Carlos Dória
Registado: quinta, 05/set/2013, 18:56

Mandarins com ovos pela primeira vez [dúvidas]

domingo, 22/set/2013, 17:08

cumprimentos a todos.
sou um bocado novo neste assunto, daí precisar da vossa opinião.
acontece que a cerca de 3 semanas comprei um casal de mandarins.
coloquei-os numa gaiola feita por mim. 70cm alto, 50 lado por 50 fundo.
têm painço, vitamina, agua fresca diariamente e osso de choco.
começaram a arranjar o ninho logo nos primeiros dias.
ontem tive a espreitar e têm um ovo mas não os vejo a aquecer. só mesmo a noite é que vão pro ninho..
é normal? ou será que vão por mais ovos e só depois vão aquece-los?
agradeço a vossa ajuda :wink:

FabioV
Registado: segunda, 11/mar/2013, 23:32

Re: mandarins com ovos

domingo, 22/set/2013, 18:26

Boa tarde...

Também não sou nenhum profissional, mas já vou entendendo sobre muita coisa, pois sou criador de exóticos. Por isso lhe digo que pode ficar descansado porque é normal, normalmente os mandarins põem entre 4 a 8 ovos, se for a primeira postura do seu casal o número de ovos é menos, mas muito raramente põem 1 só ovo. Com isto tudo lhe digo que quase no final da postura é que começam a chocar os ovos, de conselho vá vendo o ninho todos os dias até deixarem de pôr, a partir do último ovo conte 12 dias que começa a ver a nova geração a nascer.
Espero que tenho ajudado, mas sempre pode fazer uma pesquisa na internet.

Cumprimentos!

Carlos Dória

Re: mandarins com ovos

domingo, 22/set/2013, 19:40

obrigado pela sua resposta. estes sao os meus primeiros passaros, daí estas minhas duvidas..
ja tava pensando que ele ja tinham abandonado o ovo. amanha volto a espreitar pra ver se tem mais algum..
tenho notado a femea a picar muito no osso de choco, deve ser pra repor o cálcio..
:wink:

Carlos Dória

Re: Mandarins com ovos pela primeira vez [dúvidas]

segunda, 07/out/2013, 19:35

boa tarde.. volto cá porque já se passaram cerca de 15 dias após a postura e ainda não há nada para alem de 5 ovos.
a fêmea tem andado sempre no choco, não percebo tanta demora!! será que estes não estão fecundados ?

miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

segunda, 07/out/2013, 20:26

Boa noite

O que importa é o tempo de choco.

Você contou esses 15 dias porque ela começou efetivamente o choco ou está a referir-se à postura do ovo nº1?

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

segunda, 07/out/2013, 20:32

Tenha calma que isso não é nenhuma máquina :roll:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

avescruz
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

segunda, 07/out/2013, 22:14

normalmente só começam a chocar após a postura do 3º ovo, conte os 12 dias a partir dai, como o primeiro ovo normalmente não está galado, ainda pode demorar mais um dia ou dois a nascerem os primeiros. também se pode dar o caso de os ovos não estarem galados, mas fique descansado que não for desta é da próxima, os mandarins são uma autentica fabrica

Carlos Dória

terça, 08/out/2013, 17:26

ok, ja percebi, obrigado pela vossa ajuda.. sendo assim ainda ta no tempo normal.. é por ser a primeira postura que eu gostava muito que desse certo :roll:
assim que tenha novidades, venho ca contar :wink:

Carlos Dória

quinta, 24/out/2013, 20:32

bem.. passadas algumas semanas e nada. a fêmea deixou o ninho, mas esteve la tempo suficiente para choca-los. coloquei os ovos em uma lanterna potente e verifiquei que os mesmos apenas tinha algum liquido dentro.. deitei os ovos no lixo.
cerca de uma semana depois, qual o meu espanto quando vou verificar o ninho e deparo-me novamente com 5 ovos. a fêmea tem andado sempre a chocar.. vamos ver se é desta
cumprimentos a todos

