Carlos Dória
Registado: quinta, 05/set/2013, 18:56

Mandarins com ovos pela primeira vez [dúvidas]

domingo, 22/set/2013, 17:08

cumprimentos a todos.
sou um bocado novo neste assunto, daí precisar da vossa opinião.
acontece que a cerca de 3 semanas comprei um casal de mandarins.
coloquei-os numa gaiola feita por mim. 70cm alto, 50 lado por 50 fundo.
têm painço, vitamina, agua fresca diariamente e osso de choco.
começaram a arranjar o ninho logo nos primeiros dias.
ontem tive a espreitar e têm um ovo mas não os vejo a aquecer. só mesmo a noite é que vão pro ninho..
é normal? ou será que vão por mais ovos e só depois vão aquece-los?
agradeço a vossa ajuda :wink:

FabioV
Registado: segunda, 11/mar/2013, 23:32

Re: mandarins com ovos

domingo, 22/set/2013, 18:26

Boa tarde...

Também não sou nenhum profissional, mas já vou entendendo sobre muita coisa, pois sou criador de exóticos. Por isso lhe digo que pode ficar descansado porque é normal, normalmente os mandarins põem entre 4 a 8 ovos, se for a primeira postura do seu casal o número de ovos é menos, mas muito raramente põem 1 só ovo. Com isto tudo lhe digo que quase no final da postura é que começam a chocar os ovos, de conselho vá vendo o ninho todos os dias até deixarem de pôr, a partir do último ovo conte 12 dias que começa a ver a nova geração a nascer.
Espero que tenho ajudado, mas sempre pode fazer uma pesquisa na internet.

Cumprimentos!

Carlos Dória

Re: mandarins com ovos

domingo, 22/set/2013, 19:40

obrigado pela sua resposta. estes sao os meus primeiros passaros, daí estas minhas duvidas..
ja tava pensando que ele ja tinham abandonado o ovo. amanha volto a espreitar pra ver se tem mais algum..
tenho notado a femea a picar muito no osso de choco, deve ser pra repor o cálcio..
:wink:

Carlos Dória

Re: Mandarins com ovos pela primeira vez [dúvidas]

segunda, 07/out/2013, 19:35

boa tarde.. volto cá porque já se passaram cerca de 15 dias após a postura e ainda não há nada para alem de 5 ovos.