Periquito doente [dúvidas / ajuda]

Melopsittacus undulatus: Periquito australiano, Periquito inglês

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Periquito doente [dúvidas / ajuda]

Mensagempor Sininho » sexta, 28/nov/2014, 14:22

Boa tarde a todos.
Tenho um casal de periquitos que há cerca de 2 meses teve bébés pela 1ª vez, eram 6 ovos no total, no entanto, 1 deles morreu dentro do ninho por razões desconhecidas, o 2º o mais novinho penso que foi pisado pelos outros ainda dentro do ninho, apenas saíram 4 do ninho.
Um dia assim do nada, o que foi o 1º a sair do ninho morreu sem razão aparente, de tarde andava a pendurar-se nas grades, mas à noite já o vi a um canto da gaiola e acabou por morrer pouco tempo depois. Sem que eu percebesse a razão, alimentava-se bem, bebia água, tudo aparentemente normal.
Sobraram 3 periquito, no entanto 1 deles parece-me estar agora doente, está muito murcho, gosta de se aninhar na nossa mão, não sei se terá frio. Ontem à noite estive a ver se tinha alguma coisa que pudesse apontar alguma doença não vejo nada. Ele come, não está magro, bebe água, mas dorme muito e tem sempre as penas tipo eriçadas, como se estivesse sempre aninhado, tenho a ideia de que está sempre com frio. Mas de um momento para o outro vai de um poleiro para o outro e depois para o baloiço e ali fica novamente a dormir.
Já cobri a gaiola com uma manta para que ficasse mais quente.
Alguém me pode dar uma ajuda e dizer-me o que será que o periquito tem? Será que está constipado? Ou apenas precisa de umas vitaminas.
Sininho

Registado: terça, 30/set/2014, 13:04

Re: Periquito doente?

Mensagempor Pawn_pt » sexta, 28/nov/2014, 18:47

Olá Sininho,

Será que me pode responder a algumas questões, para melhor enquadrar o problema?

Que idade têm os pais?
Quantos dias têm as crias ? Já sairam todas do ninho?
Em que zona da casa se encontra a gaiola ? Na cozinha ? Numa Marquise ? Está sob exposição solar direta?
Para facilitar o acesso a comida e bebida por parte das crias, colocou comedouros adicionais no fundo da gaiola? Eles ao inicio sao um bocado "nabos" e n sabem aonde sao os comedouros / bebedouros, pelo que é importante haver comedouros / bebedouros de fácil acesso e em abundância.
Nenhuma das crias que morreu tinha feridas com sangue? É muito comum os projenitores bicarem os mais pequenos qdo querem que eles se vão embora (o que numa gaiola é impossível, e em alguns casos acabam por morrer). Para evitar esta situação, eu retiro a fêmea da gaiola e o macho acaba de criar os pequeninos.

Com os melhores cumprimentos,
Pawn_pt

Registado: terça, 29/mai/2012, 15:44

Re: Periquito doente?

Mensagempor borllock » sexta, 28/nov/2014, 20:04

Se as crias se alimentarem bem, isso cá para mim são salmonelas ou coccidiose, os pais já não sentem tanto porque têm o sistema imunitário mais forte, mas devem ser portadores da doença.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin

Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Voltar para Exclusivo: Periquito Ondulado

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes