LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Periquitos

Boa tarde.
Deram-me recentemente um periquito e em breve estou com intenções de juntar uma fêmea para começar a criar.
Gostava que me respondessem a algumas questões e quem quiser e tiver destas aves se quiser dar sugestões agradeço pois eu entrei agora neste mundo e sei pouco disto.

Gostava de saber se o periquito se dá bem com outros pássaros, pois na Internet li que é um pássaro calmo e amigo, mas um senhor com quem falei sobre pássaros disse que ao pé do periquito não posso juntar nada pois o periquito mata.
Gostava de saber coisas sobre a criação, pois em Abril vou juntar uma fêmea ao meu periquito para começarem a criar e apesar de já ter lido alguns blogues gostava que me dessem dicas e alguns avisos sobre tal.
E a minha ultima pergunta (para já) é se posso apanhar os pássaros com um camaroeiro de rede fina, pois não tenho como entrar na minha gaiola e sendo ela grande, se tiver que tirar os pássaros de lá não os consigo apanhar, e lembrei-me daqueles camaroeiros em rede de pano.

Obrigado
serradeep
***
Mensagens: 133
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10
Localização: Coimbra

Podes apanhar com um camaroeiro, mas rápidamente meter mão nele, senão começa a "estragar" o camaroeiro.
Põe os dedos sobre a cabeça para não te morder!

Quanto à criação, não há passaro mais fácil, é por um ninho e já está, não são passaros que "fazem" ninho, um ninho tipo tipo caixa com um buraco de entrada, facilmente encontras nas lojas da especialidade!

Quando comecei tinha um viveiro de 3mtx2mtx2mt e tinha lá várias especies, e os meus nunca se deram mal, mas vozes experientes dizem ser melhor não juntar com outros passaros de bico fino, apenas com os de bico curvo.
Nuno Serra
Stam: 275-F
http://nunoaves.blogspot.com
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Pois eu ninho já tenho, adaptei um que era de umas caturras e cortei a meio para fazer mais pequeno, mas só tem madeira, é preciso por lá algo dentro para eles fazerem ninho?
João Gaspar
***
Mensagens: 167
Registado: domingo, 01/mar/2009, 19:39
Localização: Leiria
Contacto: Sítio web

Boas
Não não é necessário colocar nada no ninho, os periquitos criam sem nada no ninho. E como foi referido na resposta acima estas são umas aves muito ferteis prepare-se :D
Adquiri no final de Novembro dois casais e desde ai já me deram 17crias.
Quanto ao juntar com outras aves não o aconselho muito, com psitacideos pode ser que se dêm agora com bicos "compridos" não. Em tempos tinha num viveiro grande periquitos e uns mandarins e foi para esquecer, destruiam o ninho dos mandarins constantemente
serradeep
***
Mensagens: 133
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10
Localização: Coimbra

Boas de novo

O ninho tem que ser tapado, dizes que cortas-te o das caturras, acho um ninho muito grande, mas tenta, e no fundo tem que ter uma covinha para os ovos não rolarem para o lado!

Pois! como diziam na resposta acima dois casais 17 crias, periquito é assim mesmo! Uma vez tive uma fêmea amarela com 10 ovos e tirou todos os passarinhos, o periquito é, para mim, a mãe ideal, tanto alimenta os pequenitos que acabaram de nascer como os maiores que já nasceram a três ou quatro dias, ao contrário do canário por exemplo

Boa sorte :wink:
e boas criações
Nuno Serra
Stam: 275-F
http://nunoaves.blogspot.com
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Sim eu cortei, o das caturras era muito grande, então cortei um bocado e fechei, e depois pus uma rede lá dentro para eles treparem para saírem na boa. O macho ainda não entrou no ninho, é normal? Ou se o macho não entra a fêmea também não e é porque não gostam do ninho?
Sim para juntar era com caturras, mas disseram-me que até com esses é perigoso juntar.