Forsaken
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

quinta, 24/out/2013, 21:33

Carlos Dória Escreveu:cumprimentos a todos.
sou um bocado novo neste assunto, daí precisar da vossa opinião.
acontece que a cerca de 3 semanas comprei um casal de mandarins.
coloquei-os numa gaiola feita por mim. 70cm alto, 50 lado por 50 fundo.
têm painço, vitamina, agua fresca diariamente e osso de choco.
começaram a arranjar o ninho logo nos primeiros dias.
ontem tive a espreitar e têm um ovo mas não os vejo a aquecer. só mesmo a noite é que vão pro ninho..
é normal? ou será que vão por mais ovos e só depois vão aquece-los?
agradeço a vossa ajuda :wink:
Boas.
- O tamanho da gaiola é muito bom.
- Os suplementos dispostos à ave são bons também, eu ponho apenas água fresca, comida, papa amarela de marca branca e uma pedra de cálcio.
- Eu também pensava que os meus mandarins de bochecha negra não chocavam os ovos, mas depois de eles ganharem mais confiança, quando eu espreitava da janela do lado de fora ela metia-se logo lá dentro.
- Não mexa muito no ninho, eu fi-lo e 2 casais rejeitaram os ninhos.
Carlos Dória Escreveu:bem.. passadas algumas semanas e nada. a fêmea deixou o ninho, mas esteve la tempo suficiente para choca-los. coloquei os ovos em uma lanterna potente e verifiquei que os mesmos apenas tinha algum liquido dentro.. deitei os ovos no lixo.
cerca de uma semana depois, qual o meu espanto quando vou verificar o ninho e deparo-me novamente com 5 ovos. a fêmea tem andado sempre a chocar.. vamos ver se é desta
cumprimentos a todos
- Mexeu muito no ninho?
- Se já tem 5 ovos, deixe-a chocar, vá tentando simpatizar com eles e mostrar-lhes que podem confiar e apenas mexa no ninho de vez em quando...~

Não sou nenhum profissional, é apenas a minha opinião.

Frederico
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48

quinta, 24/out/2013, 23:53

Vamos lá ver se é desta. Muito provavelmente era a 1ª postura deles, uns meus ainda chegaram a descascar mas depois mandaram as crias fora :/
Acho que nem vale a pena ver se os ovos estão galados, deixe eles a vontade. Eles são quase como coelhos ainda vao dar bastantes crias.
Boa sorte!
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem

Carlos Dória

quinta, 24/out/2013, 23:58

sou da mesma opinião. mexer muito no ninho vai fazer caca..
no meu caso, apenas reponho comida e agua fresca todos os dias.
agora só volto a ver o ninho daqui a 2 semanas.
ela ta a chocar muito mais tempo desta vez do que a primeira postura..
quando tiver novidades passo por cá..
obrigado. cumps

miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

sexta, 25/out/2013, 11:46

Carlos Dória Escreveu:bem.. passadas algumas semanas e nada. a fêmea deixou o ninho, mas esteve la tempo suficiente para choca-los. coloquei os ovos em uma lanterna potente e verifiquei que os mesmos apenas tinha algum liquido dentro.. deitei os ovos no lixo.
cumprimentos a todos
Bom dia,

Eu tenho um casal de Mandarins (Gigantes) desde inicio de Junho 13. Passou-se exatamente a mesma coisa que se passou com o seu casal: a primeira postura não estava galada/fecundada, ficaram no choco quase 3 semanas até que abandonaram e fizeram outro ninho.

Desde então já tiraram duas ninhadas (4+5=9 crias) e as últimas aves saíram do ninho em 10/10/13. Neste momento estão de novo no choco.

Na minha opinião, se não lhes retirou os ovos e foram eles que decididram abandonar a postura anterior, isso é um facto positivo, pois permitiu-lhes aperceberem-se naturalmente e por eles próprios do fracasso, ao invés de simplesmente lhe terem desaparecido os ovos do ninho.

Provavelmente, esta sua nova postura já vai dar frutos e daqui a uns meses o seu problema vai passar a ser o que fazer com tantas aves...

Quanto a mexer no ninho constantemente, essa ânsia é normal quando somos iniciantes, e perdemos essa necessidade à medida que vamos atingindo maturidade com o desenrolar das criações.

A titulo de curiosidade deixo algumas fotos dos meus mandarins da primeira ninhada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Carlos Dória

terça, 29/out/2013, 18:50

só depois de abandonarem o ninho, passado uns 4 dias é que retirei os ovos.
na ultima foto o mandarim diluido bochecha negra é lindissimo..
gostava tirar umas crias com essas mutaçoes

Carlos Dória

quinta, 07/nov/2013, 13:13

ola de novo, desta vez venho cá por boas razoes..
os ovos eclodiram tem cerca de 4 dias. por enquanto tudo corre bem. agora é esperar ate as crias saírem do ninho certo ?
estou preocupado com o recipiente da agua.. estou pensando que quando eles saírem do ninho podem ir para dentro da taça da agua.. estou pensando colocar um bebedouro daqueles pequenos que se coloca na rede mas penso que eles podem não encontrar onde beber agua :?

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”