terça, 13/ago/2013, 19:51
vamos la:
bom, já deu desse papo de goulds morrem no frio, goulds não criam as crias, isso são tudo consequencias de linhagens umas que não prestam, outras que são muito flor de estufa.
até creio e concordo que alguns dos melhores goulds e outros diamantes veem de produções aquecidas no interior, em salas de criação, e com amas, no entanto, existem goulds de altissima qualidade produzidos em viveiro.
eu criei estrelas (apenas com um casal que foi pro viveiro porque não tinha espaço pra eles na sala de criação), mascarados, bichenovs, bavettes, sparrows, e outros em viveiros externos e aguentavam bem o inverno e até reproduziam melhor em viveiros no caso dos estrelas e mascarados, alem do papagaio, kitlitz e forbes, do que em gaiolas.
tambem crieie um bom numero de estrelas, bavettes, sparrows e mais no interior com bons resultados, e em alguns casos adaptei-os ao exterior sem danos, bastando pra isso coloca-los quando o tempo tava bom.
no entanto, aqui no brasil, onde estou criando aves agora, devido à avicultura fraquissima que temos aqui, ja adquiri diamantes que não possuem grandes resistencias, são aves fracas, e que, expostas ao frio, ficam emboladas e até morrem, então, tudo depende das aves que voce tem em maos, e do momento em que vai mudar o habitat delas, do interior (que aquecido ou nao sempre é mais quente) para o exterior, onde as temperaturas podem oscilar muito, principalmente no outono e primavera, quando se exigre que as aves tenhma uma boa resistencia.
ainda assim, estamos agora no fim do inverno aqui no sul do brasil, que equivale a uma primavera europeia, e mesmo as aves saudaveis que tenho na rua, onde oscila entre frio e calor, por vezes se mostram emboladas, e sonolentas, o que nao é doença, mas apenas frio, e o esforço da muda de pena, entao, temos que aprender a diferenciar.
uma curiosidade: uma ave doente e uma ave com frio ou em muda, apresentam embolamento (penas estufadas), com frequencia, e ate ficam mais sonolentas, mas distinguem-se facilmente pela forma como se empoleiram.
uma ave saudavel se apoia geralmente nesses momentos apenas em uma pata,ja uma ave doente, por estar fraca, usa as duas.