Carlos Dória Escreveu:bem.. passadas algumas semanas e nada. a fêmea deixou o ninho, mas esteve la tempo suficiente para choca-los. coloquei os ovos em uma lanterna potente e verifiquei que os mesmos apenas tinha algum liquido dentro.. deitei os ovos no lixo.
cerca de uma semana depois, qual o meu espanto quando vou verificar o ninho e deparo-me novamente com 5 ovos. a fêmea tem andado sempre a chocar.. vamos ver se é desta
cumprimentos a todos
Bom dia,
Eu tenho um casal de Mandarins (Gigantes) desde inicio de Junho 13. Passou-se exatamente a mesma coisa que se passou com o seu casal: a primeira postura não estava galada/fecundada, ficaram no choco quase 3 semanas até que abandonaram e fizeram outro ninho.
Desde então já tiraram duas ninhadas (4+5=9 crias) e as últimas aves saíram do ninho em 10/10/13. Neste momento estão de novo no choco.
Na minha opinião, se não lhes retirou os ovos e foram eles que decididram abandonar a postura anterior, isso é um facto positivo, pois permitiu-lhes aperceberem-se naturalmente e por eles próprios do fracasso, ao invés de simplesmente lhe terem desaparecido os ovos do ninho.
Provavelmente, esta sua nova postura já vai dar frutos e daqui a uns meses o seu problema vai passar a ser o que fazer com tantas aves...
Quanto a mexer no ninho constantemente, essa ânsia é normal quando somos iniciantes, e perdemos essa necessidade à medida que vamos atingindo
maturidade com o desenrolar das criações.
A titulo de curiosidade deixo algumas fotos dos meus mandarins da primeira ninhada.