Doença - periquitos

Melopsittacus undulatus: Periquito australiano, Periquito inglês

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Doença - periquitos

Mensagempor Miccoli » quinta, 03/dez/2009, 20:17

Boas,

Preciso de ajuda… Já crio periquitos à muitos anos!!! E ultimamente tenho tido um problema em 2 ou 3 ninhadas de casais diferentes…
Embora as crias se desenvolvam bem, quando chega a altura de ganhar a penas completas, nomeadamente as penas mais das asas (penso que se chamem guias) e as penas mais longas do rabo, não se desenvolvem… E por vezes as crias acabam por morrer…
Geralmente pode acontecer numa ninhada de 5/6 periquitos a ultima ser mais “atrofiada”… Pois foi sempre a mais pequena e não ficar com a “qualidade” das anteriores!! Mas não é o caso…
Possivelmente trata-se de uma doença… Gostaria que me dessem dicas para uma possível cura…. E respectivos “suplementos” a dar as aves!!! Pois não pretendo criar aves que depois não se possam desenvolver…!!! Estou um pouco “assustado”… pois em tantos anos nunca me aconteceu…

Agradecia que me ajudassem…
Obrigado desde já a todos…
Miccoli

Registado: segunda, 18/mai/2009, 19:43

Re: Doença - periquitos

Mensagempor soldarier » sexta, 04/dez/2009, 19:49

boas, pelo que descreves, basicamente "estragaste" as femeas de tantas posturas, levando a que o embriao nao cresca de forma natural, gerando tais problemas durante a adolescencia, relembro que mais que 4 posturas é 1 ABUSO!!!

outra coisa que poderá estar a acontecer é consiguinidade...

olhe para a sua situação e veja que acertei!!!

a Solução. dar 1 ano de descanço a todo o plantel....

Cumprimentos
Visite o meu Blog, http://ilheudapassarada.blogspot.com/ , espero que gostem do trabalho que tenho vindo a desenvolver.....
soldarier

Registado: segunda, 04/ago/2008, 01:39

Mensagempor pedro376h » sábado, 05/dez/2009, 01:26

boas.
provavelmente PBFD - Psitacine Beak and Feathers Disease

não tem cura, é muito contagiosa e é altamente dificil de erradicar das instalações.

manda fazer análises urgentemente.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
pedro376h
Site Admin

Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

Mensagempor Miccoli » sábado, 05/dez/2009, 16:38

Em primeiro lugar quero agradecer os esclarecimentos... e aguardo mais que possam surgir ...

Relativamente ao primeiro que diz que é mtas posturas... nao concordo... e nao é verdade... consaguinidade tb nao...

So espero que nao seja a doença que o Pedro referenciou...

O estranho da situaçao é que numa ninhada por vezes pode acontecer numa só ave... nao acham estranho se fosse uma doença??
Miccoli

Registado: segunda, 18/mai/2009, 19:43

Voltar para Exclusivo: Periquito Ondulado

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante