Avatar do Utilizador
Oliveira99
***
Mensagens: 73
Registado: terça, 16/abr/2013, 17:06
Localização: Santa Maria da Feira

Criação de Roseicollis à mão - 1ª vez [dúvidas]

Boas,

Estou a criar à mão 2 roseicollis pela 1ª vez. nasceram ambos no dia 29/04 e têm 37 dias agora.
No ínicio comiam muito bem mas nos ultimos dias têm recusado comer e só com muita insistência é que comem algo mas muito menos do que deviam e parecem estar a ficar fracos. Já lhes pus à disposição sementes e maça, mas só bicam para brincar.
Estou a dar-lhes nutribird A19 High energy. Será que esta papa não é a mais indicada? o que será?
Cumprimentos

Richard Oliveira
STAM : 524N
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: AJUDA! Criação à mão

Essa papa não é indicada. Indicada seria a A21, mas essa também os cria.

Que quantidade estão a aceitar? (com essa idade deviam estar a comer uns 10ml+- de 8 em 8 horas)
Como são as fezes? (devem ser tubulares, amarelas)
Costuma pesar as crias? Qual o peso em jejum? (convém começar a registar o peso, se notar que perdem 10% de um dia para o outro é grave, excepto a partir dos 50 dias)
Temperatura da papa? (39 a 42ºC)
Ferve tudo a cada utilização? Dá agua fervida ou engarrafada?

Altere já os horários da papa tendo em conta que fará um intervalo de X horas igual ao nº de ml que comerem. Ou seja: Comeu 6ml às 7.00h, volta a dar papa às 13.00h... Quentinha, diluição de: 1 de papa + 2.5 de agua
Pode comprar na farmácia o Mycostatin e dar a cada 1 gota no bico, 1X ao dia, 15 minutos antes da papa que vai eliminar quaisquer bactérias que se possam ter formada no papo.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Oliveira99
***
Mensagens: 73
Registado: terça, 16/abr/2013, 17:06
Localização: Santa Maria da Feira

Re: AJUDA! Criação à mão

Obrigado pela ajuda Sofia,

Eles aceitam sem esforços 4 ml mas depois "obrigo-os" a comer e chega aos 8/9 normalmente. Agora tenho dado as 09H 17H e 23H.
As fezes são liquidas e com a parte tubular também.
O peso e a temperatura da papa não tenho verificado porque estava a correr tudo muito bem, mas vou começar a fazê-lo entao.
A agua para a papa é sempre fervida e lavo sempre a seringa no final.

Vou mudar os horarios das tomas conforme disseste e comprar o Mycostatin, para ver se ajuda. Espero que sim!

Obrigado novamente. depois digo os desenvolvimentos
Cumprimentos

Richard Oliveira
STAM : 524N

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”