Dúvida sobre periquitos... crescimento de penas anormal!

Melopsittacus undulatus: Periquito australiano, Periquito inglês

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Dúvida sobre periquitos... crescimento de penas anormal!

Mensagempor marco_correia » domingo, 27/jun/2010, 12:21

bom dia aos presentes...

faço criaçao domestica de periquitos, apenas por paixao e tambem para alguns amigos que queriam
mas ultimamente tenho um casal que é fantastico a pôr ovos, a chocar e as crias nascem muito bem, so que quando crescem ficam estranhas a nivel de penas...

aqui está um exemplo :

http://img339.imageshack.us/img339/7219/dsc00201ub.jpg

por comparaçao tenho outro casal que tem crias mais novas que este verde, e estao assim:

http://img203.imageshack.us/img203/6097/dsc00196tv.jpg

logo, algo se passa com o casal que tirou o verde, alguem me pode ajudar ??
marco_correia
 
Mensagens: 6
Registado: sábado, 26/jun/2010, 13:20

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor lciriaco » domingo, 27/jun/2010, 12:47

Boa tarde Marco!

Quando falou em problema de penas pensei logo em muda francesa mas depois de ver as fotos vi que não já que as penas longas das asas e da cauda estão perfeitas.

Para mim, quase de certeza que é algum dos pais (ou os 2) que lhes arrancam as penas. Se a ave já tem mais de 35 dias e vê que já come sozinha separe-a dos pais. Em principio as penas voltarão a nascer normais.

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
 
Idade: 32
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor marco_correia » domingo, 27/jun/2010, 13:11

boa tarde...

agradeço a sua ajuda e interesse...
mas nao fiquei muito convencido, isto porque, os passaros em crias nao chegam a ter as penas como o cinzento tem na foto que mostrei... so vao nascendo as penas como viu no verde, e depois vai aparecendo as penas no resto do corpo, como pode ver aqui
http://img803.imageshack.us/img803/1760/dsc00238.jpg
e no entanto tao junto dos pais, so que em adultos acabam por nao ficar tao bonitos.. existe zonas onde nunca fica com uma penugem uniforme
e tenho ideia que isto generalizou, e ja tenho mais de um casal a fazer isto
marco_correia
 
Mensagens: 6
Registado: sábado, 26/jun/2010, 13:20

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Pedro121 » domingo, 27/jun/2010, 18:36

Boas

Os pais estão a arrancar as penas, o padrão de perda é tipico, e para mais estão a arrancar com muita gravidade deixando cicatrizes que impedem depois o normal emplumar da ave, pessoalmente desfazia-me dos pais.
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
 
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor miguel sousa » domingo, 27/jun/2010, 19:30

boa tarde, com um pouco de atenção pode descobrir qual dos progenitores depena as crias. Por norma os que tenho visto a fazer são as fêmeas, mas tambem podem ser os machos claro. Em seguida, retira a ave que depena as crias e deixa as mesmas só com um progenitor( que não depena,claro) e ele acabará, por norma, de criar as crias até ao fim. este ultimo passo tem que ser vigiado de perto até nos certificarmos que o progenitor que ficou com as crias, dá conta do recado :mrgreen: Embora nunca necessitei de fazer isto, vi este mesmo procedimento a ser realizado por um criador de renome holandes, numa visita que fiz recentemente a sua casa. espero ter ajudado.

visitem http://www.ornizoo.blogspot.com (novas fotos)
miguel sousa
***
 
Mensagens: 193
Registado: sexta, 10/jul/2009, 01:48
Localização: Porto

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor marco_correia » domingo, 27/jun/2010, 19:43

mas eu nao quero discordar com a vossa ajuda, mas acho estranho aquilo acontecer, porque desde que as crias nascem, nao se vê que tenham penugens... dá ideia a mim que nunca nascem penas...

e outro pormenor... a femea inicial, a quem as crias começaram a aparecer assim, é uma femea perfeitamente normal e bonita, mas as suas crias que ficaram assim, em adultos têm pequenas falhas de penas sempre no mesmo sitio (no dobrar da asa), e tambem ja tive o exemplo, de que uma femea destas que cresce "despenada" faz com que as suas crias nasçam tambem iguais á da imagem que mostrei anteriormente.

