piriquitos albinos

Melopsittacus undulatus: Periquito australiano, Periquito inglês

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Re: piriquitos albinos

Mensagempor jorge009 » quarta, 03/nov/2010, 23:15

eu tambem ja li o mesmo...
pensei em comprar um macho pra femea albina e uma femea pro macho albino....qual as melhores cores pra cada um dos meus albinos?

ja agora é possivel tirar lutinos com os albinos?
se sim digam-me como depois fazer...
abraços
jorge009

Registado: sábado, 02/jan/2010, 19:24

Mensagempor lciriaco » quarta, 03/nov/2010, 23:29

Boas,

Pela foto o 2º tambem me parece um macho.

Com um casal de albinos não pode tirar lutinos. Já com um casal de lutinos pode tirar albinos se os dois forem portadores de azul.

Que cores quer tirar? Lutinos e albinos?
lciriaco

Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32

Mensagempor jorge009 » quarta, 03/nov/2010, 23:34

sim...
jorge009

Mensagempor Psitacideosdojoão » quarta, 03/nov/2010, 23:38

Boas.
Eu aconselhava juntar a um albino um azul ou um branco
Psitacideosdojoão

Registado: domingo, 03/Oct/2010, 19:09

Mensagempor lciriaco » quarta, 03/nov/2010, 23:54

Se juntar com o macho uma fêmea verde e que seja portadora de azul 50% das fêmeas serão lutinas e os outro 50% serão albinas. Se juntar uma fêmea verde que não seja portadora de azul 100% das fêmeas serão lutinas. Se juntar uma fêmea azul 100% da fêmeas serão albinas. Nenhum destes cruzamentos lhe dará machos inos mas todos serão portadores.

Da fêmea para tirar descendencia ina terá de juntar obrigatóriamente um macho portador de ino. Se juntar um macho verde portador de azul e ino metade da descendencia será lutina e albina. Se juntar um macho azul portador de ino metade da descendencia será albina. Aqui tanto pode tirar machos como fêmeas inos. Todos os machos que não forem inos serão portadores.

Espero não o ter confundido. :wink:

Cumprimentos,
Luís Ciríaco
lciriaco

Mensagempor jorge009 » sexta, 05/nov/2010, 02:25

se eu a minha femea, juntar 1 macho azul, nao portador de ino, os seus descendentes serao albinos?
e se eu juntar ao macho 1 femea verde, sem portar azul as femeas serao lutinas...e os machos de que cor serao?
jorge009

Mensagempor lciriaco » sexta, 05/nov/2010, 22:39

Boas,

Se juntar á fêmea um macho azul que não seja portador de ino não sairá nenhum albino mas todos os machos serão portadores de ino.

Se juntar ao macho uma fêmea verde não portadora de azul todas as fêmas serão lutinas. Não sairá nenhum macho lutino mas serão todos portadores de ino.

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
lciriaco

Mensagempor jorge009 » sábado, 06/nov/2010, 02:46

obrigadp pelas respostas...
"Se juntar á fêmea um macho azul que não seja portador de ino não sairá nenhum albino mas todos os machos serão portadores de ino."___-+ depois os machos que saiao desta combinação vao ser portadores de ino, depois que combinaçoes posso fazer para obter machos albinos?
desculpem a ignorancia :lol:
jorge009

Mensagempor Carlos Viegas » sábado, 06/nov/2010, 09:50

Olá Jorge,

O lciriaco já te deu os resultados esperados dos vários cruzamentos.. também eu acho melhor fazeres dois casais com as aves Albinas..

Mas tem em atenção a seguinte regra básica, o Verde é dominante relativamente ao Azul (e por conseguinte o Lutino ao Albino)

Mas como o teu objectivo é obter machos Albinos, deves proceder do seguinte modo.. depois de conseguires os machos portadores de Ino (obtidos do cruzamento da fêmea Albina com um macho da linha Azul) deves cruzar este macho com uma fêmea Albina, deste cruzamento vais obter 50% dos machos Albinos e 50% das fêmeas Albinas (não faço referência aos restantes filhotes para não confundir ;) mas serão linha azul, sendo os machos de novo portadores de Ino.. pronto acabei por dizer tudo :lol: , mas penso não estar confuso..)

