mais ele.


por isso repito a culpa disto é do nosso governo. la fora um fischer ou um personata nao precisa de cites, nao precisa no fundo que paguemos para o ter e criar. nao sei se ha alguma coisa que se possa fazer aqui em portugal para nos colocarmos a par do resto da europa.

alguma petiçao ou assim para acabar com os cites nas aves que para o resto da europa nao sao precisos, mas aqui sao.

eu assino.

PedroVDias
***
Mensagens: 65
Registado: segunda, 21/mar/2011, 20:02

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

segunda, 11/fev/2013, 11:40

Eu tenho 4 amarelos e pretendo fazer trocas para cruzar sangue...
É pena os CITES nas aves, pois o pessoal foge de mais despesas que com a venda de aves não dá para pagar e claro o medo de fiscalizações.
Não estou registado em clubes e por isso não vou tendo medo, mas não sou mais que os outros se as coisas apertarem...

Contudo, aos interessados, tenho interesse em trocas para formar mais casais. As minhas aves são de ninhada de Dezembro de 2012 e estão devidamente anilhadas.
Sou da zona do Porto.

Exodia
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 19/dez/2012, 23:56

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

terça, 12/fev/2013, 13:57

mas vê-se pouca gente a vender agapornis, eu vejo na zona de braga, existe muito pouca variedade, acho que encontro outro tipo de aves mais caras do que agapornis

Avatar do Utilizador
Dpassarada
****
Mensagens: 328
Registado: quinta, 27/dez/2012, 12:19
Localização: Guarda
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

terça, 12/fev/2013, 17:41

Andam aí a falar de multas por causa dos nigrigenis, alguém me sabe dizer o valor?

Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 491
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

terça, 12/fev/2013, 23:18

Boas

Tente pesquisar por resultados das exposições na zona e ver quais os criadores que levaram fischeris e entrar em contacto. Ou então fazer uma pesquisa no avespt por criadores.
Nesta altura da época não é muito fácil, a época vai a meio, as crias ainda são muito novas e muitos criadores ainda não querem dispensar aves.

Por vezes é complicado, uma pessoa que tenha cerca de 20 casais, com uma boa postura pode ficar com 80 pássaros em casa de um momento para o outro e 80 pássaros comem muito! E veem na revenda um escape fácil. Outras das razões é porque é muito mais simples, escolhe as aves, vende e recebe o dinheiro. Não tem de andar a vender em casa dois a dois, não precisa de sexar, não tem de "aturar" pessoal a regatear preços nem a dizer que queria era mesmo comprar os reprodutores do criador que são muito melhores do que os que tem para vender, etc.
Claro que há o reverso da medalha, por vezes despacham tudo e depois ficam sem nada. O ideal é, como tudo, um meio termo.
em primeiro lugar eu culpa o nosso fantastico governo, pois querem pagar a divida a custa de quem cria aves.
Dito assim até parece que a questão do CITES é uma ideia do governo, mas não, é Internacional. Há quem tenha as aves registadas desde 2004, não é uma novidade. E posso dizer que o processo agora é muito mais ágil.
este criador de que falo aqui em santa maria da feira, posso dizer que devia ser o maior e possivelmente melhor criador do concelho.... 190 casais... entre fischers, personatas, nigrigenis e roseicollis.... tinha mutaçoes que algumas nem na net as vejo.... tinha aves que nem eu que percebo muito via-se logo que tinham uma boa qualidade ... e por causa dos cites diz que vai deixar tudo e ficar so com roseicollis....
Não percebo, para quem tem tantos casais o que ia gastar nos CITES era irrisório.

