Página 1 de 1

Canário Arlequim Português....

Enviado: quarta, 19/dez/2007, 14:26
por Fuledo
Gostaria de saber se o Canário Arlequim Português é uma canário de canto ou porte?

Enviado: quarta, 19/dez/2007, 14:29
por pedro376h
boas,
de canto nao e :)
acho que e considerado de porte mas..... nao deixa de ser uma excelente questao :D :D

Arlequim Português

Enviado: quarta, 19/dez/2007, 14:32
por PaulojpFernandes
8) Olá a todos,

O Arlequim é um canário de Porte...

Existe em duas variedades : o "poupa" e o "par"...

Se procurares no Tópico canários de porte, vais encontrar lá alguns tópicos sobre os Arlequim Português...o Standard inclusivé...

Saudações

Enviado: quarta, 19/dez/2007, 22:10
por CristinaM
O canário Arlequim Português é uma ave de porte muito linda.

O PaulojpFernandes já esclareceu bem a dúvida.

Cumprimentos

Cristina

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 00:25
por vitor Monteiro
canario de porte... :lol:

Arlequim Portugues

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 00:39
por PaulojpFernandes
Olá a todos,

Olá amigo Vitor Monteiro, seja bem vindo aqui a este forum e um bom ano para si também :wink:
vitor monteiro Escreveu:canario de porte... :lol:
Sem ser advogado de defesa deste Clube, penso que caro amigo, caso conheça por exemplo a raça Poupa Alemão se anquadraria mais no seu tipo de resposta :wink:

Pelo menos o Arlequim tem um corpo e tamanho diferentes (os exemplares que se aproximarem do seu standard) do canário de cor, coisa que o poupa alemão nem isso tem, só que como o próprio nome indica é alemão e por isso mesmo tem o peso que tem... :wink:

O Arlequim Português sofre do mal de ser Português, que em termos internacionais tem o peso que tem, em termos nacionais é o costume: "santos da casa não fazem milagres" :wink:

Saudações

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 00:44
por vitor Monteiro
Pois :)

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 10:28
por Carlos Ramos
Oh Paulo

Têm tamanho e corpo diferentes dos de côr? tem sim no standard, :lol: mas o que se vê nas exposições é, como sabes, e salvaguardando algumas honrosas excepções, uma realidade diferente. A volumetria é bastante aproximada aos canários de côr, existem mesmo canários de côr, brancos e amarelos nevados que suplantam em porte a maioria dos arlequins.
Isto não quer dizer que o projecto seja uma fraude. Mas ainda falta algo para se chegar lá. A propósito, neste mundial vai ser novamente apresentado o Arlequim, julgo que é a ultima oportunidade, por isso e sinceramente, boa sorte... :)

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 12:13
por Pedro121
Carlos Ramos Escreveu: Isto não quer dizer que o projecto seja uma fraude. Mas ainda falta algo para se chegar lá. A propósito, neste mundial vai ser novamente apresentado o Arlequim, julgo que é a ultima oportunidade, por isso e sinceramente, boa sorte... :)
Já agora, o Arlequim foi já apresentado em vários Mundais, mas alguém me sabe dizer se já foi apresentado em dois Mundais seguídos com o mesmo standard?

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 13:01
por vilardemouros
Atenção que a Secção E à qual nós por cá chamamos "Porte"´deveria na verdade ser apelidada de "Forma, Posição e Desenho", pois é nesta secção que se encontram várias raças de canários que são classificadas de acordo com características que caem dentro destas definições.

O Arlequim pode pois, no meu entender ser classificado como "de Porte", não especificamente pelo seu Porte mas porque, na sua classificação são avaliadas caracteristicas de forma, posição e desenho.

Aproveito para divulgar que no próximo Sábado decorrerá a Sessão Oficial de Apresentação do Arlequim em Hasselt, Bélgica onde decorre o Mundial 2008.

cumprimentos

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 14:55
por PaulojpFernandes
8) Olá a todos,
Carlos Ramos Escreveu:Oh Paulo
Têm tamanho e corpo diferentes dos de côr? tem sim no standard, :lol: mas o que se vê nas exposições é, como sabes, e salvaguardando algumas honrosas excepções, uma realidade diferente.
Paulo Escreveu:Pelo menos o Arlequim tem um corpo e tamanho diferentes (os exemplares que se aproximarem do seu standard) do canário de cor, coisa que o poupa alemão nem isso tem, só que como o próprio nome indica é alemão e por isso mesmo tem o peso que tem...
E são essas excepções que em principio vão estar no Mundial :wink: "acho e de que"
Carlos Ramos Escreveu:A volumetria é bastante aproximada aos canários de côr, existem mesmo canários de côr, brancos e amarelos nevados que suplantam em porte a maioria dos arlequins
Bom se vais por aí então tens outras raças com o mesmo problema, novamente o Poupa Alemão, o Lizard, o Fife Fancy o Raça Espanhola, etc, etc...todos eles são suplantados em porte(como tu o dizes) pelos canários de cor (nomeadamente os lipocromicos (não é ?)...

Só que e o resto???

Não se pode olhar para uma raça analizando uma só das suas caracteristicas, então e as outras ???

Como o Ramoa diz e bem na sua classificação são avaliadas caracteristicas de forma, posição e desenho.

E eu este ano julguei em algumas exposições passarinhos muito bons desta raça...estou-me a lembrar da expo de Vialonga e da Figueira da foz por exemplo

Saudações

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 15:38
por Carlos Ramos
Boas

O que eu queria dizer é que a maior parte dos Arlequins estão muito distantes do standard, mas são tidos como aves de grande qualidade. Para o serem tem que se diferenciar significativamente dos vulgares canários vendidos em qualquer mercado.
Não é isso que se tem passado, e já lá vão uns anitos. Como o Paulo reconhece, existem exemplares muito bons, mas uma raça não se pode caracterizar por excepções, tem que existir massa critica para que conquiste a sua autonomia relativamente aos outros canários.
Concordo com o Sr. Ramôa quando diz que determinados canários deveriam ser classificados, não de porte, mas de forma posição e desenho, seria simplesmente justificar a realidade.
:D

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 16:29
por Henrique Correia
O Canário Arlequim nasceu com pretensões a canário de cor mas cedo teve de ser convertido em canário de porte para poder ser reconhecido como raça (a nível nacional). Canário de canto é que ele não é mas é pena porque sempre foi um canário muito popular. Se não fosse a “política do preço único”, a 10 contos cada um, seria um caso sério de popularidade.

Faço votos para que seja reconhecido internacionalmente.

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 18:59
por astavares
Boa tarde a todos.

Se não houvesse "alguns habilidosos" talvez a raça fosse já uma realidade.

Se os pássaros apresentados nos concursos não corresponderem ao standard, pura e simplesmente como em outras raças, não são julgáveis.

Fala-se atrás no canário de poupa alemão concerteza que aquando do seu reconhecimento não deveria ter havido tantos "habilidosos" a tramá-lo como acontece com os "criadores/vendedores" portugueses sagazes na venda de gato por lebre.

Saudações ornitológicas.

Armindo Tavares.

Arlequim Português

Enviado: quarta, 16/jan/2008, 20:45
por PaulojpFernandes
8) Olá a todos,

Caros amigos,

politicas á parte, quer de preços, quer dos tais "habilidosos", eu também faço votos para que seja finalmente reconhecido internacionalmente...e é já no sábado dia 19 a sessão ofical da sua apresentação...

Saudações