nao será carência de algumas vitaminas ?? é que dá uma impressao de que é "pegadiço" e qualquer dia so tenho periquitos a nascer assim com este problema... :( deixa uma pessoa um bocadinho desanimada...
marco_correia
 
Mensagens: 6
Registado: sábado, 26/jun/2010, 13:20

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor miguel sousa » domingo, 27/jun/2010, 20:53

olá:) não vale a pena desanimar por tão pouco, para se criar passaros, há que ter paciência. e mais uma coisa, não comece a pensar em vitaminas e calcios e antibioticos, em 90% dos casos só serve para gastar dinheiro, partindo do principio que tem as aves bem alimentadas e alojadas convenientemente.
não é por os pais depenarem que vem nenhum mal ao mundo, é feio, ás vezes custa ouvir as crias a serem depenadas, mas experimente esse metodo que referi a cima.
Para a proxima um ninho um pouco maior com algo(pequenos raminhos, aparas) que eles possam roer lá dentro por vezes ajuda a minimizar este comportamento.

visitem www.ornizoo.blogspot.com
miguel sousa
***
 
Mensagens: 193
Registado: sexta, 10/jul/2009, 01:48
Localização: Porto

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor lciriaco » domingo, 27/jun/2010, 22:16

Boas,

Como já lhe disse anteriormente tambem penso que sejam os pais. É normal que não lhes veja a penugem porque os pais a arrancam logo desde o inicio. Eu tenho uma femea que arranca toda a penugem das crias mas depois quando nascem as maiores ja não arranca.

Para ter a certeza que são os pais que arrancam as penas e que não é nenhum disturbio alimentar experimente a trocar as crias de um casal que nunca tenha tido problemas desses com outra que o faça. A troca tem é de ser feita antes de nascerem penas. Assim poderá sair de duvidas.

Cumprimentos,

Luís Ciriaco
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
 
Idade: 32
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Aguinaldo » domingo, 18/mar/2012, 22:37

olá amigos do fórum, vi este apelo pela duvida de não nascer penas no seu pássaro o periquito, esta baboseira de que são os pai do filhote que arranca, é uma falta de conhecimento(ignorância) na verdade eu tenho um periquito já deve de estar co 5 meses de vida e não tem penas pelo corpo somente penugem em algumas partes, isto ocorre com a formação genética ou seja deficiência física, como tem alguns que nasce co o bico torto ou sem o bico ,com três pernas ou pernas torta, eu tive um que nasceu com a cabeça virada para cima encostava o cranio nas costas enquanto sua mãe alimentava tudo bem mai quando chegou sua vez de começar a comer eu tive que colocar um colete em seu pescoço, no primeiro dia ele virava com as pernas para cima achando que o mundo estava de cabeça para baixo não ficava em pé não tinha equilíbrio no terceiro dia começou a fica em pé o periquito pai de que o alimentava com 7 dias já estava se alimentado, com 20 dias resolvi tirar o colete feito de papel de caixa de mai-zena e o carinha ficou normal curado e resolvido, veja o meu periquito YouTube http://www.youtube.com/watch?v=uQOmdM1LK1k. tem outros casos de galinha sem as penas incrível.
Aguinaldo
 
Mensagens: 1
Registado: terça, 13/mar/2012, 04:21

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Gustavo Figueiredo » domingo, 18/mar/2012, 23:44

Boas,

honestamente, quando vejo este tipo de afirmações, não me contenho e tenho que intervir.
Sr Aguinaldo, quando faz este tipo de afirmações, tenho que perguntar se é por falta de conhecimento ou ignorância porque o sr nem se apercebe que são duas coisas completamente diferentes.
Se calhar, deveria-se ter preocupado em fazer a sua apresentação, para o conhecermos um pouco melhor e deixar as suas teorias/certezas áparte.

