jpos
Mensagens: 8
Registado: quinta, 09/jun/2011, 17:02

Ajuda para o desmame de Agapornis criado à mão

sexta, 16/nov/2012, 17:20

Boas pessoal.Tenho um casal de fisher que estava na 2 postura e tinha 3 crias no ninho.
Tudo estava a correr bem até que um dia fui dar com o ninho de lado e completamente desfeito.Das 3 crias, consegui salvar 2 em muito mau estado. Estavam cheias de golpes na cabeca e no pescoço e a 3 cria simplesmente tinha a cabeça cortada.Nunca cheguei a saber o que se passou para os pais abandonarem os filhotes desta maneira....
Resolvi cria-los a mao....passado algum tempo morreu outra cria, ja com 1 mes. O unico sobrevivente é o Tomaz e esta-me a dar agua pela barba .
A papa que utilizo é a A21 e para o desmame tentei de tudo e ele simplesmente se nega a comer. Tentei dar maçã e quando reparei que ele a bicava para tentar comer pus as sementes e nada. Reduzi a papa a 2 vezes por dia. Comprei raçao G14 e B14 da nutribird da versele laga..... vi num site da naturezactiva que utilizavam esta raçao por ter o mesmo sabor da papa e assim ser mais facil o desmame, mas nada ele desfaz a raçao e as sementes mas nao as come.
Numa ultima tentativa pus o Tomaz numa gaiola com outro fisher separados com uma grade no meio para ver se ele aprendia a comer.Numa derradeira tentativa deixei de lhe dar a papa para ele ter bastante fome para o obrigar a procurar comida nos comedoros.........e mesmo assim nada fui dar com ele no fundo da gaiola completamente gelado e quase morto. Estava mesmo a ver que nao o salvava mas um vapor de agua e alguma papa resolveram o problema.
Como podem ver ja fiz de tudo , ou quase tudo e nao consigo fazer o desmame e ja tem 2 meses e meio.
Fico a espera da vossa ajuda obrigado

Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3741
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda para o desmame

sexta, 16/nov/2012, 17:50

O que eu aconselhava era lhe dares papa com força até ele estar recuperado, isto se já não estiver.
Depois se os outros agapornins não lhe picarem junta-os e tira a grade do fundo e deita-lhes a comida apenas no chão e coloca a água tb no chão (uma coisa baixinha) e faz limpeza todos os dias á gaiola ja que vao estar sem a grade.
Quase de certeza que ele estando junto com os outros e a comida por todo o lado no chão a ver os outros a comer aprende.
Eu já tive esse problema com caturras e só o consegui resolver assim.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Avatar do Utilizador
Andreia
***
Mensagens: 75
Registado: terça, 31/jul/2012, 08:22

Re: Ajuda para o desmame

sexta, 16/nov/2012, 18:05

Ola.

Sei que o tempo que se perde a criar um passarito à mao é muito cansativo, mas depois é compensador.

Não sei se tem muita disponibilidade mas tirando as vezes que lhe dá papa tente, por exemplo, à noite antes de lhe dar a papa dar um bocadinho de maça. Se ele tiver naquela altura de comer estará com fome e daí vai tentar comer com mais facilidade. E só depois lhe dê a papa. Fique um bocadinho com ele, perca um pouco de tempo e veja se consegue fazer isso todos os dias e vá vendo se com o passar do tempo ele vai tendo mais força no bico. Voce vai reparar que conforme lhe vai dando todos os dias ele vai ter mais força e vai tirando os pedaços de maça com muita mais facilidade. Dê-lhe a maça sem casca e so mais tarde, se ele ja comer bem, é que lhe pode dar com casca que ele irá gostar.

Eu tenho uma facilidade de esclarecer duvidas perto da minha zona. Tem um senhor com uma pequena loja com passaros à venda e tudo o que eles precisam. Esse senhor chegou a arranjar-me uma papa 'meia desfeita', não sei o nome da papa. Mas se tentar procurar assim algum estabelecimento tente saber assim de uma papa. Tem uma cor meia 'castanhada' e tem algumas sementes muito pequenas no meio e a papa em si é grauda mas nao muito, e pode tambem começar a dar aos poucos.

Se nao encontrar poderia tentar desfazer um pouco a ração que disse que comprou. Experimente se ficar mais miuda ele começa a bicar.

Mas vá com calma com o Tomaz. :) Já deu para ver que tem gosto!

Espero ter ajudado em alguma coisa.

jpos
Mensagens: 8
Registado: quinta, 09/jun/2011, 17:02

Re: Ajuda para o desmame de Agapornis criado à mão

terça, 05/fev/2013, 09:41

Bom dia a todos e peço desculpa so agora dar notiçias.
O Tomaz esta bem e ja fez o desmsme (nao foi facil).
Obrigado pela ajuda.

Avatar do Utilizador
Andreia
***
Mensagens: 75
Registado: terça, 31/jul/2012, 08:22

Re: Ajuda para o desmame de Agapornis criado à mão

quarta, 06/fev/2013, 08:47

Parabéns por ter conseguido :)

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”