Agora se introduzires aves verdes, vais ter mais uma variável.. e esta (verde) dominante sobre a azul.. assim, depende do que pretendes.. albino ou albinos e Lutinos e as percentagens correspondentes de cada um..

Abraços

Carlos Viegas
Carlos Viegas

Registado: sexta, 07/mar/2008, 13:48

Mensagempor jorge009 » segunda, 08/nov/2010, 02:58

oi...obrigado a todos pelas respostas...fiquei bastante exclarecido...

abraços
jorge009

Mensagempor jorge009 » domingo, 28/nov/2010, 21:41

ola, depois de algum tempo, ca venho eu mostrar as minhas novas aquisiçoes....2 femeas(1 lutina e uma azul) e 1 macho(verde)....agora ando a procura de outro macho....
gostaria que me dissessem que tipo de mutação sao o verde e o azul....obrigado
[img][IMG]http://img408.imageshack.us/img408/4360/1001039a.th.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]

[img][IMG]http://img808.imageshack.us/img808/5995/1001067n.th.jpg[/img][/img]

[img][IMG]http://img11.imageshack.us/img11/8216/1001057qo.th.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]
jorge009

Mensagempor jorge009 » domingo, 28/nov/2010, 21:49

ha e antes que me esqueça, o macho verde ja anda a "namorar" com a femea azul, se eles criarem como sera a sua criacçao, que tipo de mutaçoes originaram....o macho verde tem nas pontas das asas a cor cinzenta...vamos a ver se amanha temos novas novidades, pois tenho que comprar mais um macho....
jorge009

Mensagempor jorge009 » quarta, 01/dez/2010, 02:20

como prdo, comprei 1 macho, muito bonito, é um azul muito claro com riscas cinzentaas...depois poho fotos, respondam as minhas perguntas se faz favor...
ja agora qual o tamanho minimo da gaiola para os 3 casai estare,m num viveiro
jorge009

Mensagempor jorge009 » sexta, 03/dez/2010, 03:20

ninguem comenta?....
jorge009

Mensagempor Carlos Viegas » sábado, 04/dez/2010, 12:55

Olá Jorge,

Relativamente ás mutações das tuas aves..
O macho é um Verde-escuro Diluído Opalino e a fêmea uma Normal Azul-celeste (nota que pelas fotos não dá para ter a certeza quanto aos factores de escurecimento, pois o macho parece ser numas fotos Verde-escuro e noutras Verde-claro e a fêmea Azul-celeste e Azul-cobalto).. mas isso pouco importa quanto aos resultados base (o que pode variar são precisamente os factores de escurecimento envolvidos)..

Assim, ninguém te pode dizer o que poderás obter desse cruzamento, pois não se conhece o genótipo das aves (ou seja, possiveis mutações portadas pelas aves).. mas se NÃO estiverem envolvidas outras mutações (o que é pouco provável!!) obterás:

Machos - Verde Normal/Azul, Diluído e Opalino
Fêmeas - Verde Opalino/Azul, Diluído

(ou seja todas as aves serão Verdes, sendo os machos Normais portadores de azul, diluído e opalino e as fêmeas Opalinos portadoras de azul e diluído)
Nota: que as mutações Azul e Diluído são Recessivas e a "mutação" Opalino é sex-linked (ligada ao sexo), deste modo poderás diferenciar de imediato os filhotes machos das fêmeas (uma vez que a fêmea NÃO poderá ser portadora de Opalino).

Espero ter ajudado

Carlos Viegas
Carlos Viegas

Registado: sexta, 07/mar/2008, 13:48

AnteriorPróximo

Voltar para Exclusivo: Periquito Ondulado

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes