Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Recomendações, Dificuldades, Materiais, Alimentos, Incubação Artificial, Treino, Brinquedos, etc.

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Mensagempor NunoFSilva » sexta, 15/set/2017, 00:18

Boa tarde, sou iniciante no mundo das aves. Gostaria de adotar duas caturras bebé para criar à mão.
Já pesquisei bastante mas torna-se tudo muito confuso.
Gostava que alguém com conhecimento para tal me indicasse os alimentos/produtos necessários para ter em casa como manutenção e para "urgência" desde cria até adulta.

- Com que idade se deve começar a criar à mão, sem os pais?
- Como alimento para a cria, a melhor pápá é a Nutribird A21?
- Até que idade? Deixar de querer?
- Após pápá, qual a ração que deva comprar? Pretendo ser eu a fazer a mistura se for o melhor (pelo que tenho visto é), mas para já queria comprar uma ração para ter pronta e não cometer erros.
- Quais suplementos são necessários e em que frequência? (grit...).
- Quais "medicamentos" são indispensáveis para ter em casa?

Gostava de talvez adquirir desde já os produtos essenciais para não faltar nada quando for necessário.

Obrigado pela atenção, Nuno.
NunoFSilva

Registado: quinta, 14/set/2017, 20:37

Re: Iniciante - Caturra - Como alimentar desde cria

Mensagempor borllock » sexta, 15/set/2017, 21:04

Boas
Vou tentar ajudar, mas são muitas perguntas.

Pode sempre ver estes tópicos, de certeza que lhe tiram as duvidas: viewforum.php?f=106
Respostas em baixo a vermelho.

NunoFSilva Escreveu:Boa tarde, sou iniciante no mundo das aves. Gostaria de adotar duas caturras bebé para criar à mão.
Já pesquisei bastante mas torna-se tudo muito confuso.
Gostava que alguém com conhecimento para tal me indicasse os alimentos/produtos necessários para ter em casa como manutenção e para "urgência" desde cria até adulta.

- Com que idade se deve começar a criar à mão, sem os pais? Na minha opinião entre os 20-25 dias.
- Como alimento para a cria, a melhor pápá é a Nutribird A21? Sempre utilizei a Nutribird A21, não sei se há melhores, mas a Nutribird A21 serveperfeitamente.

- Até que idade? Deixar de querer? Por volta dos 40-60 dias, depende muito da ave em si.
- Após pápá, qual a ração que deva comprar? Pretendo ser eu a fazer a mistura se for o melhor (pelo que tenho visto é), mas para já queria comprar uma ração para ter pronta e não cometer erros. Compre uma mistura própria para caturras, o importante é ser limpa e ter pouco girassol. Pode também optar pelo granulado, são opções
- Quais suplementos são necessários e em que frequência? (grit...). GRIT e osso de choco/bloco de cálcio sempre disponiveis, mudar a água todos os dias, verduras e fruta 2/3 vezes por semana e pode dar umas vitaminas 1x por mês.
- Quais "medicamentos" são indispensáveis para ter em casa? No meu ver basta ter um bom multivitaminico e desparasitar a ave internamente, o resto, se adoecer é levar a um VET o mais rápido possivel.

Gostava de talvez adquirir desde já os produtos essenciais para não faltar nada quando for necessário.

Obrigado pela atenção, Nuno.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin

Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Mensagempor NunoFSilva » sexta, 15/set/2017, 21:29

Como já disse por mensagem, muito obrigado pela partilha.

Se alguém conseguir dar o feedback de um produto de mistura de sementes, Grit, suplemento de cálcio e multivitaminico em concreto fico muito agradecido.
NunoFSilva

Mensagempor dperalta1980 » terça, 03/Oct/2017, 21:04

boas

tudo depende de si e da sua carteira, ha racoes extrusadas ja preparadas ou tentar preparar conforme indicaçoes via web
20% de alpiste 50% de painço 15% de arroz com casca 10% de aveia e 5% de girassol miúdo
atencao ao girassol raiado miudo pois tem muita materia gorda, pode sempre substituir pelo branco ou adicionar.
eu prefiro adicionar

cumps
dperalta1980

Registado: sábado, 30/set/2017, 15:58

Re: Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Mensagempor NunoFSilva » quinta, 05/Oct/2017, 21:49

Já que vieram dar nova resposta ao tópico vou partilhar a experiência até agora, e pedir o vosso fedback.

Neste momento estou a dar "Australian Parakeet Loro Parque Mix", que ele gosta mas prefere MUITO o milho alvo e painço. Tendo eu de adicionar um pouco que comprei no pingo doce, mas faço por obrigá-lo a comer aquela semente tipo girassol mas branca, que pelo que li é a que tem mais proteína. Comprei também ração "Tropican - Grandes Periquitos", mas ele pouco lhe toca, tenho de relar para 30% do tamanho normal e tenho adicionado um pouco disso à mistura anterior.

Que parece?

É um lutino com 2 meses que pesa +- 77g, já vi que o peso médio é entre 90-100g ou algo por aí mas encontrei também para esta mutação em especial que podiam ter entre 75-90g. Ele come sempre muito bem, 4-5x ao dia nesta mistura, come durante uns 3-6 minutos (nunca contei ao certo mas...) até perder o interesse.
Fora disto costumo oferecer alimentos frescos que vi aqui http://www.cockatielcottage.net/tablefoods.html
O que ele mais gosta é couve e alface, dou preferência à couve.

Uma vez ou duas por semana, junto quase uma gota de multivitamínico da Avizoon à água e passado umas horas deito fora.

Ah já agora, podem comer arroz branco cozido? Ele fica sempre maluco quando o vê e tenho deixado picar, até porque nunca chega a engolir uma semente inteira.
NunoFSilva

Re: Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Mensagempor dperalta1980 » sexta, 06/Oct/2017, 12:46

boas

Alface dá aos grilos amigo, isso é o pior que lhe podes dar, provoca diarreia. Maçã sem grainhas, couve/repolho as folhas mais verdes as brancas nao prestam. Milho doce cozido tambem gostam.

cumps
dperalta1980

Registado: sábado, 30/set/2017, 15:58

Voltar para Criação à Mão / Domesticação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante