Tomasjm
Mensagens: 16
Registado: sábado, 07/jul/2007, 16:35
Localização: Sintra

Coloração do Canário Arlequim

Boas,
Sendo eu um novato na criação de Canários, humildemente peço ajuda a quem tem experência e que me esclareça uma dúvida a respeito da coloração vermelha nos Canários Arlequins.
1º Quando começar a administrar corante nas aves do ano?
2º Nas aves mais velhas, utiliza-se o mesmo corante só na època da muda ou durante todo o ano?
3º Para alguém que está a começar e tem apenas 4 casais que tipo de corante devo utilizar? Que quantidades?Deve-se misturar na Papa?
Peço desculpa se me alonguei na dúvida e penso que já passaram a várias.
Agradeço desde já a vossa ajuda.
J.T
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Coloração Artificial do Canário Arlequim

8) Olá a todos,

amigo Tomas,

eu não sou criador de Arlequim nem utilizo coloração artificial nos meus canários, mas em todo o caso aqui vai:

1º Quando começar a administrar corante nas aves do ano?

Sendo o Arlequim uma ave com factor mosaico penso que se deve começar a administrar o "corante" apartir da oitava semana de vida das crias...a exemplo dos vermalhos mosaicos...

2º Nas aves mais velhas, utiliza-se o mesmo corante só na època da muda ou durante todo o ano?

Em todas as aves só serve de alguma coisa dar o corante na muda da pena, fora deste periodo não serve de nada...só para dar cabo da figadeira das aves...

3º Para alguém que está a começar e tem apenas 4 casais que tipo de corante devo utilizar? Que quantidades?Deve-se misturar na Papa?

Alguns que eu conheço são a cantanxatina e o betacaroteno, agora as quantidades é que eu não sei, varia de produto para produto, pode-se dar na água ou na papa, mas eu aconcelho dar na papa, não suja nada e penso que "pinta" melhor os passaros...

Vamos esperar que a malta da cor dê uma ajuda...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Esta é a unica raça de canários portuguesa registada mundialmente como sabem .Muito bons exemplares ,uma cor fantastica Arlequim Português tb com poupa

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Assim vale a pena ter aves :twisted:
Parece que foram pintados á mão fdx :D
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Catanxantina na água ,penso que é mais eficaz ,o passaro fica 3 ou 4 horas sem agua e depois então fica um dia com água com o corante e assim sussivamente ,desta forma teem sempre água fresca com o potencial corante até ficar com os canudos vermelhos ,mas tem que intercalar por um ou dois dias pra não arrebentar com o passaro ,assim eu faço ,quanto á quantidade será um quarto de colher das bicas em 50 c.c.
Tenho-me dado bem assim ,agora tb á outras maneiras claro !!!!
eduest
Mensagens: 35
Registado: segunda, 05/nov/2007, 22:30

coloração

ola!

sou criador de arlequins, e em relação à questao aqui posta vou vos deixar a minha humilde experiencia!

um dos requisitos do standart do arlequim é que esteja presente a coloração artificial. Embora no standart inicial se desse primazia ao factor mosaico, agora ja nao acontece, sendo exigido que o factor vermelho esteja bastante demonstrado.

Sendo assim, (e contra o que me diziam) optei por nao dar corante logo a partir do 40 dia de vida, mas sim quando as crias iniciaram a muda.

para tal uso cataxantina em grao, que misturo em papa humida branca (para assim poder ver melhor a dispersao dos graes) num racio de 10 gramas de corante para um kilo de papa)

deste modo consegui que todos os canarios adquirissem a coloração pretendida sem estar a ter despesas em demasia, e a dar "quimicos" em demasia às aves.

acho que o meu avatar dá para perceber o resultado que obtive, senao, poderao visitar o blog "aves-abraveses.blogspot.com" e poderao ver alguns dos meus arlequins

Voltar para “Exclusivo: Arlequim Português”