joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

Re: Goulds - criação direta: atiram crias fora do ninho, por

quarta, 10/abr/2013, 18:59

Eu comecei este ano a criar gould com 3 casais e até à data só perdi uma cria e foi criada pelos pais.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/

JorgeGabriel
Registado: domingo, 24/fev/2013, 22:51

sexta, 12/abr/2013, 12:12

O meu pai ofereceu-me um casal de Diamante Gold e eu não vou por cá em amas só mesmo se ela os chocar e os atirar fora mesmo assim vou tentar la por dentro...

Não tenho umas grandes amas... pus la ovos de plastico :oops: para ver a reação deles e ela foi la para cima passou 1 dia fugiu de la de dentro :evil:

Se eu insistir muito a possibilidade de os meus gold criarem direto? :roll:

joao_z

sexta, 12/abr/2013, 12:46

Pode ser que acabem por criar directo mas é sempre um ricos
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G

NFF
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

sexta, 12/abr/2013, 13:59

Boa tarde.
Riscos existem sempre, ou vao me dizer que com amas existe 100% de sucesso?
No meu ver algumas das vantagens das amas são: exploração do casal, com o aumento do número de posturas; possibilidade de na mesma época rodar os membros do casal e resolver casos pontuais de casais que por alguma razão não criem as crias.
No meu caso em particular, no ano passado o meu melhor casal foi um de goulds, que criaram 21 crias em 4 posturas, com 100% de sucesso à saída do ninho e tendo morrido 1 à posteriori. De referir que o casal tinha 1 ano e foi comprado a um criador que só utiliza amas. Houve ainda mais duas posturas, a 1a que um outro casal de exóticoos expulsou do ninho e uma que abandonaram porque eu espreitei o ninho e desses 3 ovos que pus no unico casal de bengalins que tinha nasceram 3, dos quais os bengalins deixaram morrer um antes da saída do ninho.
Este ano tenho mais um casal e tambem só com um ano e também criam direto.
Dispensei um casal a um primo e logo na 1a postura criaram 3 crias direto.
Com isto quero dizer que é preciso ter calma, as amas tambem deixam morrer crias e deve se dar hipotese às aves de criar.
Cumprimentos

joao_z

sexta, 12/abr/2013, 14:36

Concordo com o NFF riscos existem sempre!
Recorrer a amas não é sinonimo de sucesso garantido pois estas podem também ser inexperientes, por isso convém deixar criar uma ou duas suas e só depois usar como amas.
Já muito se debateu em relação ao uso de amas quais os benefícios e quais os contras e não há dúvidas que aves criadas pelos progenitores são geralmente superiores, mas não é regra.
Há quem recorra às amas apenas na altura dos nascimentos deixando assim os goulds chocarem os ovos (geralmente quando são chocados pelas amas demora mais um dia ou dois a saírem) fazendo assim com que as posturas sejam mais distanciadas umas das outras.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G

Boris 1983
Registado: sexta, 29/mar/2013, 13:30

sábado, 13/abr/2013, 01:11

Obrigado a todos vou então experimentar deixar os Gould criar a ver se tenho sorte vamos lá ver
Cumprimentos

NFF
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

sábado, 13/abr/2013, 07:59

Bom dia.
É uma questão de fazer as contas. Veja o rendimento que tem com amas e goulds e um ano tenha a coragem de aumentar o número dos goulds em detrimento das amas. Faça as contas e tire conclusões. Cumprimentos

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”