jsard
Mensagens: 7
Registado: quinta, 29/mar/2012, 02:13

Periquitos australianos - Problemas nas penas (criação)

Boas a todos.

Já há vários anos que crio periquitos australianos, apenas por gosto, mas este ano a coisa começou a correr mal! Cruzei um macho verde amarelado com uma femea azul clara e branca.

Já vi algumas coisas sobre a minha dúvida, mas haviam muitas opiniões. A questão é que todos os filhotes deste casal ficam deficientes quanto às suas penas. Ficam apenas com penas no rabo e nas asas. No peito, costas e parte da cabeça, demoram vários meses até ficarem completos de penas. Tenho a certeza de que não se trata dos pais lhes arrancarem as penas. Será um erro genético? A solução é troca um membro do casal?

Obrigado,

João Sardinha
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Periquitos australianos - Problemas nas penas (criação)

Boas,

Porque é que diz que não são os pais a arrancar as penas? É que esses sintomas indicam isso mesmo... Poderia também ser ácaros mas eu inclino-me mais para a hipotese de serem os pais, de vez enquando aparece algum com essa mania e a tendencia é sempre para piorar... Normalmente as deonças que afectam a plumagem como por exemplo a muda francesa afectam as penas grandes das asas e da cauda.

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
jsard
Mensagens: 7
Registado: quinta, 29/mar/2012, 02:13

Re: Periquitos australianos - Problemas nas penas (criação)

Boas.

Sei que não se trata de muda francesa. E também tenho a certeza que não são os pais a arrancar a penas porque não estão marcados, não chiam...apenas não crescem sequer! Enquanto as outras crescem normalmente, aquelas não. Nas criações anteriores, com outro macho, não acontecia, mas agora com este macho começou a acontecer. Provavelmente é mesmo um erro genético..

Cumps,

João Sardinha

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”