Eu não sou nenhum defensor do CITES, apenas acho que não é o culpado de haver mais ou menos criadores, ando há uns anitos nisto e posso dizer que cada vez vejo mais psitacídeos nas exposições, inclusive no Nacional. Agora já vi foi muitas modas, quando comecei os criadores de psitacídeos estavam quase todos na zona centro e zona oeste, hoje já não. Já vi criadores a dominarem a criação a nível nacional, depois aparecem outros. Acontece o mesmo com certas espécies. Tudo isto é normal.
Defendo que o processo do CITES devia ser ainda mais ágil e mais profissional, menos burocrático. Mas recentemente até vi umas vantagens, como se fala muito e o pessoal anda com medo de comprar aves sem os papéis, torna-se mais difícil vender aves roubadas e isso é extremamente positivo.

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

quarta, 13/fev/2013, 11:08

cblampreia Escreveu:Boas

Tente pesquisar por resultados das exposições na zona e ver quais os criadores que levaram fischeris e entrar em contacto. Ou então fazer uma pesquisa no avespt por criadores.
Nesta altura da época não é muito fácil, a época vai a meio, as crias ainda são muito novas e muitos criadores ainda não querem dispensar aves.

Por vezes é complicado, uma pessoa que tenha cerca de 20 casais, com uma boa postura pode ficar com 80 pássaros em casa de um momento para o outro e 80 pássaros comem muito! E veem na revenda um escape fácil. Outras das razões é porque é muito mais simples, escolhe as aves, vende e recebe o dinheiro. Não tem de andar a vender em casa dois a dois, não precisa de sexar, não tem de "aturar" pessoal a regatear preços nem a dizer que queria era mesmo comprar os reprodutores do criador que são muito melhores do que os que tem para vender, etc.
Claro que há o reverso da medalha, por vezes despacham tudo e depois ficam sem nada. O ideal é, como tudo, um meio termo.
em primeiro lugar eu culpa o nosso fantastico governo, pois querem pagar a divida a custa de quem cria aves.
Dito assim até parece que a questão do CITES é uma ideia do governo, mas não, é Internacional. Há quem tenha as aves registadas desde 2004, não é uma novidade. E posso dizer que o processo agora é muito mais ágil.

Pois é internacional, eu sei... o problema é que em vários paises la fora nao precisa de cites para fischers, personatas e outras aves... que aqui precisa. segundo li por ai tipo o tratado decide que aves devem precisar de cites, mas digamos que a lei no pais esta acima.... ou seja o gajos dizem por exemplo que os agapornis fischer e personatas nao precisam de cites... o nosso governo acha que sim, ou melhor alguns iluminados dizem que sim.... bora dai... eles precisam aqui, noutros paises nao.
este criador de que falo aqui em santa maria da feira, posso dizer que devia ser o maior e possivelmente melhor criador do concelho.... 190 casais... entre fischers, personatas, nigrigenis e roseicollis.... tinha mutaçoes que algumas nem na net as vejo.... tinha aves que nem eu que percebo muito via-se logo que tinham uma boa qualidade ... e por causa dos cites diz que vai deixar tudo e ficar so com roseicollis....
Não percebo, para quem tem tantos casais o que ia gastar nos CITES era irrisório.

Eu não sou nenhum defensor do CITES, apenas acho que não é o culpado de haver mais ou menos criadores, ando há uns anitos nisto e posso dizer que cada vez vejo mais psitacídeos nas exposições, inclusive no Nacional. Agora já vi foi muitas modas, quando comecei os criadores de psitacídeos estavam quase todos na zona centro e zona oeste, hoje já não. Já vi criadores a dominarem a criação a nível nacional, depois aparecem outros. Acontece o mesmo com certas espécies. Tudo isto é normal.
Defendo que o processo do CITES devia ser ainda mais ágil e mais profissional, menos burocrático. Mas recentemente até vi umas vantagens, como se fala muito e o pessoal anda com medo de comprar aves sem os papéis, torna-se mais difícil vender aves roubadas e isso é extremamente positivo.
pois pessoalmente tambem acho que se nao fosse em tudo pelo menos uma grande parte eu ''aderia'' ao cites.
o que ele me disse foi que na altura que era para mandar a papelada, amigos dele mandaram, pagaram e ate hoje nao receberam nada, logo nao mandou.

