Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida periquito jovem

Arranjou-lhe uma bela companhia!! De facto a periquita que adquiriu é uma ave bastante bonita, seria o tipo de ave que eu adquiriria para mim!!! Muitos parabens!

Cumprimentos Gabriel Silva
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

Gabriel.Silva Escreveu:Arranjou-lhe uma bela companhia!! De facto a periquita que adquiriu é uma ave bastante bonita, seria o tipo de ave que eu adquiriria para mim!!! Muitos parabens!

Cumprimentos Gabriel Silva
Muito obrigado! Por acaso também tinha lá um macho tal e qual à periquita. Amanhã devo ir buscá-lo para aproveitar esta oportunidade de ter dois periquitos com cores muito bonitas e raras :) Assim fico com dois machos (um jovem e um adulto) e uma fêmea... Espero que não haja problema em juntá-los na mesma gaiola.

Cumprimentos
Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida periquito jovem

Ainda sou um pouco inexperiente em relação a esse assunto, mas embora não seja muito aconselhável ter 2 machos para uma fêmea penso que não haverá grande problema desde que a gaiola tenha umas dimensões consideráveis... De qualquer modo espere por opiniões de alguém mais experiente...

Cumprimentos Gabriel Silva
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

bem quando fui à loja buscar a fêmea, aconselharam-me a ter sempre 2 machos para uma fêmea.. também não sei se é um conselho de alguém que apenas queria fazer negócio ou se realmente tem interesse pelos animais.
Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida periquito jovem

Pela minha experiência (que não é muita) e por muito do que já li neste forum, juntar dois machos para uma fêmea seria guerra entre os machos na certa. Provavelmente isso que lhe disseram na loja foi mesmo estratégia de negociante pois já li em vários blogs, sites e até mesmo aqui no forum que não se deve juntar dois machos para uma fêmea. O contrário, duas fêmeas para um macho, já não traria tantos problemas, embora esta opção também não seja muito aconselhável. O melhor será separar o casal numa outra gaiola ou então adquirir duas fêmeas.

Cumprimentos Gabriel Silva
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Dúvida periquito jovem

Eu retomei a criação de periquitos este ano e antigamente quando começei foi assim 2 machos e 1 femea, este "truque" é utilizado para os espicaçar a começar a acasalar, ou seja não é necessário, só um casal tambem cria, pode demorar mas vai lá, agora havendo concorrencia eles normalmente tendem a acelerar o processo, mais uma vez friso que não é necessário....contudo se quiser optar por este sistema opte sim por dois machos e uma femea e nunca o inverso, pois as femeas irão disputar o ninho e guerrear por ele possivelmente ate à morte de uma delas, isto em larga percentagem, são poucos os casos que conheço de duas femas e um macho/ninho a coabitar sem stress... Pelo menos é a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal. Já agora pode por um pouco de agua morna e tentar amolecer e retirar esses bocados de fezes que o macho tem agarrado nos dedos das patas.

Ps: o macho tambem nao me pareceu muito saudável....mas pode ter sido no momento das fotos, veja se ele está "vivaço" durante o dia, se não está sempre meio a dormitar ou com as penas emboladas....
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

O macho teve uns dias em que estava mais vivaço, mas hoje notei que realmente anda sempre meio a dormitar e sim passa a maior parte do tempo com as penas emboladas... mas continua sempre a comer bem e mexe-se na gaiola... e obrigado pelo conselho da água morna para limpar as patas pois já andava a pensar como iria limpar..

por estar sempre meio a dormitar e pouco vivaço poderá querer dizer o q? obrigado
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Dúvida periquito jovem

Cypher Escreveu:O macho teve uns dias em que estava mais vivaço, mas hoje notei que realmente anda sempre meio a dormitar e sim passa a maior parte do tempo com as penas emboladas... mas continua sempre a comer bem e mexe-se na gaiola... e obrigado pelo conselho da água morna para limpar as patas pois já andava a pensar como iria limpar..

por estar sempre meio a dormitar e pouco vivaço poderá querer dizer o q? obrigado
Não me leve a mal amigo, mas de facto notei que algo estava errado, por isso perguntei se ele estava a comer!! Agora das duas uma, ou ele é muito novo e o facto de ter sido removido dos pais muito cedo o afectou de alguma maneira, ou na pior das hipóteses ele está doente. Aconselho-o a interagir com ele, veja se ele reage, (dê-lhe um petisco), pegue-lhe e verifique se ele está ferido de alguma maneira (pode ser interior, fruto de alguma queda), se o peso da ave é o indicado (eu costumava saber só de lhes pegar, uma ave doente apresenta uma leveza corporal mais significativa, exactamente por não comer), enfim, espero não estar a assustá-lo desnecessariamente mas há que cobrir todas as frentes!! Se conseguisse colocar um vídeo para observarmos o comportamento seria o ideal.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Dúvida periquito jovem