Voltanto ao tópico em questão, na minha opinião e reparem que é uma opinião e não certezas como aqui exposeram, o seu casal está infectado com uma toxina que se transmite ás crias deixando-as nesse estado. Não atraves do ovo mas, sim na alimentação. No entanto essas crias estão, de momento contaminada o que não deveriam ser misturadas com mais nehuma ave até não apresentarem mais sintomas. Caso queira comfirmar, deixe esse casal fazer mais uma postura e troque os ovos para outro casal. Esse casal deverá ficar um bom tempo sem criar pois precisa de recuperar e apesar de não apresentar sintomas é portador e isso é um problema. O que fiz aos meus foi administrar proteina animal (papa de ovo e ovo) e deixar apanhar um pouco de sol directo para ajudar no crecimento das penas e uma banheira com agua para os banhos. A quantidade se sol dve ser pouca, pois as penas protegem a pele e sem elas a ave pode apanhar queimaduras. A recuperação não será para já e demorará vários meses.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
****
 
Idade: 40
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 19:44
Localização: Lisboa

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Luis Grencho » segunda, 19/mar/2012, 11:59

Boas.
Em relação a ave da primeira foto, é picagem dos pais 100%, a cria tem um bom tamanho e tem a restante plumagem boa, rabo e guias, e vê-se perfeitamente que aonde tem falta de penas e picado/arrancado pelos pais. Se fosse algum disturbio no crescimento ou deficiência quer genetica quer por doênça a ave tinha a plumagem toda fraca por igual, o que não é o caso.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
 
Idade: 47
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 02:33
Localização: Benavente

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Gustavo Figueiredo » segunda, 19/mar/2012, 14:45

Luis Grencho Escreveu:Boas.
Em relação a ave da primeira foto, é picagem dos pais 100%, a cria tem um bom tamanho e tem a restante plumagem boa, rabo e guias, e vê-se perfeitamente que aonde tem falta de penas e picado/arrancado pelos pais. Se fosse algum disturbio no crescimento ou deficiência quer genetica quer por doênça a ave tinha a plumagem toda fraca por igual, o que não é o caso.


Lamento discordar.
Existem toxinas que afectam apenas parte do crecimento da ave, umas mais graves, outras menos, neste caso as plumagem em redor do peito, pescoço e cabeça. tenho duas aves em condições identicas, que só agora estão (passados 4 meses de terem nascido) estão a nascer penas nas partes em falta. As aves têm bom porte e não têm qualquer atraso no crescimento a não ser esta falta de penas localizada.
O sr Marco que ponha ovos deste casal em outro e consequentemente de outro casal neste e verá que as aves se iram desenvolver sem problemas e as segundas serão afectadas.

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
****
 
Idade: 40
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 19:44
Localização: Lisboa

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Luis Grencho » segunda, 19/mar/2012, 17:32

Boas.
Gustavo, não temos de concordar todos nas opiniões, mas sinceramente o tipo de falhas de pena que a ave apresenta é tipico de sêr arrancadas pelos pais quase de certeza, normalmente as falhas por doênça ou outyro disturbio apresentam normalmente penugem e tem mais falha das penas em si, e esta apresenta algumas penas/canudos com marcas de terem sido roidos e algumas marcas dessas fridas de depenagem/picagem dos pais, mas como aconselhou e bem, para têr certezas é colocar os ovos em baixo de um casal que não pique/depene as crias e fica logo a sabêr a certeza do que é.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
 
Idade: 47
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 02:33
Localização: Benavente

Re: Duvida sobre periquitos... isto nao é normal !!

Mensagempor Gustavo Figueiredo » segunda, 19/mar/2012, 23:26

Bom, é normal ter-se opiniões diferentes mas, o que não é normal é vermos coisas diferentes na mesma foto.
O que eu vejo sim, é uma ave bem constituida com pequenos canudos mal formados.
Se o sr Marco acompanhar as aves, de certeza que notaria o piar aflitivo das crias, de dores por os pais estarem a arrancar as penas, não?
Mais ainda pergunto, se é penas arrancadas, então porque ficam as das asas e cauda?
Como disse em cima, infecção por toxinas nada têm a ver com disturbios genéticos, são coisas completamente diferentes. Havendo até dentro deste tipo de problemas, diferentes contagios, afectando as aves de diferentes maneiras.
Este tipo de toxina é passado dos pais para os filhos. Os pais passam anticorpos e outras protecções para as crias. Aqui, o que está a acontecer é os pais o deixaram de fazer, possivelmente a sucessivas e interruptas criações os progenitores foram ficando mais fracos deixando de passar as protecções necessarias ás crias.
Quando disse para o sr Marcos fazer o procedimento mencionado é porque é fiavel: as crias do casal bom demonstraram um atraso na plumagem e as do casal mau sem qualquer problema. Situação experimentada por mim.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
****
 
Idade: 40
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 19:44
Localização: Lisboa


Voltar para Exclusivo: Periquito Ondulado

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes