Página 1 de 1

criacao de psitacideos

Enviado: sábado, 24/nov/2007, 09:18
por pedro376h
boas,
tenho lido em alguns sitios que as aves criadas a mao nao criam tao bem como as que sao criadas pelos pais. pessoalmente nao tenho conclusoes porque ate agora nao experimentei com aves criadas a mao. mas tenho um casal de agapornis nessas condicoes, que ja fez uma postura e simplesmente, quando nos viam abandonavam os ovos e queriam era vir brincar. qual a vossa opiniao sobre este tema?

Enviado: sábado, 24/nov/2007, 20:03
por Dolfo
Pedro,

Eu tenho lido e ouvido dizer o mesmo que tu, mas tal como tu não tenho experiência pessoal sobre o assunto porque também nunca criei até agora com aves criadas à mão.

Vamos a ver o que um dia sairá do casal de ring-necks (em que o macho foi criado por mim) e com a fêmea Quaker (também criada por mim à mão) quando um dia lhe arranjar um macho (que aliás também gostaria de criar à mão, se possível).

Lembro-me de ler noutros tópicos sobre os conures (ou sol ou jandayas, não tenho a certeza) do Milas, que ele tem (se não estou em erro) dois casais criados à mão, em que um casal mata os filhos e o outro não.

Portanto será que isto tem a ver com o criar à mão, ou com a personalidade de cada ave? Francamente não sei e tal como tu também gostava que este tema fosse aqui debatido por membros que tenham tido essa experiência, e sei que há alguns.

Cumprimentos,

Dolfo

Enviado: domingo, 25/nov/2007, 00:01
por pedro376h
vamos ver então se aparece alguém que ja tenha chegado a algumas conclusões :D :wink:

Enviado: domingo, 25/nov/2007, 00:47
por CristinaM
:D Boa noite a todos :D

Hummm...nunca tinha ouvido falar nisso.
Tá aí uma boa questão. Tb gostava de saber se é verdade ou não.

Cristina :D :D :D

Enviado: domingo, 25/nov/2007, 00:53
por Arlindo Pereira
Olá a todos

Quanto á pergunta do Pedro apenas posso falar pela minha experiencia.
Já criei á mão aves de todas as especies que tive e tenho excepto os Neophemas (tambem não sou masoquista) . Dessas algumas tentei usar para reprodução mas os resultados não foram os melhores .
A maioria delas tinha problemas de relacionamento com outras aves , outras chegavam a tentar criar mas não alimentavam as crias , abandonavam sem motivo aparente , etc.
Eu prefiro a criação natural para aves destinadas a reprodução , para pets a conversa é outra.

Cumprimentos

Arlindo Pereira

http://arlpereira.tripod.com

Enviado: domingo, 25/nov/2007, 00:57
por pedro376h
Arlindo Pereira Escreveu: Já criei á mão aves de todas as especies que tive e tenho excepto os Neophemas (tambem não sou masoquista) .
ehheheh :D :D :D essa foi boa :D

pois, é o que tenho ouvido dizer e lido sobre os criados à mão. :?

PS: veja lá não se esqueça de mim

Enviado: domingo, 25/nov/2007, 23:39
por Milas
Boas,

o que tenho lido e de conversas com outros criadores, é que as aves criadas á mão demoram mais tempo para fazer criação. Em papagaios cinzentos que a fertilidade é mais baixa. Que o desenvolvimento "emocional" é mais demorado por que as aves criadas á mão ficam "imprintadas" nos humanos.

Da minha expriencia, que é pouca, tenho um casal de fischeres em que a femêa é criada á mão e comparado com os outros casais a diferença é que a femêa é muito agressiva.

Tenho 3 casais de conure sol, em que todas as aves são criadas á mão, 1 casal cria bem, outro cria muito bem e o outro mata as crias mal nascem.

Tenho um casal de cinzentos criados á mão, o macho tem 3 anos e a femêa tem 2 anos e ainda não criaram.

cumprimentos