joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Alimentação dos Periquitos

Olá, sou novo no forúm (cerca de 3 dias) e já li montes de tópicos e só posso dizer que estou a adorar! O pessoal aqui é fantástico e vejo que há aqui grandes criadores!

Pois bem, eu estou a começar a entrar no vicio, sou ainda novato! Apenas tenho 2 casais de mandarins e 2 de periquitos!

Gostava de saber (junto dos especialistas) se posso dar pequenos pedaços de fruta aos meus periquitos e se será também possível fornecer-lhes amendoins caso não lhe faça mal algum e com que regularidade! Sinto que as minhas aves devem ter sempre do bom e do melhor, assim como eu gosto de ter, por isso quero saber sempre tudo o que lhes posso dar de forma a sentirem-se cada vez mais agradadas!

Por fim gostava de saber em que altura devem começar a criar visto já estarem os casais formados (menos os mandarins em que tenho 2 casais juntos)?!

Aguardo resposta!
Expliquem-me o que puderem e não se importem com textos longos, pois leio tudo o que por aqui passa com a maior atençao!

Obrigado! Abraço

João Eduardo
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Periquitos

Olá João,

Bem-vindo ao fórum e a esta actividade da criação de aves.

Em primeiro lugar, quando se começa é normal querer dar muita coisa, frutas, vegetais, hoje isto amanhã aquilo. Para começares não compliques, uma boa mistura (encontras muita informação sobre isso na net), uma boa papa e tens meio caminho andado. Depois dai logo pensas em suplementos e outras coisas conforme entendas fazer sentido.

Frutas e vegetais não fazem mal algum, sempre gostei muito de usar maçã, figos e espinafre ou nabiças. Cenoura também gostam, mas com o tempo deixei praticamente de usar essas coisas excepto por brincadeira de vez em quando. Não acho que sejam essenciais, mas como tens poucas aves são um forma de estares "próximo" delas. Não abuses de frutas, especialmente se forem muito ricas em água ou açúcares, e troca todos os dias as frutas e legumes que dês.

Procura informação sobre misturas que vão ser a base da alimentação e, infelizmente, muito do que surge no mercado não é da melhor qualidade.
No que pudermos, cá estamos para ajudar.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Desde já muito obrigado Ricardo! Vejo que és um dos melhores e dedicados criadores nacionais e por isso irei seguir os paços que me vais dando, porque o melhor é seguir os MELHORES :D !

Penso que a loja que me fornece a mistura nesse aspecto está muito bem organizada! é uma cadeia de lojas nacional, por isso deve ter bons conhecimentos (digo eu)!

Já agora a título de curiosidade sobre exóticos: tenho um amigo que também é um grande criador, já chegou a vencer também vários prémios de exposição! é uma pessoa dedicada principalmente aos mandarins! Vou ver se o meto cá na forum :wink: !!

Abraço, vocês são fantásticos!

João Eduardo
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Alimentação de periquitos

Olá João,

Não sou de longe nem pretendo passar por isso melhor ou pior que outros membos do fórum. Infelizmente, nos últimos anos tenho tido muito pouco tempo para me dedicar às criações, mas como em tudo o que gosta, tentamos sempre aprender mais e evoluir os nossos conhecimentos.
Existem por aqui pessoas com bastante mais experiência, em particular com periquitos.

De qualquer forma, quando de recomendei que procurasses informações sobre misturas para periquitos foi no sentido de veres que por vezes as marcas mais "comerciais" nem sempre são as de melhor qualidade. Quanto mais especializadas menos comuns são no mercado. De uma forma geral, "foge" das misturas que têm aqueles biscoitinhos às cores (que alguns chamam vitaminas). A composição varia ao gosto de cada criador e das suas aves/condições. Importante mesmo é que sejam sementes limpa e frescas. O resto com o tempo vais melhorando. É normal que para quem tem 2-3 casais a exigência com a qualidade da mistura não seja a mesma do que para quem tem 50 casais e tem outros objectivos. Por isso te dizia para começares com calma, sem complicar.

Quando comecei também usava tudo e seguia n esquemas de tratamentos, comecei com as marcas "comerciais" de supermercado e loja da esquina. Aos poucos fui conhecendo outras alternativas e a perceber que afinal quando usava isto ou aquilo não via qualquer alteração. Com isso criei o meu método, que não é inalterável, nem será o melhor de todos, mas tenho defendido várias vezes que é importante o criador criar o SEU método. E o SEU método é aquele em que está satisfeito com as coisas, e (para mim é importante) que percebe como funciona.

Isto porque se fores levar as coisas mais a sério e começares a falar com muitos criadores, vais ver que cada um usa uma coisa, mas muitos deles nem sabem o que estão a usar. Isso, na minha forma de ver, só complica as ideias de quem começa e não faz sentido.

Posso-te dizer o que dava aos meus periquitos, que tive numa pequena colónia de 6 casais (chegaram a ser 9 mas deu mau resultado...)

Mistura de alpista, milho alvo branco, milho alvo amarelo, milho painço e milho japonês. Posso procuras as % que já nem me lembro.
Para de criação todos os dias sempre com um suplemento vitaminico e probiótico (na fase de criação). Osso de choco sempre disponivel. Água limpa já está. Muitas das coisas que uso noutras aves (cálcio, proteina, etc) nunca usei com os periquitos porque nunca achei que fossem necessárias para os meus objectivos (simplesmente gostava de ver a animação naquela colónia, nada mais). Não quer dizer que fossem menos bem tratados por isso :wink:

O fórum tem tido um crescimento interessante, espero que continue, todos são bem-vindos!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa tarde e bem vindo ao forum :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Periquitos

Muito Obrigado! Foi um esclarecimento muito bom! Vou seguir o que voces me vão dizendo, nada melhor que a experiência! e quanto à época de reprodução...em que mês devem começar a criar tanto os mandarins como os periquitos?

Tenho reparado que 1 dos casais de periquitos anda sempre a dar ums bicadinhas um no outro, tipo beijos! Que quererá isto dizer?

Obrigado!

João Eduardo

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”