R.Aves
Registado: segunda, 23/jul/2007, 22:03
Contacto: Sítio web

Periquita

sexta, 08/fev/2008, 11:26

A minha Periquita esta no ninho (tem 3 ovos) mas o macho ontem estava morto com a cabeça em sangue :(
Alguém sabe porque isto pode acontecer? (na gaiola estava o casal mais um filhote)
Será que ela agora vai rejeitar os ovos?

Obrigado

R.Aves

sexta, 08/fev/2008, 21:07

Ninguem me dá uma ajuda :cry:

samuel
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58

sexta, 08/fev/2008, 21:21

Quanto ao que aconteceu com o seu periquito eu não lhe sei dar uma resposta, talves um ataque de algum rato, ou gato, ou mesmo uma luta entre ele e a cria o que se torna mais provável se a cria for um macho já adulto. :shock:
Quanto à fêmea não se preocupe, ela vai chocar os ovos como se nada tivesse acontecido, desde que a cria a não incomode.
:wink:

LuixFlip
Site Admin
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16

sexta, 08/fev/2008, 21:25

ola Ricardo

por acaso não reparaste se alguma das outras aves, femea ou cria, tinham sangue no bico?

um abraço

LuixFlip

PauloSantos
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

sexta, 08/fev/2008, 21:39

Boas

Antes de a procurar razões para o sucedido, isto no caso de ter sido, umas das outras duas aves que estão dentro da mesma gaiola, seria necessário, e como o LuixFlip, já referiu, tentar perceber se algum deles se encontra sujo com sangue no bico um em redor deste... e ai sim, perceber o que poderá ter despoletado essa situação.

Quanto à questão do ovos, presumo que não haverá qualquer tipo de problema, a fêmea, em sendo uma boa progenitora, chocará os ovos e cuidará das crias sem problemas de maior.

Boa sorte
Paulo Santos

R.Aves

sexta, 08/fev/2008, 22:32

a femea tinha sangue no bico e em ralação ao filhote ainda saiu do ninho +- 2 semanas, estou a pensar em muda-lo de gaiola
ou ainda é cedo?

obrigado

jcunha
Registado: quarta, 03/out/2007, 23:32

sábado, 09/fev/2008, 01:41

Eu já tinha respondido a este tópico logo a seguir á primeira pergunta do R.Aves, mas a resposta não aparece... Se calhar houve um erro na postagem. Sei por experiência própria que foi a fêmea que matou o macho, porque já tive casos assim... Tinha uma fêmea que uma vez atacou o macho quando tinham quatro crias no ninho. Retirei o macho que sangrava da cabeça pensando que este teria tentado atacar as crias e a fêmea as teria defendido. A fêmea continuou a criá-los sozinha, até que chegou a altura de sairem do ninho... :( Cheguei a casa e ela tinha morto duas das crias abrindo-lhe um buraco na cabeça. Tirei as outras duas e juntei-as ao macho que as criou. Pensando que era stress mudei a gaiola para um canto mais sossegado e desta vez a fêmea não atacou o macho, mas com três crias bicou a cabeça da mais velha que já tinha saido do ninho. Mais uma vez retirei a fêmea e o macho criou-os novamente sozinho. Da terceira vez e depois de um tónico anti-stress não sei o que iria acontecer porque encontrei a fêmea morta em cima de quatro crias e três ovos. O macho só deixou morrer a cria mais nova e criou as outras três. Entretanto fiquei com uma fêmea da primeira ninhada que criou agora pela primeira vez e teve apenas duas crias. Um dia cheguei e uma delas tinha sangue na cabeça... Mais uma vez tive que retirá-la e deixar o macho correspondente criar as crias. Será esta agressividade de algum modo hereditária. Tenho vários casais de periquitos e só tive problemas com estas duas, mãe e filha... :?

Desculpem o testamento.... :wink:

samuel
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58

sábado, 09/fev/2008, 09:29

É preciso ter muito azar, as suas fêmeas são umas assassinas psicopatas.
As minhas nunca fizeram disso, só por raras excepções alguma se lembra de ir roubar o ninho de outra e atirar-lhe os ovos para fora do ninho, mas já tive um caso em que duas fêmeas ocuparam o mesmo ninho e criaram todas as crias e foram 11, é obvio que depois de serem meias emplumadas as separei para outro ninho.

PauloSantos
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

sábado, 09/fev/2008, 14:03

jcunha Escreveu:Será esta agressividade de algum modo hereditária.
Essa é uma questão que tenho colocado a mim mesmo e sobre a qul tenho pesquisado, mas sem grande sucesso que que respeita à obtenção de respotas concretas.

Certo é, que conheço diversos caso em que a fêmea ataca macho e crias, provocando-lhe a morte.

Eu própio, tive uma fêmea de Periquito Inglês, talvez das melhores que tive até hoje, mas que, assim que as crias começavam a ganhar penas, ela matava-as.

Posteriormente, algumas da crias, nomeadamente as fêmeas, tiverem também, algumas delas, comportamentos idênticos.

Acabei por retirar essa fêmea do meu plantel.

Até à data, ainda não encontrei dados especificos que me permitam afirmar que é um comportamento que se transmita genéticamente, mas por uma qestão de segurança, prefiro não utilizar aves que demonstrem agressividade.
Paulo Santos

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

domingo, 10/fev/2008, 02:48

Para mim comportamentos desses, bem como o depenar das crias tem uma base genetica em muitos casos, essas linhas devem ser eliminadas pura e simplesmente do plantel
Pedro Ramalho

vitor anastacio
Site Admin
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42

domingo, 10/fev/2008, 18:12

Boas sempre criei periquitos e ate ao momento nunca me aconteceu nada igual,quanto a questão dos ovos ela acaba por tirar mesmo tendo a cria ao pe.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

R.Aves

domingo, 10/fev/2008, 19:30

Obrigado a todos pela ajuda, se calhar vou fazer como o Pedro Ramalho disse

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”