GrandeCruz
Registado: domingo, 20/jan/2013, 11:12

Periquitos com comportamento estranho - bicam as crias!

quinta, 19/set/2013, 21:08

Tenho um casal de periquitos que são excelentes para criar(posturas de 6 e 7 ovos todos com sucesso), o grande problema é a reacção da fêmea quando as crias começam a sair do ninho. Ela sempre foi muito agressiva para as crias depois destas saírem do ninho. Mas desta vez tem sido uma coisa por demais.
Quando a primeira cria mal saiu do ninho a fêmea começou logo a bicar com intenção de matar, voltei a colocar a cria no ninho e vi a fêmea a alimentar a cria normalmente junto com as outras, mas no dia seguinte não estava em casa e quando cheguei tinha a cria morta no fundo da gaiola com a cabeça completamente desfeita e em sangue.
Hoje saiu a 2ª cria e se não fosse a minha mulher voltava a acontecer o mesmo.
Neste momento tenho 2 crias que já saíram do ninho juntas com o macho e a fêmea com as crias que ainda estão no ninho, que as trata lindamente.

Peço desculpa o testamento, mas era para explicar bem a situação e para ver se alguém me pode ajudar(já aconteceu com alguém? Que devo fazer?), não me queria desfazer deste casal visto serem muito bons até a fêmea atacar as crias mal estas saiam do ninho.

Obrigado

avesct3pd
Registado: terça, 02/abr/2013, 14:31

Re: Periquitos - Que comportamento mais estranho!!!!

quinta, 19/set/2013, 21:42

boas...já me aconteceu isso varias vezes, o conselho que lhe dou é o que eu faço nos meus e com bons resultados, sempre que isso me acontece retiro a femea, o macho toma bem conta das crias sozinho e quando separar as crias volta a juntar a femea ao macho....cumps

GrandeCruz
Registado: domingo, 20/jan/2013, 11:12

Re: Periquitos - Que comportamento mais estranho!!!!

quinta, 19/set/2013, 21:47

Boa noite,
Mas quando é que devo retirar a fêmea? Não costumo ver o macho a dar de comer ás crias, aliás neste momento as 2 crias que estão com o macho tem que se desenrascar sozinhas, visto que ele ainda não deu qualquer comer a elas.

Frederico
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48

Re: Periquitos com comportamento estranho - bicam as crias!

sexta, 20/set/2013, 00:31

Nunca tive sequer uma que as depeneasse quanto mais matar :/
É quanto estiverem com 28 dias por ai. Os machos costumam cuidar das crias, mas se diz que o seu nao o faz... Não deixe faltar a papa na gaiola que tem as crias com o pai pois elas costumam bicar 1º a papa do que as sementes
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem

avesct3pd
Registado: terça, 02/abr/2013, 14:31

sexta, 20/set/2013, 15:40

Eu faço desta forma as criaçoes: formo o casal entretanto á ovos ,quando as crias nascem só a femea as alimenta, quando ja têm 15 + ou -, entao o macho começa a alimentar as crias nessa altura retiro a femea para que esta nao seja galada novamento pelo macho,porque depois posso acontecer o que aconteceu (ela bicar as crias para elas sairem do ninho para ela fazer nova postura) quando as crias comerem sozinhas 40dias + ou - junto a fema novamente ao macho para eles começarem a fazer nova postura....ate hoje sempre fiz desta forma com bons resultados....ate por que tambem a femea enquanto esta separada do macho esta a descansar....ja tive casais que matavam mesmo as crias porque elas nao saiam do ninho,nao sei quanto tempo têm as crias... pode sempre se ainda forem muito novas colocar noutro casal, ja o fiz e uns aceitaram outros nao...o macho tambem pode nao dar de comer ás crias porque esta enteressado em galar a femea e no final de a galar tem de lhe dar uma boa refeiçao... o meu conselho é se ainda a femea nao começou a fazer nova postura retire a femea para o macho se enteressar pelas crias, se a femea ja começou tente colocar as crias noutri casal, ou entao pelo menos uma vez por dia dar-lhe voçe mesmo com uma seringa,para que o pouco que elas possam comer nao seja o sufiçiente...faça uma visita: avesct3pd.blogspot.com....cumps

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

sexta, 20/set/2013, 18:22

Eu crio periquitos já há uns bons anos e isso nunca me aconteceu. Já me aconteceu uma fêmea matar as crias de outra porque estava interessada naquele ninho, de resto mais nada.
Eu crio em viveiro e como é óbvio nunca separo machos de fêmeas e nunca vi as fêmeas bicarem nas próprias crias, é assim tão normal? Se calhar é por o espaço ser grande.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”