joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Periquitos - Ovos

Olá

Gostava que me dessem umas dicas quanto à "limpeza" dos ovos dos meus periquitos. Os ovitos têm algumas fezes agarradas e isso não é bom, de maneira que gostava que me dissessem as vossas técnicas de limpeza!

Abraço
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa tarde ja crio piriquitos ha muinto tempo e nunca limpei os ovos,sempre tirei piriquitos,a propria femea cuida da limpeza dos ovos mas cada criador tem as suas "tecnicas" quanto a mim deixo que a natureza siga o seu rumo :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

periquitos

Obrigado Vítor

Então farei o mesmo, vou deixar estar. Não há risco de o ovo infeccionar e não desenrolar o desenvolvimento da cria?

Outra questão, é apartir de que dia depois da postura já se nota que existe embriam a formar-se lá dentro?

Obrigado. Abraço
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite,quanto ao risco de infecção não tem qualquer problema,em relação ao tempo que leva a ver se ha embrião nunca liguei a isso mas penso que a partir da primeira semana desde que esteja fertilizado ja se deve notar os "raios" de sangue nos ovos ,mas como disse nunca liguei a isso porque desde que estejam no choco não se deve andar a mexer nos ovos porque normalmente não rejeita mas pode haver situações em que pode rejeitar nomeadamente quando e a primeira postura )claro que as opiniões variam de criador para criador,neste caso falo por mim
:?
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
joao.eduardo.24
Mensagens: 33
Registado: quarta, 12/set/2007, 00:16

Obrigado Vítor pelo teu esclarecimento!

Abraço
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Boa tarde.

Pode sempre, em caso de força maior, mergulhar durante uns minutos o ovo em água tépida e limpá-lo depois suavemente com um pincel de pelo macio secando-o seguidamente com um pano, também suave, tipo flanela.
Às vezes utilizo este método com os ovos dos meus canários e até agora não me tenho dado mal.

Saudações ornitológigas.

Armindo Tavares.
joao rosa
***
Mensagens: 82
Registado: domingo, 30/set/2007, 00:01
Localização: tomar
Contacto: ICQ

ola a todos, quanto aos ovos estaram sujos nao vejo qualquer problema, tanto que na natureza as femeas sujam de proposito os ovos para tentar camufla-los dos predadores.
Milas
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 09/mar/2007, 23:53
Localização: Tomar

boas,
na minha opinião a probabilidade de contaminação é maior lavando os ovos do que não lavando

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”