Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Roseicollis com defeito nas articulações das ancas

Boa noite
Tenho um casal de roseicollis, que em maio do ano passado fez a primeira postura e tirou cinco crias, que criaram sem problemas. Este ano já fizeram duas posturas e não tem corrido bem. Na primeira forraram o ninho com pouco material (rama de pinheiro), que a medida que ia decorrendo o choco e depois de nascerem os bebés iam deitando fora, pelo que as crias ficaram praticamente encima da madeira do ninho. Até aqui parecia tudo bem, até que me apercebi que eles não ficaram direitos com as patas. Andavam de pernas abertas, tendo ficado com a sensação, que foram os pais que quando iam para cima deles no ninhos, os esmagavam contra o fundo do ninho e eles ficaram com deformações nas articulações das “ancas”. Na segunda postura, como estavam também a colocar pouco material, eu mesmo coloquei no ninho material, mas eles voltaram a ir deitando fora e as crias acabaram por ficar com o mesmo problema.
Não sei se isto é um problema comportamental, ou outra coisa que não estou a ver. A única mudança que houve, foi que eles fizeram a primeira postura numa gaiola mais pequena e seguir, coloquei-os num viveiro maior.
Será que alguém já teve uma experiência parecida ou consegue dar uma ajuda, para ver se consigo ultrapassar esta dificuldade.
Obrigado
Fernando
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roseicollis com defeito nas articulações das ancas

Se eles voltarem a deitar fora o material de construção faça você o ninho e coloque os ovos/crias no ninho novamente, insista sempre.Tenha também sempre material de construção na gaiola.
Experimente também mudar o material de construção para palmeira para ver o que fazem.
Lave sempre as folhas de palmeira/rama de pinheiro, pois embora a probabilidade seja pequena, eles podem estar a fazer isso por a rama de pinheiro ter ácaros ou piolho, não me parece que seja isso, mas...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Roseicollis com defeito nas articulações das ancas

Obrigado pela ajuda. O ir repondo o material no ninho à medida que eles tiram parece-me uma boa medida que não me tinha ocorrido. O ter material no fundo da gaiola, acho que não vale muito, porque quem o coloca no ninho é a fêmea e ela como está no choco, não vai levar. Quanto à lavagem, eu costumo lavar sempre a rama de pinheiro com uma mangeueirada.
Obrigado mais uma vez
Fernando
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roseicollis com defeito nas articulações das ancas

Os meus mesmo estando no choco ou com crias, se tiverem material de construção vão levando para o ninho, pouco, mas levam. Se não for mais serve para se entreterem, aliviarem o stress e não descontarem nas crias, etc. Não se esqueça que numa gaiola as aves pouco ou nada têm para fazer.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”