Página 1 de 2

Canário arlequim português raça reconhecido???

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 11:52
por Fuledo
GOstaria de saber se o canário arlequim português é ja uma raça standart tenho comprado alguns livros sobre canaricultura incluindo um de um criador português e livro recentes e pura e simplesmente não falam na raça o que é uma pena, eu ja tive alguns canários adquirir recentemente um arlequim portugues e digo-vos é de longe o canário mais belo que ja tive e tambem o que mlhor canto produz! Vou tentar criar este ano. De facto os preços praticados pelos criadores são bastante altos.

Queria saber se esta raça ja é reconhecida internacionalmente, e o porque de não estar incluida em livros de canaricultura :s

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 12:23
por Pedro121
Não, não é reconhecida internacionalmente, e vamos a ver o que acontece este ano no Mundial

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 13:04
por boavida
Saudações fuledo , existe um livro só dedicado ao Arlequim Português.
Esperemos que haja um Canário Português reconhecido Mundialmente, mesmo que os gostos das pessoas sejam diferentes é algo Português.

Cumprimentos
Pedro Boavida

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 14:50
por Fuledo
Caro boavida tambem ja adquiri esse livro :)
Queria saber o porque da ave não ser reconhecida internacionalmente e o porque de ser considerada um pinto por muitos criadores.

Em que parâmetros é feito o reconhecimento de uma nova raça ? ou seja o que é preciso para uma nova raça de canários ser reconhecida...

Novas raças

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 15:09
por eduest
viva
em resposta a esta ultima questao, vou responder tendo em conta o pouco que sei, (e que me foi dito por alguem que está directamente ligado ao reconhecimento mundial da raça ARLEQUIM PORUGUES)

tanto quanto me foi dito (e corrijam-me se estiver a falar errado, por favor!) uma nova raça tem que ser apresentada e "ir a concurso mundial" em 3 anos consecutivos (ou 3 mundiais consecutivos).
Mais..... em cada um desses mundiais, os exemplares a concurso terão que ter uma média global acima dos 87 pontos (em 100 possiveis).
Se estas duas condiçoes se verificarem, entao apos o 3º Mundial, essa raça passará a ser reconhecida mundialmente.

No caso do Arlequim Portugues, este ano será o 3º Mundial que vai a avaliação. Posso te dizer que nos passados 2 a avaliação média global das aves em concurso passou acima dos 87 pontos. Sendo assim, caso este ano a pontuação das aves for tambem igual ou superior a 87, entao a Primeira raça portuguesa passará a ser reconhecida mundialmente.

espero nao ter cometido muitas gafes, e que isto dê uma ideia de como se processam as coisas.

eduest

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 15:54
por Fuledo
Se é assim que se processa então é fantástico estamos no bom caminho:)
diga-me quando é o mundial e quando sabemos se a raça de canários portuguesa é reconhecida mundialmente e entra pos anais da historia da canaricultura portuguesa?

Re: Novas raças

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 17:53
por Pedro121
eduest Escreveu:tanto quanto me foi dito (e corrijam-me se estiver a falar errado, por favor!) uma nova raça tem que ser apresentada e "ir a concurso mundial" em 3 anos consecutivos (ou 3 mundiais consecutivos).
Mais..... em cada um desses mundiais, os exemplares a concurso terão que ter uma média global acima dos 87 pontos (em 100 possiveis).



1º Efectivamente o "Arlequim" já foi apresentado 3 vezes, mas foi apresentado segundo standards diferentes, o que não me parece credível já que como é que se pode acreditar uma raça, se sempre que ela é avaliada é avaliada segundo critérios diferentes.

2º Ter 87 pontos é mau, alias é muito mau se tivermos em conta que as aves enviadas devem ser as que mais próximas estão do standard, que o mínimo seja 87 é preocupante para não dizer mais.

....

MensagemEnviado: quinta, 17/jan/2008, 18:05
por Fuledo
Entao e foi apresentado essas 3 vezes sempre com diferentes variações?

Re: ....

MensagemEnviado: sexta, 18/jan/2008, 13:53
por Pedro121
Fuledo Escreveu:Entao e foi apresentado essas 3 vezes sempre com diferentes variações?


Por exemplo este ano sofreu alterações no tamanho e postura, mas também na cor com a omissão do factor mosaico, ora a omissão deste ultimo vai contra o objectivo inicial da raça que implicava uma ave variagada com um conjunto de cores que envolvia o negro, castanho, branco, rosa e vermelho, sem o mosaico teremos apenas o negro, castanho e vermelho.

......

MensagemEnviado: sexta, 18/jan/2008, 14:41
por Fuledo
Bem pedro pelo andar das coisas esta raça nunca mais é reconhecida, gostaria de saber qual a sua opinião.. Quanto tempo acha que irá demorar ate a raça ser reconhecida oficialmente?

Re: ......

MensagemEnviado: sexta, 18/jan/2008, 15:15
por Pedro121
Fuledo Escreveu:Bem pedro pelo andar das coisas esta raça nunca mais é reconhecida, gostaria de saber qual a sua opinião.. Quanto tempo acha que irá demorar ate a raça ser reconhecida oficialmente?


A questão papa mim não é o tempo, ela até pode ser reconhecida neste mundial, já que as pressões para o efeito são muitas e o Clube que promove a raça tem feito um excelente trabalho de promoção da mesma.

O meu problema é que todas estas mudanças no standard deixaram as suas marcas, com os criadores a terem que refazer continuamente o seu plantel para se adaptarem.

Eu preferia dar algum tempo para a raça estabilizar e ver qual a evolução que o canario terá, em vez de tentar aprovar a raça á força antes da mesma estar força, não faz para mim sentido aprovar uma raça em que meia dúzia de indivíduos estão de acordo com o standard (e mesmo assim quero ver os resultados) mas a vasta maioria das outras aves estão de acordo com o standard anterior, ou mesmo com o anterior ao anterior....

:D

...

MensagemEnviado: sexta, 18/jan/2008, 18:02
por Fuledo
Entao e como eu vou saber se a minha ave esta de acordo com o standart mais recente?

Re: ...

MensagemEnviado: sábado, 19/jan/2008, 16:38
por Pedro121
Fuledo Escreveu:Entao e como eu vou saber se a minha ave esta de acordo com o standart mais recente?


Humm, que tal perguntares ao criador da ave.

MensagemEnviado: quarta, 23/jan/2008, 02:08
por astavares
Olá, boa noite.

Feliz pelo êxito alcançado pela representação portuguesa no Campeonato Mundial realizado na Bélgica, estou um bocado apreensivo :cry: por não ver novidades acerca do eventual reconhecimento como raça do Canário Arlequim Português.

Alguém sabe alguma coisa?

Na listagem oficial (para mim em "chinês") :x não consegui descortinar nada.

Saudações ornitológicas.

Armindo Tavares.

MensagemEnviado: quarta, 23/jan/2008, 02:13
por PaulojpFernandes
8) Olá a todos,

Embora sem ser oficial parece-me que ainda não foi desta...

Obteve uma média de 86,2 pontos para os 87 necessários...

Saudações