respeito a sua opiniao, mas mantenho a minha. o cites é responsavel por haver menos criadores. Veja o meu caso... se nao fosse o cites eu preferia criar personatas ou nigrigenis, mas com um viveiro que da para 6 casais, o dinheiro investido neste hobby, era muito. assim mantenho apenas roseicollis. invisto na comida e pouco mais. tenho apenas 2 casais a criar, o pouco dinheiro que posso fazer com as crias ja da praticamente para o ano todo em comida. se tivesse cites nao dava para o cites.
agora acredito que isto vai selecionar os criadores, para mim vai. os criadores de fischer, etc... que so criavam a especie para fazer dinheiro... para depois venderem a 10 euros a ave... certamente muitos deixaram os ditos por causa do custo extra que depois nao é recompensado na venda. provavelmente vai criar uma onda de criadores de roseicollis ou outras especies e digamos ''estragar'' o mercado e mesmo a criaçao por assim dizer.
agora acredito que quem tenha aves para expor e tal... nao desista por causa dos cites, a menos que se venha a confirmar o que penso... que é.... criador x cria fischers sempre com a ideia de expor em 1º lugar, mas os que nao expoe vende... tem tudo legal claro... mas se as lojas compram menos, o criador vende menos, o criador mais dia menos dia ou deixa de criar ou começa a vender aves mais barato, ou entao se tiver alguns conhecimentos vende para fora a bom preço, mas ca dentro muito pouco ira vender. isto vai aos poucos matar a passarada em portugal. e oxala me engane... começou pelas aves de bico curvo... quando começar a ''esgotar'' a fonte... basta la algum iluminado se lembrar dos canarios e exoticos... e isto prontos descarrila tudo.
certamente se nao fosse necessarios cites para algumas aves que la fora nao precisam, certamente estariamos mais representados nas exposiçoes mundiais, e certamente ate teriamos mais premios, assim nao.

agora isto é so a minha opiniao... mas respeito as outras opinioes claro.

Brunommsilva
***
Mensagens: 84
Registado: sexta, 31/ago/2012, 04:04
Localização: Setúbal

Re: Agapornis fischer - não se encontram, porquê?

quarta, 13/fev/2013, 13:47

Boas!
Parece-me que o amigo Agaboy está a confundir duas situações. O CITES e o registo no ICNB... Por aquilo que tenho lido, o que me parece é que lá fora não precisam é de fazer o registo em entidades do género do ICNB. Mas o CITES é sempre necessário. Obviamente que assim não estão sujeitos às taxas exorbitantes que temos que pagar em Portugal. É claro que concordo consigo, que isto é uma mama para os cofres destas instituições e que é claro que prejudica quem gostaria de ter nem que fosse um casalito das referidas espécies, mas que obviamente não vai pagar mais do triplo do valor das aves em taxas que não fazem o mínimo sentido. Claro que quem tem muitos casais, essa questão não toma a mesma proporção, no entanto é uma despesa extra e pesada, que era perfeitamente dispensável, pois não trás qualquer benefício às aves em questão, nem à preservação da fauna indígena, que seria onde deveriam ser aplicados os fundos, e pelo que oiço (leio) pelo forúm e pela net, essa fauna continua à venda nas feiras às carradas e em condições deploráveis, sem haver o mínimo de fiscalização, afinal toda a gente sabe onde andam as ilegalidade e ninguém (autoridades) toma medidas!
Quanto a mim a questão do averbamento dos CITES podia ser gerido pelos clubes (não sei se é assim que acontece lá fora), que controlariam as entradas e saídas dos plantéis. E os clubes responderiam a uma entidade superior, federações ou ICNB, a quem deveriam comunicar os registos anualmente.
Além de injustas, estas taxas descriminam negativamente os criadores de aves de pequeno porte e menor valor comercial, pois o criador de Agapornis paga exactamente o mesmo valor de um criador de Araras ou Catatuas.... É justo??... Não me parece!!!

É apenas a minha opinião.

Cumps,
Bruno Silva.

Voltar para “Exclusivo: Agapornis”