Avatar do Utilizador
Eduardo Arrenegado
***
Mensagens: 114
Registado: terça, 25/ago/2009, 20:27

Periquito Macho ou Fêmea???

Boas
A semana passada estava eu a dar um passeio por Torres Vedras quando encontro este periquitinho indefeso na relva, tento apanhá-lo e consigo pois não ofereceu resistência nem sequer me mordeu.
Agora pu-lo numa gaiola espaçosa com alimentação adequada e está em perfeita saúde. Eu gostava de lhe arranjar um companheiro/a mas não sei se é macho ou fêmea. Estive a pesquisar na net e sei que nos inos a cera não fica azul, será macho, fêmea ou muito jovem para se saber?
obrigado
Anexos
Apresentação1.jpg
Apresentação1.jpg (52.93 KiB) Visto 5683 vezes
Apresentação2.jpg
Apresentação2.jpg (47.43 KiB) Visto 5683 vezes
"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade." Leonardo da Vinci

www.avesdoeduardo.blogspot.com
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Nesse caso não será um ino, é um malhado recessivo e parece ser novinho daí ainda não ser perceptível a sua cera definitiva mas aquele rosa parece estar a ficar azul e talvez tenha aí um macho mas de qualquer forma como ele ainda não é maior não vale a pena estar a comprar-lhe uma companheira, espere mais uns meses até a cor ficar definitiva e depois aí aconselho-o a comprar !
PS: Isto é apenas um palpite, se estiver errado que alguém me corrija !
PS2: Aconselho-o a retirar esses poleiros de plástico e colocar de madeira natural se puder, é melhor para eles e eles gostam mais ! ;)
Pedro Mendes
Mensagens: 15
Registado: quarta, 06/jan/2010, 10:49

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

ola a todos.....
era agora mesmo para colucar um podte igual....
tenho um(a) piriquito(a) igual... e nao sei qual o seu sexo...
tenho mais em criação mas tem a cera bem defenida machos bem azul e femeas castanho...

tambem gostava de saber com que idade e que os piriquitos se podem ja reproduzir... ja que os casis que tenho em reprodução estão a ter agora a 1 ninhada...

agoardo respostas...
boas criações
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

É mesmo igual ao da foto ou é albino ? São coisas diferentes, nos albinos e lutinos a cera dos machos penso que é cor de rosa .. A idade aconselhável para os periquitos começarem a criar é a partir do 1º ano de idade mas há quem deixe começar antes
Avatar do Utilizador
Dvicente
***
Mensagens: 62
Registado: sábado, 26/dez/2009, 10:21
Localização: Peroviseu-Covilha
Contacto: Sítio web

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

ainda é muito novinho o piriquito para se defenir o sexo basta olhar para os olhos ainda são todos pretinhos, seram adultos quando os olhos tiverem uma aurela braca e branca e no meio preto, no caso dos albinos é vermelho. Como esse é um malhado ira aparecer a cera da respectiva cor.
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Meu pequeno blog dobre psitacideos -> http://avesdovicente.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
Eduardo Arrenegado
***
Mensagens: 114
Registado: terça, 25/ago/2009, 20:27

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Muito obrigado, afinal é simples, vou esperar mais umas semaninhas então.
boas criações
"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade." Leonardo da Vinci

www.avesdoeduardo.blogspot.com
alfaiate
***
Mensagens: 199
Registado: sexta, 18/dez/2009, 22:13
Localização: Leiria

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

ola

tenho uma ave na mesma situação


mas tem um pouco mais de azul

ela tem mais de 4 meses, o "oculos" estao rosa mas nas pontas tem um pouco de azul tal como aquela..


a minha duvida e qual será o seu sexo??


ja vi um periquito com meio oculo rosa e outro meio oculo azul...
confundem muito

Dvicente Escreveu:ainda é muito novinho o piriquito para se defenir o sexo basta olhar para os olhos ainda são todos pretinhos, seram adultos quando os olhos tiverem uma aurela braca e branca e no meio preto, no caso dos albinos é vermelho. Como esse é um malhado ira aparecer a cera da respectiva cor.

aurela branca... se ela e branca essa aurela nao sera detectivel???
Avatar do Utilizador
Dvicente
***
Mensagens: 62
Registado: sábado, 26/dez/2009, 10:21
Localização: Peroviseu-Covilha
Contacto: Sítio web

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Não entendi muito bem a sua pergunta mas vou aqui deixar lhe um link para voce ver melhor relativamente a idade/sexo dos periquitos.
http://periquitos.ptfreehosting.com/ind ... &Itemid=28
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Meu pequeno blog dobre psitacideos -> http://avesdovicente.blogspot.com/
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Boas,

Já ando nisto dos periquitos a uns anitos.
Eu distingo assim (ainda em jovens) os machos tem a cera rosa, as fêmeas são brilhantes, neste caso não sabendo a idade e correndo o risco de errar diria que é uma fêmea, mas os machos chegado a determinada idade ficam parecidos com as fêmeas, quando mudam a cor da cera fica identica ás das fêmeas por um tempito. :)
Mas é melhor esperar mesmo mais uns dias para ter a certeza.
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Bom dia a TODOS,

A ave que aí tens é um macho!! e não necessariamente jovem.. até pode ser, mas nesta mutação não é nem pela côr da cera nem pela íris que se chega lá..

Ele é um Malhado recessivo Azul-celeste (ou Arlequim Dinamarquês) nesta mutação a côr da carúncula (cera) é sempre rosa/lilás (tal como nos INOS) e NUNCA Azul (estou a falar de machos, é claro). Também os olhos nesta mutação são SEMPRE completamente pretos, ou seja não têm íris..

Abraços
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Concordo com tudo o que disse mas eles possuem íris só que não é branca, é cor de ameixa e nesta fotografia parecem estar enormes e pretos por isso parecem ser uma ave jovem.. No entanto é bem possível que possa ser um macho mas eu esperaria mais uns vezes antes de lhe comprar um companheiro
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

Olá wyspa,

Peço desculpa em não concordar.. mas os Malhados Recessivos NÃO têm íris.. quem tem íris são os Malhados Dominantes DD ou D (Arlequins Australianos)..

Nota que muitas vezes há quem confunda os Dominantes DD (Duplo Factor) com os Recessivos e o modo de os diferenciar é precisamente pela íris e pela carúncula (entre outras evidências claro)..

Abraços
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

"Por vezes é difícil distinguir um Arlequim Dinamarquês de um Arlequim Australiano porque podem aparecer arlequins com poucas marcas escuras no corpo. No entanto, o facto da íris dos olhos ser escura nas aves adultas, é a forma mais segura de distinguir esta variedade das outras arlequim, já que nas outras formas de arlequim a íris é branca nas aves adultas. Nos machos adultos a cera é rosa e nos outros arlequins, azul."
Eu tenho uma e ela tem irís, só que a íris não é branca, é castanha .. Só se não for uma Dinamarquesa mas sempre me disseram que sim e pelo que li também acho que é, com o tempo acho que olhões pretos vão diminuir e ganhar um anel castanho á volta mas como já disse é apenas a minha opinião..
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

wyspa,

Se tem íris (pode ser mais escura ou mais clara) é quase de certeza Dominante..

Não podes colocar fotos para se esclarecer a situação?

Abraços
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquito Macho ou Fêmea???

http://3.bp.blogspot.com/_hGRhTjnGeL8/S ... IM1991.JPG
É a da esquerda mas aqui a íris não é visivel, quanto o tempo melhorar tiro-lhe uma fotografia aos olhos.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”