Veja se ele não está a emagrecer, pegue nele e veja se sente o osso do peito muito saliente, tente ver se as fezes são liquidas e escuras tipo preto mesmo depois de secas, entretanto ponha-o num sitio resguardado de correntes de ar e quente (com estes dias é facil), e tenha lá por casa o Milagrex "just in case" que aquilo tambem é barato.
Há bem pouco tempo morreu um com esses sintomas, e tenho lá um lutino que tambem comprei juntamente com outros com os mesmos sintomas e estou a dar o milagrex, parece que ao fim de quase 15 dias está a querer arrebitar.
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Dúvida periquito jovem

Boas,

Realmente o pequenote não parece muito bem... Não li todas as resposta com atenção, seguramente já alguem lhe disse mas a companhia que arranjou para o azul também é macho e não é uma mutação rara de se ver como lhe disseram na loja... :lol:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
bacalhau
***
Mensagens: 194
Registado: quinta, 03/fev/2011, 20:25
Localização: golega/santarem

Re: Dúvida periquito jovem

tb ja me deu ideia de macho ( malhado) mas tente colocar uma foto da cera
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

Boas tardes,

Relativamente ao azul, ele é realmente novo mas anda a comer bem porque sempre que o vou ver está de cabeça enfiada no comedouro (ainda hoje apanhei-o a comer a papa amarela) e sim, as fezes ficam bem escuras após secas. Quanto ao pegar nele, estes são os meus primeiros periquitos e nunca peguei num com as mãos (lool pode até parecer estranho) mas irei tentar e fazer uma inspecção ao azulinho.

O sítio onde tenho a gaiola é bem abrigado de vento e é bem fresco.

Quanto à companhia que lhe arranjei, realmente as fotos que coloquei não mostram muito bem a cera. Mas penso que é mesmo fêmea pois tem um tom bem rosa.

Amanhã irei colocar um vídeo a mostrar tanto as condições da gaiola (construída por mim), o comportamento dos periquitos e uma foto da cera da suposta periquita malhada :)

Desde já agradeço imenso a ajuda que todos vocês têm dado pois sem ela certamente continuaria na ignorância quanto ao estado dos meus periquitos! Um bem haja a este fórum e a todos os seus participantes!!!!
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Dúvida periquito jovem

Cypher Escreveu:Boas tardes,

Relativamente ao azul, ele é realmente novo mas anda a comer bem porque sempre que o vou ver está de cabeça enfiada no comedouro (ainda hoje apanhei-o a comer a papa amarela) e sim, as fezes ficam bem escuras após secas. Quanto ao pegar nele, estes são os meus primeiros periquitos e nunca peguei num com as mãos (lool pode até parecer estranho) mas irei tentar e fazer uma inspecção ao azulinho.

O sítio onde tenho a gaiola é bem abrigado de vento e é bem fresco.

Quanto à companhia que lhe arranjei, realmente as fotos que coloquei não mostram muito bem a cera. Mas penso que é mesmo fêmea pois tem um tom bem rosa.

Amanhã irei colocar um vídeo a mostrar tanto as condições da gaiola (construída por mim), o comportamento dos periquitos e uma foto da cera da suposta periquita malhada :)

Desde já agradeço imenso a ajuda que todos vocês têm dado pois sem ela certamente continuaria na ignorância quanto ao estado dos meus periquitos! Um bem haja a este fórum e a todos os seus participantes!!!!
Boas tardes Cypher

Só para adiantar que essa teoria da cera rosa não é de fiar, ambos os sexos têm tons rosa quando jovens:

Imagem

Quando atingem a maturidade os machos ganham azul e as fêmeas um castanho avermelhado e isso sim é de fiar:

Imagem

Quando na postura algumas fêmeas ganham branco na cera (penso que esteja ligado ao nível de cálcio). Portanto esse rosa que vê aí não é o rosa a que alguns se referem!! :) :) :)

Cumprimentos
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

Portanto enquanto são jovens é complicado definir o sexo com certeza absoluta...
Bem julgava que só iria colocar os vídeos amanha mas ficam aqui dois vídeos de curta duração dos periquitos! Dignos de um Óscar LoL

NOTA: vídeo já não disponível!

E aqui a foto mais ou menos aproximada da cera da periquita malhada:

Imagem
Imagem

Se houver sugestões acerca do vídeo ou das fotos, irei usá-las para melhorar o conteúdo dos mesmos :)

Obrigado!
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Dúvida periquito jovem

Boas

Obrigado pelo vídeo, deu para ver que o azul está bem :) :) :)
O problema é que é muito novo, ainda é uma cria, e no seu vídeo de interacção dá para vê-lo a pedinchar comida à "fêmea" que o correu com uma bicada. Se diz que ele come então creio que é só esperar que passe esta fase de adaptação para a maturidade. Quanto à fêmea, eu creio que é mesmo fêmea, mas ainda é cedo dizer.

Parece que nesta altura é mesmo esperar para ver. Já agora, a gaiola pareceu-me ter boas dimensões, eu colocaria mais um casal e já ficava com uma pequena colónia.

Boa sorte

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”