inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas pessoal ja algum tempo que ando a observar os meus periquito e a minha questão é tenho dois casais (macho Verde e fêmea branca) estes metem ovos e nunca estão galados.

O outro casal o macho também é Verde e a fêmea e 80% Branca os restantes 20% e azul este casal do tira filhos verdes

a minha questão é porque que o primeiro casal não tira nada é o segundo só sai em verdes .
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal dw periquitos

No casal que não tira nada um deles ou ambos podem ser inférteis ou muito novos/velhos. Mas quantas vezes isso aconteceu?
No outro casal pode só tirar verdes se o arlequim for recessivo, mas quantas crias já deu esse casal? Numa postura não saem todas as mutações possiveis.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Casal dw periquitos

Boas no primeiro casal eles devem de ter cerca de 1 ano e os ovos que mete nunca estão fala dos
O segundo casal meteu 3 ovos desses 3 nasceram dois e ambos são verdes
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Casal dw periquitos

Nunca estão galados e já aconteceu ai umas 3 vezes
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal de periquitos

No casal que não nasce nada, a fêmea faz bem o choco? Na próxima experimenta colocar os ovos no outro casal a ver se nasce alguma coisa. De qualquer das formas são novos ainda.
No casal que nasceram 2 verdes, como foi apenas estes 2 que nasceram podem aparecer outras mutações.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas eu faco sempre a ovoscopia e nunca estão galados o outro casal do come ou a reproduzir agora vou ver como sairão as próximas crias eles estão todos na mesma gaiola
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas, o primeiro casal como sabe que tem um ano?
No srgundo casal so tiram verdes porque o macho e verde e a femea azul malhada recessiva, o verde e dominante sobre o azul para nascerem azuis o macho teria que ser portador de azul. Mas espere por mais ninhadas, uma ninhada ainda nao da para ter a certeza do que o casal e portador.
Cumprimentos
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Em tempos tive periquitos. Tinha uns quantos casais e procriavam como ratos. Uma vez por ano nascia 1 amarelo com olhos vermelhos. Dos periquitos pode.se esperar muitas cores. Podem agora tirar 10 verdes e o 11 ser doutra cor. Pelo menos os meus eram assim.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Mas em relação ás mutações, isso pode acontecer tanto nos periquitos como noutra espécie qualquer, as mutações funcionam de forma semelhante.
Pegando no teu exemplo, tu deverias ter apenas 1 casal que podia dar crias lutinas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Tirava crias lutinas pk o macho era portador de ino. Nos periquitos comprados em lojas ou ate mesmo por vezes a particulares, e muito dificil saber de que cor saíram as crias por nao se saber que mutações eles sao portadores, So ao fim de duas tres ninhadas.
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas sobre as mutações não percebo muito disso mas vou deixar andar e ver como serão as próximas crias
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas. Podes sempre administrar ferti-vit. Ajuda na fertilidade e combate a morte dentro do ovo.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Bom dia,
O Ferti-Vit ajuda sim na fertilidade e no canto, agora que combate a morte no ovo nunca ouvi falar, até porque uma das possíveis causas de morte no ovo são as salmonelas por exemplo, e o ferti-vit não combate isso.

Leu isso em algum lado ou fala por experiência própria?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

O ferti-vit não combate as salmonelas, o que pode fazer é melhorar o próprio sistema imunitário da ave e este combater as salmonelas. As salmonelas estão muitas vezes presentes na ave e esta não sofre com isso, se o nível de salmonelas aumentar ou a ave ficar mais fraca por qualquer motivo, aí sim as salmonelas são perigosas. Claro que nas crias é sempre mais perigoso porque não têm tantas defesas. Penso que não estou a dizer nenhuma asneira.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Casal de periquitos com ovos não galados [dúvidas]

Boas Rúben. Quem me recomendou à uns tempos atrás o ferti-vit foi mesmo um veterinário. Ele explicou-me o porque de usar aquele produto mas agora já não estou bem recordado. Sei que ele disse que continha uma ou duas substâncias essenciais que por vezes falta nas nossas aves. A verdade é uma. Tinha um casal de mandarins que os filhotes morriam a meio do desenvolvimento e a partir daí nascem sempre. Agora também como já estou mais dentro do assunto, já não descarto a possibilidade de usar um desparasitante interno. E de seguida as vitaminas.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”