GrandeCruz
***
Mensagens: 72
Registado: domingo, 20/jan/2013, 11:12

Periquitos - Alimentação durante a criação

Olá a todos,
Tenho um dos meus casais de periquitos com a primeira criação, a única cria que se safou tem agora 16 dias.
A dúvida que tenho é saber se a alimentação que estou a dar aos progenitores é a mais apropriada, para além da mistura normal deles, também tenho dado papa amarela e a papa própria para durante a criação. Hoje experimentei dar couve, e eles simplesmente devoraram a pequena folha que coloquei dentro da gaiola.

Acham que esta é a alimentação adequada? Devo dar mais alguma coisa? Em relação ás couves posso dar em quantidade ou é melhor racionar?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Alimentação durante a criação

O facto das outras crias terem morrido pode nao estar directamente ligado a alimentacao. Por vezes a inexperiencia do casal resulta na morte de algumas crias ou tambem factores externos.
A papa amarela sera papa de manutencao aquela de ovo? Pode dar tambem osso de choco que e muito bom especialmente na altura da reproducao e varear e dar maçã ou assim. Nao convem na abusar na couve no max. 2x na semana bem como a maça ou outros legumes/frutas que queira disponibilizar. Tenha sempre agua fresca e a mistura e depois va vareando na "sobremesa" todos os dias
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
GrandeCruz
***
Mensagens: 72
Registado: domingo, 20/jan/2013, 11:12

Re: Alimentação durante a criação

Sim, a papa amarela é aquela de ovo.
Não tem osso de choco, ma tem daqueles cubos de cálcio que se compram nas lojas de animais, não sei se é melhor ou pior.
Em relação á água, mudo sempre a mesma todos os dias.

Pois, em relação á couve, se calhar é melhor não abusar, isto porque hoje quando coloquei pela primeira vez, eles devoraram tudo num instante e acho que quanto mais colocasse mais eles iam comer.

Esta cria é do primeiro ovo, depois ainda nasceram as crias do 2º e 5º ovo, no entanto, a do 2º ovo viveu durante 3 dias, depois apareceu morta, quanto á do 5º ovo, penso que tenha durado um dia, isto porque no dia que deveria sair do ovo, não tive possibilidade de ir ver, mas quando no dia a seguir fui ver, já estava morta. Parecia que estava toda pisada.
GrandeCruz
***
Mensagens: 72
Registado: domingo, 20/jan/2013, 11:12

Re: Alimentação durante a criação

Já agora aproveito para perguntar se é normal a femea agora passar mais tempo fora do ninho?
Tenho limpo o ninho de dois em dois dias, não sei se faço bem ou posso perturbar a criação.

Obrigado
Pedro Coelho
***
Mensagens: 139
Registado: quinta, 03/jan/2013, 20:13
Localização: Grândola

Re: Alimentação durante a criação

Se eu fosse a si nao limpava o ninho assim com tanta frequência... uma vez por semana e já era bom
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Periquitos - Alimentação durante a criação

De a papa amarel uns 4 dias intercale com couve ou maça e pode deixar o osso de choco sempre a disposicao nesse caso o calcio. Eu acho o osso de choco melhor, sao apanhados lavados e deixados a secar. Ja o calcio aqueles cubinhos sao sinteticos por assim dizer.
Pois as vezes pode acontecer os irmaos que sao maiores pisarem crias que nasceram mais tarde descuide dos pais ou ainda factores externos.
Nao precisa de limpar com tanta frequencia inda pra mais so tem uma cria. Eu tinha uns viveiros com alguns 50 se fosse limpar de 2 em 2 dias... Apenas limpava no fim de cada criacao e eles saiam sem dejetos nas patas e penas limpas.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”