Hoje ouvi outra, que tenho de ter ou pedra ou concha no ninho para eles rasparem o bico senão depois quando o bico cresce podem se aleijar.
grimaldi
***
Mensagens: 57
Registado: terça, 19/ago/2008, 23:13
Localização: lisboa cascais

res

ola tudo bem? ora a minha experiencia diz que e possivel juntar uma cattura e um periquito:) e que nao fazerm mal um ao outro.
tenho uma caturra e um periquito que juntei no mesmo dia na mesma gaiola e dao se lindamente . catam se dao comida um ao outro dao beijinhos etc .... :)
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Mais uma questão, eles costumam roer os ninhos não é? É que o meu ninho está lá dentro mas não tem a curva para por ovos e não tem como limpar, então estava a pensar em por um ninho do lado de fora daqueles com gaveta para limpar mas tenho medo que eles fujam...
E aquilo da pedra sempre é verdade?

P.s: No viveiro aqui perto vi que têm fêmeas normais a 7€ e brancas a 10€, os periquito criam com qualquer uma?

P.s2: Um user noutro tópico disse que para criar o macho precisa de 2 fêmeas, é verdade?
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite,tenho lido os posts anteriores e tudo o que posso dizer e que neste momento tenho piriquitos misturados com uma caturra varios rosicolers,personatas ,pardais domesticos e outras aves,nunca tive problema com a mistura e sempre tiraram piriquitos,neste momento tenho perto de 70,fora alguns casais dos quais estou a tirar de uma so cor ,quanto ao ninho podes sempre comprar um que custa ha volta de 5 euros e tem uma tampa da parte de tras que podes tirar para limpar,quanto ha questão das femeas podes juntar qualquer uma de qualquer cor,em relação as"pedras"existem ha venda uns blocos de calcio proprios ou podes juntar osso de choco que se arranja com facilidade.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Pois ninho vi este aqui que é de alguém aqui perto e parecem bons mas o problema é que para os por do lado de fora tenho medo que a femea roa isso e fuja.
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite,tenho uma sugestão simples com um bocado de rede de perferencia de malha quadrada que e mais facil de dobrar e faz um proteção ha volta do ninhoem forma de cubo com as pontas da rede dobrada em forma de gancho de maneira a ser colocada e tirada quando quizeres ter acesso ao ninho,não sei se me fiz entender.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

boas,
o material de que é feito esse ninho, não é muito indicado.
há ninhos baratos, de madeira de pinho (se não estou em erro) que são mais apropriados.
outra coisa, no ninho não deves colocar nada, muito menos pedras :)
gritt e/ou casca de ostra, bem como osso de choco e/ou bloco de cálcio devem ser postos à disposição na gaiola :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite quando fiz tambem referencia a colocar osso de choco era pendurado na gaiola e nunca dentro do ninho.caso não tivesse dado para perceber :lol:
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Sim percebi... e nunca pensei em pô-lo no ninho xD
LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Boas, como já devem ter reparado já comprei a fêmea, em relação as respostas tenho que agradecer, e queria dizer que em relação ao ninho, eu tirei o que eu tinha que não era muito apropriado e comprei um próprio para periquitos e ainda foi mais barato do que esse que tinha posto ai no link.
Já vi aqui numa loja das Caldas umas redes tipo camaroeiro próprias para apanhar aves.
E vi que também há lá aqueles ossos de choco para eles roerem por 1€ LOL

Por isso as minhas questões já foram todas respondidas, agora tenho mais uma, em relação ao osso de choco eles lá tinham normais, verdes e cor de rosa, qual é a diferença? Aconselham osso de choco, casca de ostra ou aqueles quadrados de cálcio?

p.s: Realmente tinham razão naquilo da fêmea roer xD
Em pouco tempo deu cabo dum pedaço da árvore que tenho na gaiola
Sérgio Miguel - Caldas da Rainha - Psitacídeos

Os meus pássaros:
http://www.osmeuspsitacideos.enovipixel.pt

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”